Transferência de Bas Dost em risco. Varandas recusa pagar um milhão

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting CP tinha praticamente tudo acordado para a transferência de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt, mas ao que tudo indica, a transferência pode estar prestes a desmoronar-se.

Com dificuldades em vender e com necessidade aliviar a carga salarial do clube, Varandas viu em Bas Dost a oportunidade ideal de aliviar um pouco as finanças sportinguistas. O holandês é o jogador que mais recebe dos “leões”, com um salário de 5,8 milhões de euros por ano.

No sábado, o Sporting CP anunciou a saída do jogador para o Eintracht de Frankfurt, comunicando um princípio de acordo com os alemães à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No entanto, pelo que parece, a transferência atingiu um impasse.

O agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber para que o princípio de acordo entre as partes seja cumprido. O presidente leonino, ao que o jornal OJOGO apurou, recusa-se a pagar esta verba e deixa a transferência em “banho-maria”.

As vendas de Jonathan Silva para o Leganés, por 3 milhões de euros; Domingos Duarte para o Granada, também por 3 milhões; e Iuri Medeiros para o Nuremberga, por 2 milhões, não são suficientes para abater a dívida 40,4 milhões de euros à banca.

Assim sendo, um encaixe imediato de 8 milhões de euros — com possibilidade de chegar aos 10 milhões mediante objetivos — era o cenário ideal para um avançado que tem deixou a desejar sob as mãos de Marcel Keizer.

De acordo com o Correio da Manhã, o jogador de 30 anos estará revoltado com o tratamento que tem recebido do treinador e do presidente. O internacional holandês não entende porque está a ser afastado da equipa e, segundo o diário, o jogador não tem intenções de sair do clube.

Bas Dost poderá também estar a ser vítima do falhanço nas negociações para a venda de Bruno Fernandes, com a possibilidade do Sporting estar à procura de um negócio de recurso para conseguir um encaixe financeiro significativo. Os “leões” estão atualmente no mercado à procura de uma alternativo para o holandês, falando-se de Giovanni Simeone — filho de Diego Simeone — para o lugar de ponta-de-lança.

A relação entre Gunther Neuhaus e o Sporting está azedada desde há algum tempo, principalmente após o agente não ter respondido a propostas entre os 12 e os 15 milhões de euros provenientes da China, Rússia, Turquia e México. Ao que tudo indica, o jogador está apenas interessado em transferir-se para Inglaterra, Espanha ou Alemanha.

Sporting culpa Bas Dost por atraso

O Sporting emitiu esta manhã de terça-feira um comunicado, culpando Bas Dost pelo atraso na transferência para o Eintracht de Frankfurt. A SAD leonina diz que em maio de 2019, o jogador informou o treinador de que queria sair do clube.

“Dias depois, o seu agente reuniu com o presidente da Sporting SAD e o diretor desportivo, e transmitiu que Bas Dost queria sair da Sporting SAD, por considerar ter terminado o seu ciclo no clube”, lê-se no comunicado sportinguista. Desde então, os “verdes e brancos” têm trabalhado em conjunto com o holandês para a sua venda.

Em comunicado, o clube falou ainda das propostas de transferência da China, Rússia, Turquia e México, que “Bas Dost recusou sequer ouvir”. Pelo que o clube informa, a decisão não tinha por base motivos financeiros, mas sim pessoais — e o Sporting sempre respeitou a decisão do jogador, apesar de serem propostas financeiramente mais apelativas.

Além disso, o clube foi informado pelo agente de que o Eintracht estava interessado no holandês e que o jogador tinha já chegado a acordo com o emblema alemão. Depois de o Sporting ter chegado a princípio de acordo com os germânicos, “foi surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso, vendam o Bas Dost e o os outros, vendam tudo, não tarda estarão a disputar a II Liga. Ou têm dinheiro, ou jogadores, e se o objetivo do SCP não é desportivo mas apenas financeiro, acho que estão no bom caminho…

  2. O objetivo de qualquer pessoa ou organização de bem é pagar o que deve!
    Não devem ser, uma vez mais, os portugueses a pagar os grandes calotes deste país!

  3. Relativamente a mais uma “telenovela” de fraco calibre sinto-me esclarecido quanto à dimensão do carácter destes dirigentes do SCP.
    Na verdade mostraram um pouco da respectiva natureza quando “despacharam” sem dó nem dignidade o treinador Peseiro, um homem digno e que se sacrificou pessoalmente para tentar fazer renascer a dignidade da Instituição SCP.
    Bastou receberem uma das primeiras contrapartidas financeiras relacionadas com os jogadores que tinham rescindido o respectivo contrato com justa causa.
    O SCP merece melhor do que isto e de dirigentes de baixo nível como os que estão na actual direcção, começando pelo respectivo Presidente.
    O SCP merece mais e melhor do que estes arrufos de baixo nível de dirigismo….

  4. “Telenovela”, “fraco calibre”, “dirigentes de baixo nível”, “sem dó nem dignidade”… de facto, depois de tudo o que se passou no estertor do brunismo, são expressões que não estaria à espera de ver aplicadas a quem foi limpar a casa e tentar colar os cacos do Sporting.
    A única expressão aplicável talvez seja “arrufos”. Por comparação com que? Cinturadas na testa?

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …