Transferência de Bas Dost em risco. Varandas recusa pagar um milhão

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting CP tinha praticamente tudo acordado para a transferência de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt, mas ao que tudo indica, a transferência pode estar prestes a desmoronar-se.

Com dificuldades em vender e com necessidade aliviar a carga salarial do clube, Varandas viu em Bas Dost a oportunidade ideal de aliviar um pouco as finanças sportinguistas. O holandês é o jogador que mais recebe dos “leões”, com um salário de 5,8 milhões de euros por ano.

No sábado, o Sporting CP anunciou a saída do jogador para o Eintracht de Frankfurt, comunicando um princípio de acordo com os alemães à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No entanto, pelo que parece, a transferência atingiu um impasse.

O agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber para que o princípio de acordo entre as partes seja cumprido. O presidente leonino, ao que o jornal OJOGO apurou, recusa-se a pagar esta verba e deixa a transferência em “banho-maria”.

As vendas de Jonathan Silva para o Leganés, por 3 milhões de euros; Domingos Duarte para o Granada, também por 3 milhões; e Iuri Medeiros para o Nuremberga, por 2 milhões, não são suficientes para abater a dívida 40,4 milhões de euros à banca.

Assim sendo, um encaixe imediato de 8 milhões de euros — com possibilidade de chegar aos 10 milhões mediante objetivos — era o cenário ideal para um avançado que tem deixou a desejar sob as mãos de Marcel Keizer.

De acordo com o Correio da Manhã, o jogador de 30 anos estará revoltado com o tratamento que tem recebido do treinador e do presidente. O internacional holandês não entende porque está a ser afastado da equipa e, segundo o diário, o jogador não tem intenções de sair do clube.

Bas Dost poderá também estar a ser vítima do falhanço nas negociações para a venda de Bruno Fernandes, com a possibilidade do Sporting estar à procura de um negócio de recurso para conseguir um encaixe financeiro significativo. Os “leões” estão atualmente no mercado à procura de uma alternativo para o holandês, falando-se de Giovanni Simeone — filho de Diego Simeone — para o lugar de ponta-de-lança.

A relação entre Gunther Neuhaus e o Sporting está azedada desde há algum tempo, principalmente após o agente não ter respondido a propostas entre os 12 e os 15 milhões de euros provenientes da China, Rússia, Turquia e México. Ao que tudo indica, o jogador está apenas interessado em transferir-se para Inglaterra, Espanha ou Alemanha.

Sporting culpa Bas Dost por atraso

O Sporting emitiu esta manhã de terça-feira um comunicado, culpando Bas Dost pelo atraso na transferência para o Eintracht de Frankfurt. A SAD leonina diz que em maio de 2019, o jogador informou o treinador de que queria sair do clube.

“Dias depois, o seu agente reuniu com o presidente da Sporting SAD e o diretor desportivo, e transmitiu que Bas Dost queria sair da Sporting SAD, por considerar ter terminado o seu ciclo no clube”, lê-se no comunicado sportinguista. Desde então, os “verdes e brancos” têm trabalhado em conjunto com o holandês para a sua venda.

Em comunicado, o clube falou ainda das propostas de transferência da China, Rússia, Turquia e México, que “Bas Dost recusou sequer ouvir”. Pelo que o clube informa, a decisão não tinha por base motivos financeiros, mas sim pessoais — e o Sporting sempre respeitou a decisão do jogador, apesar de serem propostas financeiramente mais apelativas.

Além disso, o clube foi informado pelo agente de que o Eintracht estava interessado no holandês e que o jogador tinha já chegado a acordo com o emblema alemão. Depois de o Sporting ter chegado a princípio de acordo com os germânicos, “foi surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso, vendam o Bas Dost e o os outros, vendam tudo, não tarda estarão a disputar a II Liga. Ou têm dinheiro, ou jogadores, e se o objetivo do SCP não é desportivo mas apenas financeiro, acho que estão no bom caminho…

  2. O objetivo de qualquer pessoa ou organização de bem é pagar o que deve!
    Não devem ser, uma vez mais, os portugueses a pagar os grandes calotes deste país!

  3. Relativamente a mais uma “telenovela” de fraco calibre sinto-me esclarecido quanto à dimensão do carácter destes dirigentes do SCP.
    Na verdade mostraram um pouco da respectiva natureza quando “despacharam” sem dó nem dignidade o treinador Peseiro, um homem digno e que se sacrificou pessoalmente para tentar fazer renascer a dignidade da Instituição SCP.
    Bastou receberem uma das primeiras contrapartidas financeiras relacionadas com os jogadores que tinham rescindido o respectivo contrato com justa causa.
    O SCP merece melhor do que isto e de dirigentes de baixo nível como os que estão na actual direcção, começando pelo respectivo Presidente.
    O SCP merece mais e melhor do que estes arrufos de baixo nível de dirigismo….

  4. “Telenovela”, “fraco calibre”, “dirigentes de baixo nível”, “sem dó nem dignidade”… de facto, depois de tudo o que se passou no estertor do brunismo, são expressões que não estaria à espera de ver aplicadas a quem foi limpar a casa e tentar colar os cacos do Sporting.
    A única expressão aplicável talvez seja “arrufos”. Por comparação com que? Cinturadas na testa?

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …