Bares no Dubai estão a usar um polémico gelo de luxo — e há até ameaças de morte

2

Uwe Kils / Wikimedia

Tal como num iceberg, a parte visível é uma pequena porção da Internet. A dark web, o “lado negro da web”, é 400 a 550 vezes maior do que a web conhecida.

A empresa Arctic Ice, sediada na Gronelândia, começou a enviar gelo com 100 mil anos dos glaciares do Ártico para bares exclusivos no Dubai, afirmando que é o gelo “mais limpo da Terra”.

A empresa alega que o gelo antigo, proveniente diretamente dos glaciares do Ártico, não tem bolhas e derrete mais lentamente do que o gelo normal devido a milhares de anos de compressão.

A Arctic Ice, com sede em Nuuk, capital da Gronelândia, está a posicionar o seu produto como um complemento de luxo para os cocktails, com o objetivo de proporcionar aos clientes uma experiência de excelência em que é menos provável que as bebidas sejam diluídas quando o gelo derrete.

A empresa realça a pureza do seu gelo, descrevendo-o como “requintadamente proveniente dos glaciares imaculados da Gronelândia”, intocado por solos ou poluentes provenientes de atividades humanas.

O cofundador Malik V Rasmussen manifestou o desejo de diversificar as fontes de rendimento da Gronelândia, tradicionalmente dependente da pesca e do turismo.

O Daily Mail explica que o gelo é extraído de Nuup Kangerlua, um fiorde nos arredores de Nuuk, utilizando um barco com uma grua. A equipa seleciona especificamente o gelo que não teve contacto com o fundo ou o topo do glaciar, garantindo uma maior pureza.

Depois de ser colocado em caixas de plástico, o gelo é transportado para Nuuk, refrigerado e enviado para a Dinamarca. A partir daí, continua a sua viagem até ao Dubai, onde é distribuído aos bares.

Embora a iniciativa da Arctic Ice seja inovadora, foi alvo de críticas por comercializar uma maravilha natural. Alguns comentários nas redes sociais e mensagens privadas incluíram até o que o cofundador descreve como “quase ameaças de morte”.

Foram levantadas preocupações sobre o impacto ambiental, o que levou Rasmussen a afirmar que a pegada de carbono do transporte do gelo é baixa e mais ecológica do que o transporte aéreo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Pode ser que alguma dessas aves raras endinheiradas consuma uma bebida com um cubo de gelo que contenha um virus mortal com milhares de anos, para o qual nao haja antibióticos que nos valha e que venha a eliminar a espécie humana da face deste planeta duma vez por todas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.