O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Tiago Petinga / Lusa

Pormenor da fachada da sede do banco BANIF, em Lisboa

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei.

A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o Banco de portugal decidiu a resolução da instituição bancária. De acordo com o Expresso, a associação de lesados do Banif voltou a apelar ao Banco de Portugal (BdP) para que a publicação do relatório seja apressada.

“A Alboa apela publicamente ao Banco de Portugal para que apresse, termine e publique o relatório encomendado à Baker Tilly sobre a resolução do Banif, a bem do normal funcionamento das instituições e do reconhecimento dos que comprovadamente foram enganados e espoliados por um banco que – recorde-se mais uma vez – estava à data intervencionado pelo Estado”, lê-se no comunicado enviado às redações pela associação que representa os lesados do banco.

Por lei, a cada resolução bancária tem de ser feita uma auditoria que determine se os credores de um determinado banco teriam sido mais beneficiados se, em vez da resolução, o banco tivesse ido para liquidação.

No caso do BES, por exemplo, a auditoria da Deloitte definiu que os credores subordinados nada teriam a receber, mas que os credores seniores, que na sua maioria tinham ido para o Novo Banco, teriam de obter, pelo menos, 31,7% do seu investimento.

No caso do Banif, continua a ser uma incógnita. Várias fontes do setor, citadas pelo matutino, têm vindo a apontar para uma perspetiva de recuperação limitada para os credores subordinados, enquanto que os credores seniores viram os seus títulos de dívida transferidos para o Santander, aquando da resolução.

“A demora na elaboração daquele documento, encomendado à consultora Baker Tilly, e essencial para o cálculo da recuperação dos créditos dos lesados do Banif e de outros credores do banco, desespera quem espera a publicação do referido relatório para prosseguir a legítima defesa dos seus interesses”, sublinha a nota.

O relatório dará conta da existência de algum montante que os credores do Banif tenham de recuperar, mas tal só acontecerá no âmbito da liquidação do Banif, que está atrasada.

Isto significa que, só se não conseguirem recuperar a percentagem definida na auditoria na liquidação é que podem ser indemnizados pelo Fundo de Resolução. Só que o processo de liquidação do Banif, a correr na justiça, continua a demorar

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha o BANIF, o banco que nem o troika nem o governo da altura repararam que estava prestes a explodir!.
    Tantos especialistas nacionais e internacionais pagos a peso de ouro e ninguém viu absolutamente nada!…

RESPONDER

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …