Guerra aberta com Bas Dost. Sporting e agente em troca de “galhardetes”

Tiago Petinga / Lusa

O impasse na transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt continua. O agente do holandês nega que tenham sido feitas exigências de última hora, mas o clube diz que tem provas.

No passado sábado, parecia praticamente acertada a transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt. O clube anunciava a saída do jogador, após terem chegado a um princípio de acordo com os alemães.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lia-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

No entanto, o que ninguém esperava era que o negócio viesse a desencaminhar-se esta terça-feira. Segundo informações que surgiram na imprensa, o agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, alegadamente exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber.

Esta supostamente terá sido uma exigência de última hora do agente e o presidente leonino terá recusado o pagamento desta verba, deixando a transferência em stand by.

Pouco depois, um comunicado do Sporting CP culpava Bas Dost pelo atraso nas negociações. O clube anunciou que foi “surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

Exigências de última hora são “falsas”

O empresário Gunter Neuhaus veio posteriormente desmentir o comunicado sportinguista. “As alegações de que existiram exigências de última hora da parte do jogador e/ou do seu agente são simplesmente falsas. A administração da SAD foi informada desde o primeiro minuto das condições exigidas pelo jogador para aceitar uma transferência para outro clube”, lê-se no comunicado do agente.

O agente do jogador diz ainda que o emblema de Alvalade está “a denegrir o profissionalismo e honestidade com que o seu melhor marcador dos últimos três anos sempre representou o clube”.

Neuhaus frisou ainda que foi o próprio clube que “informou o jogador em julho que este tinha de ser transferido devido à incompatibilidade entre a situação financeira do clube e o seu salário, deixando claro que este não teria lugar na equipa no futuro“. No comunicado original do Sporting CP, o clube diz que tinha o jogador, em maio, a informar o treinador que queria sair do clube.

“O jogador está magoado com o tratamento de que está a ser alvo publicamente. Deu tudo pelo Sporting e, após o terrível ataque a Alcochete, do qual foi a principal vítima, aceitou voltar ao Sporting. Tomou essa decisão após ser contactado pela administração então em funções. O jogador recusou ofertas muito mais lucrativas de outros clubes de topo para continuar de ‘leão’ ao peito”, lê-se ainda no comunicado do empresário.

Sporting diz ter provas

O Sporting emitiu um novo comunicado em reação às declarações do agente do avançado leonino. O clube diz que as acusações do empresário são “de extrema gravidade” e que é “inaceitável” que o jogador venha desmentir as exigências feitas por escrito ao clube.

“A Administração do SCP considera de extrema gravidade as declarações de Gunther Nehaus. É inaceitável que o agente do jogador venha desmentir exigências feitas por escrito e, portanto, facilmente demonstráveis“, lê-se no comunicado. O Sporting reitera tudo aquilo que foi dito no comunicado inicial do clube.

“Depois do princípio de acordo estabelecido entre SCP e o Eintracht, como comunicado no sábado ao final da tarde, o agente exigiu de imediato à administração da Sporting SAD uma avultada compensação financeira, o que deu origem a uma reunião entre as partes marcada logo para domingo”, escreveu o emblema lisboeta.

O Sporting reafirmou ainda a ideia de que Bas Dost sempre manifestou o seu interesse em sair do clube a várias pessoas da estrutura do clube.

O avançado holandês foi hoje autorizado a não participar no treino da equipa de futebol do Sporting, na Academia de Alcochete. O jogador foi dispensado da sessão, agendada para as 10:30, um dia depois de uma troca de acusações com o clube.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …