A barba deixa os homens mais bonitos e saudáveis

Um novo estudo da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, aponta que uma barba robusta oferece vários benefícios que podem tornar a pele não só mais bonita, como também mais saudável.

Investigadores deixaram um grupo de modelos – alguns com barba e outros sem – sob o severo sol do deserto australiano, de forma a analisar os efeitos dos raios solares na pele dos participantes, relata o estudo publicado em 2012 na PubMed.

Quando compararam a quantidade de radiação absorvida por cada indivíduo, descobriram que as barbas bloqueavam 90 a 95% dos raios UV prejudiciais. Este nível de proteção poderia ainda retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de desenvolver cancro da de pele.

“Os pelos faciais têm um fator de proteção ultravioleta (UV) de 2 a 21”, explicou um dos cientistas do estudo, Alfio Parisi, ao portal Men’s Journal. “A percentagem de UV bloqueada depende da espessura e do ângulo do sol. Desde que a barba tenha uma espessura razoável, não acho que haja necessidade de colocar protetor solar na barba”.

É difícil quantificar a espessura certa de uma barba para que possa travar os raios ultravioleta, mas Parisi adiantou que deve ser um pouco robusta, ou seja, é necessário um pouco mais do que “uma barba por fazer”.

A barba funciona ainda como barreira para poeiras e pólen, funcionado como uma “fortaleza” que protege o nariz, olhos e a boca dos agentes irritantes. Além disso, uma camada espessa de pêlos faciais retém a humidade, agindo como barreira contra o vento.

As evidências deste estudo são apoiadas por outras investigações. Um outro estudo, publicado no Journal of Evolutionary Biology, dava conta que as mulheres preferem homens com barbas por fazer, considerando-os mais atraentes.

Uma outra pesquisa, publicada no Journal of Hospital Infection, confirma os benefícios para a saúde acima citados. No entanto, nem tudo são boas notícias: um outro estudo aponta que os homens que usam barba tendem a ser mais agressivos e sexistas contudo, acrescenta, a relação não é causal.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bem, quanto ás ditas barbas protegerem dos raios solares, dos poléns, etc, penso que é algo que o senso comum nos indica; não seria preciso um estudo de uma Universidade para se ter essa percepção. Quanto á questão da “beleza” isso já é com cada um / uma; algumas pessoas gostam, outras não. ; como se diz na minha terra “há sempre uma tampa para cada tacho” heheheheheh.

RESPONDER

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …