Transferência de Bas Dost em risco. Varandas recusa pagar um milhão

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting CP tinha praticamente tudo acordado para a transferência de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt, mas ao que tudo indica, a transferência pode estar prestes a desmoronar-se.

Com dificuldades em vender e com necessidade aliviar a carga salarial do clube, Varandas viu em Bas Dost a oportunidade ideal de aliviar um pouco as finanças sportinguistas. O holandês é o jogador que mais recebe dos “leões”, com um salário de 5,8 milhões de euros por ano.

No sábado, o Sporting CP anunciou a saída do jogador para o Eintracht de Frankfurt, comunicando um princípio de acordo com os alemães à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No entanto, pelo que parece, a transferência atingiu um impasse.

O agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber para que o princípio de acordo entre as partes seja cumprido. O presidente leonino, ao que o jornal OJOGO apurou, recusa-se a pagar esta verba e deixa a transferência em “banho-maria”.

As vendas de Jonathan Silva para o Leganés, por 3 milhões de euros; Domingos Duarte para o Granada, também por 3 milhões; e Iuri Medeiros para o Nuremberga, por 2 milhões, não são suficientes para abater a dívida 40,4 milhões de euros à banca.

Assim sendo, um encaixe imediato de 8 milhões de euros — com possibilidade de chegar aos 10 milhões mediante objetivos — era o cenário ideal para um avançado que tem deixou a desejar sob as mãos de Marcel Keizer.

De acordo com o Correio da Manhã, o jogador de 30 anos estará revoltado com o tratamento que tem recebido do treinador e do presidente. O internacional holandês não entende porque está a ser afastado da equipa e, segundo o diário, o jogador não tem intenções de sair do clube.

Bas Dost poderá também estar a ser vítima do falhanço nas negociações para a venda de Bruno Fernandes, com a possibilidade do Sporting estar à procura de um negócio de recurso para conseguir um encaixe financeiro significativo. Os “leões” estão atualmente no mercado à procura de uma alternativo para o holandês, falando-se de Giovanni Simeone — filho de Diego Simeone — para o lugar de ponta-de-lança.

A relação entre Gunther Neuhaus e o Sporting está azedada desde há algum tempo, principalmente após o agente não ter respondido a propostas entre os 12 e os 15 milhões de euros provenientes da China, Rússia, Turquia e México. Ao que tudo indica, o jogador está apenas interessado em transferir-se para Inglaterra, Espanha ou Alemanha.

Sporting culpa Bas Dost por atraso

O Sporting emitiu esta manhã de terça-feira um comunicado, culpando Bas Dost pelo atraso na transferência para o Eintracht de Frankfurt. A SAD leonina diz que em maio de 2019, o jogador informou o treinador de que queria sair do clube.

“Dias depois, o seu agente reuniu com o presidente da Sporting SAD e o diretor desportivo, e transmitiu que Bas Dost queria sair da Sporting SAD, por considerar ter terminado o seu ciclo no clube”, lê-se no comunicado sportinguista. Desde então, os “verdes e brancos” têm trabalhado em conjunto com o holandês para a sua venda.

Em comunicado, o clube falou ainda das propostas de transferência da China, Rússia, Turquia e México, que “Bas Dost recusou sequer ouvir”. Pelo que o clube informa, a decisão não tinha por base motivos financeiros, mas sim pessoais — e o Sporting sempre respeitou a decisão do jogador, apesar de serem propostas financeiramente mais apelativas.

Além disso, o clube foi informado pelo agente de que o Eintracht estava interessado no holandês e que o jogador tinha já chegado a acordo com o emblema alemão. Depois de o Sporting ter chegado a princípio de acordo com os germânicos, “foi surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso, vendam o Bas Dost e o os outros, vendam tudo, não tarda estarão a disputar a II Liga. Ou têm dinheiro, ou jogadores, e se o objetivo do SCP não é desportivo mas apenas financeiro, acho que estão no bom caminho…

  2. O objetivo de qualquer pessoa ou organização de bem é pagar o que deve!
    Não devem ser, uma vez mais, os portugueses a pagar os grandes calotes deste país!

  3. Relativamente a mais uma “telenovela” de fraco calibre sinto-me esclarecido quanto à dimensão do carácter destes dirigentes do SCP.
    Na verdade mostraram um pouco da respectiva natureza quando “despacharam” sem dó nem dignidade o treinador Peseiro, um homem digno e que se sacrificou pessoalmente para tentar fazer renascer a dignidade da Instituição SCP.
    Bastou receberem uma das primeiras contrapartidas financeiras relacionadas com os jogadores que tinham rescindido o respectivo contrato com justa causa.
    O SCP merece melhor do que isto e de dirigentes de baixo nível como os que estão na actual direcção, começando pelo respectivo Presidente.
    O SCP merece mais e melhor do que estes arrufos de baixo nível de dirigismo….

  4. “Telenovela”, “fraco calibre”, “dirigentes de baixo nível”, “sem dó nem dignidade”… de facto, depois de tudo o que se passou no estertor do brunismo, são expressões que não estaria à espera de ver aplicadas a quem foi limpar a casa e tentar colar os cacos do Sporting.
    A única expressão aplicável talvez seja “arrufos”. Por comparação com que? Cinturadas na testa?

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …