A barba deixa os homens mais bonitos e saudáveis

Um novo estudo da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, aponta que uma barba robusta oferece vários benefícios que podem tornar a pele não só mais bonita, como também mais saudável.

Investigadores deixaram um grupo de modelos – alguns com barba e outros sem – sob o severo sol do deserto australiano, de forma a analisar os efeitos dos raios solares na pele dos participantes, relata o estudo publicado em 2012 na PubMed.

Quando compararam a quantidade de radiação absorvida por cada indivíduo, descobriram que as barbas bloqueavam 90 a 95% dos raios UV prejudiciais. Este nível de proteção poderia ainda retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de desenvolver cancro da de pele.

“Os pelos faciais têm um fator de proteção ultravioleta (UV) de 2 a 21”, explicou um dos cientistas do estudo, Alfio Parisi, ao portal Men’s Journal. “A percentagem de UV bloqueada depende da espessura e do ângulo do sol. Desde que a barba tenha uma espessura razoável, não acho que haja necessidade de colocar protetor solar na barba”.

É difícil quantificar a espessura certa de uma barba para que possa travar os raios ultravioleta, mas Parisi adiantou que deve ser um pouco robusta, ou seja, é necessário um pouco mais do que “uma barba por fazer”.

A barba funciona ainda como barreira para poeiras e pólen, funcionado como uma “fortaleza” que protege o nariz, olhos e a boca dos agentes irritantes. Além disso, uma camada espessa de pêlos faciais retém a humidade, agindo como barreira contra o vento.

As evidências deste estudo são apoiadas por outras investigações. Um outro estudo, publicado no Journal of Evolutionary Biology, dava conta que as mulheres preferem homens com barbas por fazer, considerando-os mais atraentes.

Uma outra pesquisa, publicada no Journal of Hospital Infection, confirma os benefícios para a saúde acima citados. No entanto, nem tudo são boas notícias: um outro estudo aponta que os homens que usam barba tendem a ser mais agressivos e sexistas contudo, acrescenta, a relação não é causal.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bem, quanto ás ditas barbas protegerem dos raios solares, dos poléns, etc, penso que é algo que o senso comum nos indica; não seria preciso um estudo de uma Universidade para se ter essa percepção. Quanto á questão da “beleza” isso já é com cada um / uma; algumas pessoas gostam, outras não. ; como se diz na minha terra “há sempre uma tampa para cada tacho” heheheheheh.

RESPONDER

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …