Guerra aberta com Bas Dost. Sporting e agente em troca de “galhardetes”

Tiago Petinga / Lusa

O impasse na transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt continua. O agente do holandês nega que tenham sido feitas exigências de última hora, mas o clube diz que tem provas.

No passado sábado, parecia praticamente acertada a transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt. O clube anunciava a saída do jogador, após terem chegado a um princípio de acordo com os alemães.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lia-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

No entanto, o que ninguém esperava era que o negócio viesse a desencaminhar-se esta terça-feira. Segundo informações que surgiram na imprensa, o agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, alegadamente exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber.

Esta supostamente terá sido uma exigência de última hora do agente e o presidente leonino terá recusado o pagamento desta verba, deixando a transferência em stand by.

Pouco depois, um comunicado do Sporting CP culpava Bas Dost pelo atraso nas negociações. O clube anunciou que foi “surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

Exigências de última hora são “falsas”

O empresário Gunter Neuhaus veio posteriormente desmentir o comunicado sportinguista. “As alegações de que existiram exigências de última hora da parte do jogador e/ou do seu agente são simplesmente falsas. A administração da SAD foi informada desde o primeiro minuto das condições exigidas pelo jogador para aceitar uma transferência para outro clube”, lê-se no comunicado do agente.

O agente do jogador diz ainda que o emblema de Alvalade está “a denegrir o profissionalismo e honestidade com que o seu melhor marcador dos últimos três anos sempre representou o clube”.

Neuhaus frisou ainda que foi o próprio clube que “informou o jogador em julho que este tinha de ser transferido devido à incompatibilidade entre a situação financeira do clube e o seu salário, deixando claro que este não teria lugar na equipa no futuro“. No comunicado original do Sporting CP, o clube diz que tinha o jogador, em maio, a informar o treinador que queria sair do clube.

“O jogador está magoado com o tratamento de que está a ser alvo publicamente. Deu tudo pelo Sporting e, após o terrível ataque a Alcochete, do qual foi a principal vítima, aceitou voltar ao Sporting. Tomou essa decisão após ser contactado pela administração então em funções. O jogador recusou ofertas muito mais lucrativas de outros clubes de topo para continuar de ‘leão’ ao peito”, lê-se ainda no comunicado do empresário.

Sporting diz ter provas

O Sporting emitiu um novo comunicado em reação às declarações do agente do avançado leonino. O clube diz que as acusações do empresário são “de extrema gravidade” e que é “inaceitável” que o jogador venha desmentir as exigências feitas por escrito ao clube.

“A Administração do SCP considera de extrema gravidade as declarações de Gunther Nehaus. É inaceitável que o agente do jogador venha desmentir exigências feitas por escrito e, portanto, facilmente demonstráveis“, lê-se no comunicado. O Sporting reitera tudo aquilo que foi dito no comunicado inicial do clube.

“Depois do princípio de acordo estabelecido entre SCP e o Eintracht, como comunicado no sábado ao final da tarde, o agente exigiu de imediato à administração da Sporting SAD uma avultada compensação financeira, o que deu origem a uma reunião entre as partes marcada logo para domingo”, escreveu o emblema lisboeta.

O Sporting reafirmou ainda a ideia de que Bas Dost sempre manifestou o seu interesse em sair do clube a várias pessoas da estrutura do clube.

O avançado holandês foi hoje autorizado a não participar no treino da equipa de futebol do Sporting, na Academia de Alcochete. O jogador foi dispensado da sessão, agendada para as 10:30, um dia depois de uma troca de acusações com o clube.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …