Praga de “baratas jurássicas” invade Parque das Nações

Moradores e lojistas da Alameda dos Oceanos, no Parque das Nações, em Lisboa, denunciam uma praga de baratas, que têm invadido habitações e estabelecimentos comerciais.

O Parque das Nações está a ser invadido por uma praga de baratas, que, de acordo com Deolinda Costa, funcionária da Zona Ótica, agravou-se no mês de agosto e tem afastado vários clientes. “Aquilo são autênticos caças-bombardeiros 747“, atirou Deolinda. A lojista diz que têm sido feitos todos os esforços possíveis para afastá-las do estabelecimento comercial.

“São tão grande que não são baratas, são baratonas”, disse Elisa Soares, proprietária do cabeleireiro Pride, citada pelo Jornal de Notícias. Elisa conta ainda que as baratas saem pelos canos. Já Deolinda reitera: “São mesmo grandes. São baratas jurássicas“.

A Câmara de Lisboa informou que já tem em marcha uma campanha para combater a praga. Uma fonte da Junta de Freguesia do Parque das Nações explica que houve já uma desbaratização e que foi por isso que as baratas vieram à superfície, “tendo morrido pouco depois e sido removidas por uma equipa da Junta”.

O município garantiu que “continuam a decorrer em toda a cidade intervenções de limpeza dos coletores de esgoto na via pública, para desinfestação de baratas“, após várias queixas feitas por residentes no Facebook. De acordo com o anúncio feito pela Junta, já foram feitas intervenções em Benfica, São Domingos de Benfica, Olivais, Lumiar, Marvila, Ajuda, Belém, Carnide e Santa Clara.

A CML apela aos moradores para que façam a desinfestação das caixas de visita dos coletores internos dos prédios por forma a manter o ambiente livre de pragas. Este trabalho não pode ser realizado pelos serviços da CML que apenas podem intervir no espaço público”, lê-se ainda, no comentário deixado pela Câmara de Lisboa.

Uma das residentes responsabiliza a Câmara, denunciando um problema com o excesso de lixo, que atrai as baratas. “Resolvam o problema do lixo, por favor, (…) só depois as desinfestações surtirão efeito!”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Depois da praga das toupeiras vem agora a das baratas e com tantos chineses a invadir a cidade até parece impossível tal coisa!

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …