Guerra aberta com Bas Dost. Sporting e agente em troca de “galhardetes”

Tiago Petinga / Lusa

O impasse na transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt continua. O agente do holandês nega que tenham sido feitas exigências de última hora, mas o clube diz que tem provas.

No passado sábado, parecia praticamente acertada a transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt. O clube anunciava a saída do jogador, após terem chegado a um princípio de acordo com os alemães.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lia-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

No entanto, o que ninguém esperava era que o negócio viesse a desencaminhar-se esta terça-feira. Segundo informações que surgiram na imprensa, o agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, alegadamente exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber.

Esta supostamente terá sido uma exigência de última hora do agente e o presidente leonino terá recusado o pagamento desta verba, deixando a transferência em stand by.

Pouco depois, um comunicado do Sporting CP culpava Bas Dost pelo atraso nas negociações. O clube anunciou que foi “surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

Exigências de última hora são “falsas”

O empresário Gunter Neuhaus veio posteriormente desmentir o comunicado sportinguista. “As alegações de que existiram exigências de última hora da parte do jogador e/ou do seu agente são simplesmente falsas. A administração da SAD foi informada desde o primeiro minuto das condições exigidas pelo jogador para aceitar uma transferência para outro clube”, lê-se no comunicado do agente.

O agente do jogador diz ainda que o emblema de Alvalade está “a denegrir o profissionalismo e honestidade com que o seu melhor marcador dos últimos três anos sempre representou o clube”.

Neuhaus frisou ainda que foi o próprio clube que “informou o jogador em julho que este tinha de ser transferido devido à incompatibilidade entre a situação financeira do clube e o seu salário, deixando claro que este não teria lugar na equipa no futuro“. No comunicado original do Sporting CP, o clube diz que tinha o jogador, em maio, a informar o treinador que queria sair do clube.

“O jogador está magoado com o tratamento de que está a ser alvo publicamente. Deu tudo pelo Sporting e, após o terrível ataque a Alcochete, do qual foi a principal vítima, aceitou voltar ao Sporting. Tomou essa decisão após ser contactado pela administração então em funções. O jogador recusou ofertas muito mais lucrativas de outros clubes de topo para continuar de ‘leão’ ao peito”, lê-se ainda no comunicado do empresário.

Sporting diz ter provas

O Sporting emitiu um novo comunicado em reação às declarações do agente do avançado leonino. O clube diz que as acusações do empresário são “de extrema gravidade” e que é “inaceitável” que o jogador venha desmentir as exigências feitas por escrito ao clube.

“A Administração do SCP considera de extrema gravidade as declarações de Gunther Nehaus. É inaceitável que o agente do jogador venha desmentir exigências feitas por escrito e, portanto, facilmente demonstráveis“, lê-se no comunicado. O Sporting reitera tudo aquilo que foi dito no comunicado inicial do clube.

“Depois do princípio de acordo estabelecido entre SCP e o Eintracht, como comunicado no sábado ao final da tarde, o agente exigiu de imediato à administração da Sporting SAD uma avultada compensação financeira, o que deu origem a uma reunião entre as partes marcada logo para domingo”, escreveu o emblema lisboeta.

O Sporting reafirmou ainda a ideia de que Bas Dost sempre manifestou o seu interesse em sair do clube a várias pessoas da estrutura do clube.

O avançado holandês foi hoje autorizado a não participar no treino da equipa de futebol do Sporting, na Academia de Alcochete. O jogador foi dispensado da sessão, agendada para as 10:30, um dia depois de uma troca de acusações com o clube.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …