Investigadores identificam base molecular das bactérias resistentes a antibióticos

Jennifer n / Wikimedia

Proteína transposase

As bactérias desenvolveram resistência à maioria dos medicamentos que usamos hoje em dia, principalmente aos antibióticos. Além disso, são capazes de transferir entre si os genes que lhes conferem resistência. Agora, uma equipa de investigadores descobriu como.

Além de desenvolverem resistência a antibióticos, as bactérias são capazes de transferir essa capacidade a outras bactérias, com a ajuda da proteína transposase. Uma equipa de investigadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) conseguiu descobrir de que forma é que esta proteína cumpre essa função.

Já se sabia que as bactérias transposões, elementos saltitantes de ADN que transportam genes de resistência aos antibióticos. Agora, os investigadores perceberam que a proteína transposase, envolvida no processo, força a porção de ADN a desenrolar-se para conseguir mais facilmente cortar a parte que lhe interessa.

“Se pensarmos em cabos, geralmente quando se enrolam, ficam ainda mais resistentes. Se quiser rasgar ou cortar um, é muito mais fácil se o desenrolar primeiro”, ilustrou a autora principal da investigação, citada pela EFE.

“A distorção do ADN também ajuda a inserir a porção resistente ao antibiótico em vários locais numa grande variedade de bactérias, expandindo a capacidade de transferência de genes”, explicou ao Observador Orsolya Barabas, coordenadora do grupo de Biologia Estrutural e Computacional do EMBL.

Esta descoberta irá permitir aos investigadores procurar moléculas que bloqueiem a proteína ou estes movimentos.

Uma das possibilidades que está debaixo de olho da comunidade científica é impedir que a proteína adquira a estrutura tridimensional que a torna funcional. Para isso, será preciso usar um novo peptídeo, uma cadeia curta de aminoácidos. Outra das possibilidades é usar uma molécula que imite o ADN e que se ligue ao transposão, impedido desta forma a transferência dos genes.

“A longo prazo, estas estratégias podem, por exemplo, prevenir a transferência de resistência em pessoas que tenham sido identificadas como portadores de bactérias resistentes a antibióticos, ajudando a controlar a disseminação deste genes de resistência”, disse a investigadora.

Agora, Barabas e a sua equipa concentram a pesquisa em melhorar a compreensão dos mecanismos de transferência, não só in vitro como na vida real, e em desenvolver ainda mais as estratégias para limitá-la.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …

"Desprezo" do Governo terá "consequências terríveis" no futuro, avisa Fenprof

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, argumentou que o Governo “desrespeita, desvaloriza e até chega a manifestar desprezo pelos professores”, o que terá “consequências terríveis para o futuro”, como a falta de docentes. “O que temos …

Berardo admite que se excedeu no Parlamento. "Tenho servido de bode expiatório"

O empresário José Berardo, mais conhecido por Joe Berardo, admitiu esta quinta-feira que se excedeu durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, mas disse que não tinha a …