A barba deixa os homens mais bonitos e saudáveis

Um novo estudo da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, aponta que uma barba robusta oferece vários benefícios que podem tornar a pele não só mais bonita, como também mais saudável.

Investigadores deixaram um grupo de modelos – alguns com barba e outros sem – sob o severo sol do deserto australiano, de forma a analisar os efeitos dos raios solares na pele dos participantes, relata o estudo publicado em 2012 na PubMed.

Quando compararam a quantidade de radiação absorvida por cada indivíduo, descobriram que as barbas bloqueavam 90 a 95% dos raios UV prejudiciais. Este nível de proteção poderia ainda retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de desenvolver cancro da de pele.

“Os pelos faciais têm um fator de proteção ultravioleta (UV) de 2 a 21”, explicou um dos cientistas do estudo, Alfio Parisi, ao portal Men’s Journal. “A percentagem de UV bloqueada depende da espessura e do ângulo do sol. Desde que a barba tenha uma espessura razoável, não acho que haja necessidade de colocar protetor solar na barba”.

É difícil quantificar a espessura certa de uma barba para que possa travar os raios ultravioleta, mas Parisi adiantou que deve ser um pouco robusta, ou seja, é necessário um pouco mais do que “uma barba por fazer”.

A barba funciona ainda como barreira para poeiras e pólen, funcionado como uma “fortaleza” que protege o nariz, olhos e a boca dos agentes irritantes. Além disso, uma camada espessa de pêlos faciais retém a humidade, agindo como barreira contra o vento.

As evidências deste estudo são apoiadas por outras investigações. Um outro estudo, publicado no Journal of Evolutionary Biology, dava conta que as mulheres preferem homens com barbas por fazer, considerando-os mais atraentes.

Uma outra pesquisa, publicada no Journal of Hospital Infection, confirma os benefícios para a saúde acima citados. No entanto, nem tudo são boas notícias: um outro estudo aponta que os homens que usam barba tendem a ser mais agressivos e sexistas contudo, acrescenta, a relação não é causal.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bem, quanto ás ditas barbas protegerem dos raios solares, dos poléns, etc, penso que é algo que o senso comum nos indica; não seria preciso um estudo de uma Universidade para se ter essa percepção. Quanto á questão da “beleza” isso já é com cada um / uma; algumas pessoas gostam, outras não. ; como se diz na minha terra “há sempre uma tampa para cada tacho” heheheheheh.

RESPONDER

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …