Basta! Republicanos pedem a Trump que desista

WEF / Flickr

"Basta! Donald Trump não pode ser presidente", disse a ex-secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice

“Basta! Donald Trump não pode ser presidente”, disse a ex-secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice

Vários senadores e figuras destacadas do Partido Republicano pediram ao candidato presidencial do partido, Donald Trump, para abandonar a corrida presidencial, depois de ter sido divulgado um vídeo em que se ouve o magnata a fazer comentários considerados vulgares sobre mulheres.

A nova polémica em torno de Trump surgiu por causa de um vídeo gravado em 2005 e divulgado na sexta-feira pelo jornal The Washington Post em que o empresário fala sobre as mulheres em termos considerados vulgares e machistas.

Mas Donald Trump já fez entretanto saber que não pretende afastar-se da corrida à Casa Branca, segundo declarações que fez ao The Wall Street Journal nas quais diz haver “zero hipóteses de desistir”.

“O caráter importa. Donald Trump obviamente não vai ganhar. Mas pode fazer algo honroso. Sair e deixar entrar Pence”, afirmou na sua conta oficial do Twitter o senador Ben Sasse, do Nebrasca, aludindo ao governador do Indiana e aspirante republicado à vice-presidência, Mike Pence.

Também no Twitter, o senador republicano Mike Crapo manifestou opinião semelhante: “Não nos equivoquemos. Precisamos de uma liderança na Casa Branca. O Partido Republicano devia propor um candidato conservador como Mike Pence, que pode derrotar Hillary Clinton”.

O mesmo senador pelo Idaho condenou as “repetidas ações e comentários sobre mulheres” por parte de Trump.

Pedidos semelhantes foram feitos por Mike Lee, senador pelo Utah, e por Mark Kirk, do Illinois.

Entretanto, Trump já disse que o vídeo divulga uma conversa privada com anos e desculpou-se “se alguém se sentiu ofendido”.

“Era uma conversa de vestuário, privada, que teve lugar há anos. O ex-presidente Bill Clinton disse-me coisas muito piores num campo de golfe”, disse ainda, num breve comunicado.

 John McCain retira apoio à candidatura Donald Trump

O senador John McCain, destacada figura do Partido Republicano e candidato presidencial em 2008, retirou hoje formalmente o seu apoio à candidatura de Donald Trump devido a comentários que estão a comprometer a sua campanha para a Casa Branca.

“Queria apoiar o candidato nomeado pelo nosso partido. Não era a minha escolha, mas como candidato nomeado no passado, pensava ser importante e respeito o facto de Donald Trump ter ganho a maioria dos delegados pelas regras em vigor no nosso partido”, diz o senador.

“Pensava que devia esse respeito aos seus apoiantes”, refere uma declaração de McCain, o último de um crescente número de republicanos que retiraram o apoio a Trump.

“Mas o comportamento de Donald Trump esta semana, concluído com a revelação dos seus vexatórios comentários sobre as mulheres e as suas gabarolices sobre assaltos sexuais, tornam impossível que continue a fornecer um apoio mesmo que condicional à sua candidatura”, salientou.

“Cindy e eu não vamos votar em Donald Trump“, acrescenta, numa referência à sua mulher.

“Nunca votei num candidato presidencial democrata e não vou votar por Hillary Clinton. Vamos escrever no boletim de voto o nome de algum bom conservador republicano habilitado para ser presidente”, concluiu McCain.

Condoleezza Rice: Basta!

A ex-secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, declarou que é necessário que Donald Trump, saia da corrida presidencial norte-americana.

Basta! Donald Trump não pode ser presidente. Ele deve retirar a sua candidatura. Como republicana, espero apoiar alguém que tenha dignidade e estatura para concorrer ao mais alto cargo da maior democracia do mundo”, disse Rice em sua página no Facebook.

As eleições presidenciais norte-americanas acontecem no dia 8 de novembro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O apoio recolhido por este sátrapa, é muito demonstrativo do elevado grau da ignorância e estupidez dominante entre o povinho do Império dos Cowboys (USA e abusa).

    • O povo americano tem ZERO influencia sobre a politica de washington, a não ser a parte dos “protegidos do sistema”. A possibilidade de eleger um homem-das-obras glorificado é a pequena chance de lá meter um sujeito qua não seja mais um vendido ao sistema. Os 2 partidos dominantes, são farinha do mesmo saco a fingir que são diferentes, mas empurram todos as coisas “importantes” para o mesmo sítio. Nenhum “republicano” se atreveria a dizer as reais acções e responsabilidades dos Bushes E dos Clintons na historia dos usa desde os anos 90. E nós andamos (enfim, aqui nós até andamos a ser protegidos pela nossa crise, imagine-se) a ser entalados pela direção dos usa no médio-oriente, que se resume a destruir tudo o que lá estava, em nome de pôr lá o caos total, e consequente invasão da europa (rica). Isto não interessa a ninguem do povo em país nenhum. Este nível de destruição baseado em Mentiras, denunciadas mas sem consequencia nenhuma, só serve para ajudar o tal Califado a concretizar-se. Em relação a tentarem por todos os meios provocar a rússia, não existe melhor do que a clinton. Se estão assim tão interessados a uma guerra entre superpotências, continuuem a achar que o trumpas é o pior gajo do mundo. Desenganem-se: os gajos com sucesso só não falam assim se não estiverem a ser filmados. As gajas, muitas delas tambem tem conversas frescas em privado (ou na tvi). Bando de hipocritas perigosos. Esta Rice faz parte da pandilha dos vendidos ou não teria estado no cargo que esteve.

      • São todos uns inocentes… ninguém em privado fala assim (mas é que ninguém mesmo… imagine-se tal coisa)… pois… tá bém abelha…. eiiittt!

        Concordo plenamente!

  2. A falta de fair-play, a falta de respeito para com o adversário, as inúmeras aparições em TV de gente famosa a vir denegrir o adversário, só porque ele age desta ou daquela forma e depois virem dizer que ele (o Trump) não respeita estes ou aqueles só me dá vontade que ele ganhe. Espero sinceramente que ele ganhe. Carrega Trump.
    Só ao menos ligassem menos ao que ele diz ou faz e mostrassem de alguma forma que Clinton é melhor, mas não, só falam dele….
    Devem estar com medo e desesperados.

  3. Para os distraídos, o único candidato minimamente decente era o Bernie Sanders…
    Agora, entre manhosos como a Clinton ou montes de estrume parasita como o Trampa não interessam a ninguém…
    Se bem que trazer mulheres que se lembraram agora que foram violadas pelo Bill, para o debate com sua mulher, só mesmo alguém com a “qualidade! do Trampa!!

RESPONDER

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco. Luigi Di Maio, ministro das Relações …

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …