O antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz parte de um grupo de investidores que quer comprar os Phoenix Suns, equipa da NBA, a principal liga de basquetebol dos EUA e do mundo.
“Posso estar a dar uma notícia de última hora mas ouvi dizer que Obama está envolvido com um dos grupos de investidores. E acho que é um tipo que pode tornar-se a cara do grupo. Isso deixaria a malta do dinheiro muito feliz”, disse o jornalista Bill Simmons, do conceituado site desportivo The Ringer.
A revelação foi feita durante uma conversa com Charles Barkley, precisamente antigo jogador dos Suns. Ele próprio também tem sido associado a grupos de investimento interessados em comprar a equipa de basquetebol, mas sempre negou essas associações.
No entanto, como Barkley refere na conversa com Simmons: “Se o Obama ligar, claro que estou dentro. Tenho muito amor e admiração por ele”. Até que ponto o ex-basquetebolista estava a falar a sério não é sabido, mas certamente abriu espaço para especulação.
“If @BarackObama called me, hell yeah I’d buy the Suns.” —Charles Barkley on potentially becoming an NBA owner pic.twitter.com/zINYiPjHXS
— The Ringer (@ringer) October 26, 2022
Robert Sarver, proprietário dos Phoenix Suns, viu-se obrigado a vender a equipa que disputa a Conferência Oeste após vários escândalos e sanções da NBA. Sarver é acusado de má conduta profissional e pessoal.
Comprar os Suns está longe de estar ao alcance de qualquer um. Segundo a Forbes, o valor do clube situa-se entre 2,4 e 3,9 mil milhões de euros. Todos os grupos de investimento envolvidos estão a estudar a eventual comprar de 40% da franquia, que é suficiente para torná-los donos. O Bleacher Report avança mesmo que esta será a maior venda da história da NBA.