Guerra aberta com Bas Dost. Sporting e agente em troca de “galhardetes”

Tiago Petinga / Lusa

O impasse na transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt continua. O agente do holandês nega que tenham sido feitas exigências de última hora, mas o clube diz que tem provas.

No passado sábado, parecia praticamente acertada a transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt. O clube anunciava a saída do jogador, após terem chegado a um princípio de acordo com os alemães.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lia-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

No entanto, o que ninguém esperava era que o negócio viesse a desencaminhar-se esta terça-feira. Segundo informações que surgiram na imprensa, o agente do avançado holandês, Gunther Neuhaus, alegadamente exigiu o pagamento de um milhão de euros a Frederico Varandas correspondente a cada um dos dois anos de contrato que tinha a receber.

Esta supostamente terá sido uma exigência de última hora do agente e o presidente leonino terá recusado o pagamento desta verba, deixando a transferência em stand by.

Pouco depois, um comunicado do Sporting CP culpava Bas Dost pelo atraso nas negociações. O clube anunciou que foi “surpreendido com exigências financeiras de última hora da parte do jogador que estão a impedir a concretização da transferência”.

Exigências de última hora são “falsas”

O empresário Gunter Neuhaus veio posteriormente desmentir o comunicado sportinguista. “As alegações de que existiram exigências de última hora da parte do jogador e/ou do seu agente são simplesmente falsas. A administração da SAD foi informada desde o primeiro minuto das condições exigidas pelo jogador para aceitar uma transferência para outro clube”, lê-se no comunicado do agente.

O agente do jogador diz ainda que o emblema de Alvalade está “a denegrir o profissionalismo e honestidade com que o seu melhor marcador dos últimos três anos sempre representou o clube”.

Neuhaus frisou ainda que foi o próprio clube que “informou o jogador em julho que este tinha de ser transferido devido à incompatibilidade entre a situação financeira do clube e o seu salário, deixando claro que este não teria lugar na equipa no futuro“. No comunicado original do Sporting CP, o clube diz que tinha o jogador, em maio, a informar o treinador que queria sair do clube.

“O jogador está magoado com o tratamento de que está a ser alvo publicamente. Deu tudo pelo Sporting e, após o terrível ataque a Alcochete, do qual foi a principal vítima, aceitou voltar ao Sporting. Tomou essa decisão após ser contactado pela administração então em funções. O jogador recusou ofertas muito mais lucrativas de outros clubes de topo para continuar de ‘leão’ ao peito”, lê-se ainda no comunicado do empresário.

Sporting diz ter provas

O Sporting emitiu um novo comunicado em reação às declarações do agente do avançado leonino. O clube diz que as acusações do empresário são “de extrema gravidade” e que é “inaceitável” que o jogador venha desmentir as exigências feitas por escrito ao clube.

“A Administração do SCP considera de extrema gravidade as declarações de Gunther Nehaus. É inaceitável que o agente do jogador venha desmentir exigências feitas por escrito e, portanto, facilmente demonstráveis“, lê-se no comunicado. O Sporting reitera tudo aquilo que foi dito no comunicado inicial do clube.

“Depois do princípio de acordo estabelecido entre SCP e o Eintracht, como comunicado no sábado ao final da tarde, o agente exigiu de imediato à administração da Sporting SAD uma avultada compensação financeira, o que deu origem a uma reunião entre as partes marcada logo para domingo”, escreveu o emblema lisboeta.

O Sporting reafirmou ainda a ideia de que Bas Dost sempre manifestou o seu interesse em sair do clube a várias pessoas da estrutura do clube.

O avançado holandês foi hoje autorizado a não participar no treino da equipa de futebol do Sporting, na Academia de Alcochete. O jogador foi dispensado da sessão, agendada para as 10:30, um dia depois de uma troca de acusações com o clube.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …

Rhys Williams fez parceria com van Dijk. Há um ano jogava numa liga amadora

Rhys Williams estreou-se a titular pela equipa principal do Liverpool e logo ao lado de Virgil van Dijk. Ainda na época passada, o jovem central estava numa equipa do sexto escalão inglês. Esta quinta-feira, o Liverpool …

OMS admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano

A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano …

Plantar um trilião de árvores ajuda o nosso planeta? Depende

Plantar um trilião de árvores é uma boa forma reduzir as emissões de carbono, mas depende muito de onde estas são plantadas, sugere um novo estudo. É do senso comum que as árvores são excelentes a …

PSD aprova apoio a Marcelo por 87% e sem votos contra

O Conselho Nacional do PSD aprovou hoje a moção de apoio à candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa proposta pela direção do partido com 87% de votos a favor. De acordo com fonte oficial do …

Há um mês, Javi Martínez ia sair do Bayern; agora é "senhor Supertaça"

Thomas Müller lembrou o duplo registo histórico do seu companheiro de equipa. O médio contraria a tendência dos ex-jogadores do Atlético Bilbau. O Bayern Munique já teve a possibilidade de ganhar a Supertaça Europeia em cinco …

Parkinson afinal não é uma doença... são duas

Um estudo dinamarquês veio mostrar que a doença de Parkinson se divide em dois tipos diferentes - um começa no cérebro e outro nos intestinos - que são os responsáveis pelos diferentes sintomas reportados pelos …