Investigadores identificam base molecular das bactérias resistentes a antibióticos

Jennifer n / Wikimedia

Proteína transposase

As bactérias desenvolveram resistência à maioria dos medicamentos que usamos hoje em dia, principalmente aos antibióticos. Além disso, são capazes de transferir entre si os genes que lhes conferem resistência. Agora, uma equipa de investigadores descobriu como.

Além de desenvolverem resistência a antibióticos, as bactérias são capazes de transferir essa capacidade a outras bactérias, com a ajuda da proteína transposase. Uma equipa de investigadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) conseguiu descobrir de que forma é que esta proteína cumpre essa função.

Já se sabia que as bactérias transposões, elementos saltitantes de ADN que transportam genes de resistência aos antibióticos. Agora, os investigadores perceberam que a proteína transposase, envolvida no processo, força a porção de ADN a desenrolar-se para conseguir mais facilmente cortar a parte que lhe interessa.

“Se pensarmos em cabos, geralmente quando se enrolam, ficam ainda mais resistentes. Se quiser rasgar ou cortar um, é muito mais fácil se o desenrolar primeiro”, ilustrou a autora principal da investigação, citada pela EFE.

“A distorção do ADN também ajuda a inserir a porção resistente ao antibiótico em vários locais numa grande variedade de bactérias, expandindo a capacidade de transferência de genes”, explicou ao Observador Orsolya Barabas, coordenadora do grupo de Biologia Estrutural e Computacional do EMBL.

Esta descoberta irá permitir aos investigadores procurar moléculas que bloqueiem a proteína ou estes movimentos.

Uma das possibilidades que está debaixo de olho da comunidade científica é impedir que a proteína adquira a estrutura tridimensional que a torna funcional. Para isso, será preciso usar um novo peptídeo, uma cadeia curta de aminoácidos. Outra das possibilidades é usar uma molécula que imite o ADN e que se ligue ao transposão, impedido desta forma a transferência dos genes.

“A longo prazo, estas estratégias podem, por exemplo, prevenir a transferência de resistência em pessoas que tenham sido identificadas como portadores de bactérias resistentes a antibióticos, ajudando a controlar a disseminação deste genes de resistência”, disse a investigadora.

Agora, Barabas e a sua equipa concentram a pesquisa em melhorar a compreensão dos mecanismos de transferência, não só in vitro como na vida real, e em desenvolver ainda mais as estratégias para limitá-la.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …