Batalha de curadores. Museus de todo o mundo estão à procura da “estátua com as melhores nádegas”

Os curadores de museus de todo o mundo foram convidados pelo Museu de Yorkshire, no Reino Unido, a ajudar as “Melhores Nádegas de Museu”.

De acordo com o The Times, a competição para encontrar e estátua ou a obra de arte com as nádegas mais perfeitas possíveis é a edição mais recente a #CuratorBattle (Batalha de Curadores) iniciada pelo Museu de Yorkshire.

O projeto, que acontece através das redes sociais, foi lançado em abril, enquanto a maioria dos museus estava fechada devido à pandemia de covid-19. Desde então, o museu já realizou 18 “batalhas de curadores” semanais com temas como #ObjetoMaisAssustador e #MelhorOvo.

“Como museus em todo o mundo, estamos fechados desde meados de março, por isso tivemos de ser criativos para encontrar formas de nos envolver com o público”, disse Lucy Creighton, curadora de arqueologia do museu.

Desde junho, os seguidores da hashtag #BestMuseumBum têm visto várias publicações de instituições respeitadas, incluindo o Museu Ashmolean de Oxford, bem como galerias no Japão, Estados Unidos, Canadá e Lituânia.

https://twitter.com/V_and_A/status/1285928953962811392

Outras categorias nascidas fora do desafio incluem as mais “espetaculares tatuadas por trás” e as melhores “nádegas laterais angulares”.

Também foram exibidas obras de arte que descreviam animais e plantas que geralmente não estão associadas a ter nádegas, principalmente peixes e cogumelos. Museus sem coleções tradicionais de esculturas também participaram, enviando fotografias da parte de trás de nacios e outros veículos, como comboios.

Um porta-voz do Museu de Yorkshire disse, em declarações ao Express and Star, que a competição era “uma oportunidade para museus grandes e pequenos partilharem os seus objetos sob um determinado tema para criar o que essencialmente se tornam exposições online globais”. “É ótimo ver museus ao redor do mundo a partilhar os seus objetos mais atrevidos”.

https://twitter.com/MuseeLouvreLens/status/1285570264298917888

Estas atividades nas redes sociais podem ajudar a diversificar e promover a inclusão nessas instituições. “Acho que os museus a divertir-se nas redes sociais talvez possam ajudar a quebrar algumas dessas barreiras percebidas ao acesso que os museus podem enfrentar”, disse Creighton.

Na terça-feira, o Museu de Yorkshire anunciou o fim da sua série semanal #CuratorBattles, mas prometeu mais desafios no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …