Encontrado banho ritual em Jerusalém. Pode ligar o local à noite da Última Ceia de Jesus

“A Última Ceia” de Leonardo da Vinci

Um banho ritual da era do Segundo Templo, recentemente descoberto no Monte das Oliveiras em Jerusalém, no local que se acredita ser o Getsémani do Novo Testamento, está a ser apresentado como a primeira evidência que liga o local de peregrinação ao período em que Jesus viveu.

Em escavações lideradas pela Autoridade de Antiguidades de Israel, os arqueólogos também encontraram os restos de uma igreja bizantina, construída há cerca de 1.500 anos, e estruturas do período das Cruzadas.

A Basílica do Getsémani, também conhecida como das Nações ou da Agonia, foi erguida entre 1919 e 1924 no local onde Jesus Cristo foi traído por um dos seus discípulos e preso pelos romanos, segundo o Novo Testamento. É um dos templos cristãos mais importantes do mundo, visitado por milhares de peregrinos todos os anos.

De acordo com os quatro Evangelhos, o Getsémani é o local em que Jesus passou uma noite de agonia após a Última Ceia, aceitou a eventual traição de Judas e foi preso pelos guardas do Templo do Sinédrio.

Apesar de ser conhecido por este contexto, até hoje não havia evidências definitivas sobre a região neste período. Agora, a descoberta pode criar um elo definitivo entre o local e a história de Jesus Cristo.

De acordo com o El Español, as estruturas do antigo banho ritual judeu foram descobertas graças a uma campanha arqueológica lançada após uma série de vestígios terem sido descobertos durante a construção de um túnel na área.

Destaca-se a identificação dos degraus intactos pelos quais os fiéis desceram até à área das águas, onde se terão lavado antes de entrar na montanha e rezar no templo.

Amit Re’em, o arqueólogo responsável pelas escavações, sublinhou, em declarações ao The Times of Israel, que “a descoberta deste banho, num contexto sem edificações, atesta a existência de uma indústria agrícola de há 2.000 anos, possivelmente destinada à produção de azeite ou vinho”. “As leis de purificação judaicas exigiam que esses trabalhadores se purificassem”, acrescentou.

Pode ser também a explicação do antigo nome do local: gat shemanim, em hebraico, significa “prensa de óleo”.

O franciscano Francesco Patton, guardião da Terra Santa, destacou que as últimas escavações realizadas “confirmam a antiguidade da memória e da tradição cristã ligada ao lugar”.

Outras descobertas incluem os restos de uma igreja bizantina do século VI, delicadamente ornamentada e desconhecida, sobre a qual um edifício maior foi construído na época das Cruzadas e que servia como mosteiro ou hospício para peregrinos cristãos. Esta construção tinha várias salas e sofisticados sistemas de canalização de água.

Arqueólogos descobriram evidências da destruição do local no século XII, provavelmente em 1187, quando Saladino tirou Jerusalém do reino das Cruzadas e ordenou a destruição de todas as igrejas da cidade. O sultão usou as pedras desses templos para reforçar as muralhas da cidade.

“As escavações no Getsémani são um excelente exemplo da investigação de Jerusalém no seu melhor, em que várias tradições e crenças são combinadas com arqueologia e evidências históricas”, disse Amit Re’em. “Os vestígios arqueológicos recém-descobertos serão incorporados ao centro de visitantes que está a ser construído no local e serão exibidos para turistas e peregrinos.”

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …