Bancos sobem comissões no Crédito à Habitação para compensar juros negativos

Com a descida das taxas Euribor, muitos Bancos vêem-se obrigados a pagar juros aos clientes com Crédito à Habitação, o que está a levá-los a procurar alternativas para equilibrar os lucros. Desta forma, são cada vez mais as instituições que estão a aumentar as prestações associados aos empréstimos para compra de casa.

Foram cinco os bancos que agravaram as suas comissões em serviços relacionados com o Crédito à Habitação, segundo uma análise divulgada pelo Jornal de Notícias aos preçários das principais instituições financeiras que actuam em Portugal, entre Dezembro de 2019 e este mês de Fevereiro de 2020.

Entre os serviços onde se verificou aumento de preços está o valor que é pago pelos clientes para que os Bancos lhes cobrem as prestações do empréstimo. No caso da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o valor passou para os 2,75 euros por mês, o que dá 33 euros por ano.

A comissão de gestão da prestação do Crédito à Habitação aumentou também no Crédito Agrícola, situando-se igualmente nos 2,75 euros por mês. O Banco também subiu em 30 euros a comissão de análise de dossier que custa agora 270 euros, enquanto a abertura de dossier ficou 25 euros mais cara, custando 175 euros. A avaliação também fica dez euros mais cara do que em Dezembro passado.

No BPI, a comissão de dossier subiu 5 euros, custando agora 290 euros, enquanto a preparação de minutas de escritura fica por 190 euros, ou seja, é 5 euros mais cara.

No Bankinter, houve um aumento de 25 euros por cada vistoria no Crédito à Habitação, custando agora 150 euros. Cada empréstimo implica, habitualmente, quatro vistorias, o que implica para os clientes um pagamento global de 600 euros, mais cem euros do em Dezembro passado.

No Banco Best, foram agravados os valores das declarações de dívida no Crédito à Habitação e de encargo com prestações, ficando 10 euros mais caras – cada uma custa agora 60 euros.

O aumento destas comissões justifica-se num cenário de taxas Euribor baixas, em que cada vez mais Bancos se vêem forçados a pagar juros aos clientes no Crédito à Habitação. Por outro lado, o crescente aumento da procura por empréstimos para comprar casa, depois de ultrapassado o cenário de crise, leva a que as instituições financeiras procurem rentabilizar os lucros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …