Cerca de 200 bancos americanos podem entrar em colapso, adverte estudo

Tony Webster / Flickr

Silicon Valley Bank

Cerca de 200 instituições bancárias norte-americanas são suscetíveis de ter o mesmo destino que o Silicon Valley Bank (SBV) teve na semana passada, segundo um novo estudo.

Se metade dos norte-americanos que depositam dinheiro nos bancos retirasse abruptamente os seus fundos, 186 dessas instituições correriam o risco de falir como o SVB, relatou o Interesting Engineering.

Sem o envolvimento ou a recapitalização do Governo, “os nossos cálculos sugerem que estes bancos estão certamente em risco de falir”, revelou a análise, realizado por investigadores das universidade da Califórnia, de Stanford e da Columbia.

Embora o governo norte-americano proteja os depósitos até 250.000 dólares, o relatório afirma que estes bancos em risco têm uma proporção significativa de depositantes não segurados, que têm mais probabilidade de levantar o seu dinheiro por medo de o perder.

O problema é que os ativos dos bancos examinados são constituídos principalmente por títulos garantidos por hipotecas e obrigações do Estado, ambos afetados negativamente pelos recentes aumentos das taxas de juro por parte da Reserva Federal.

Os reguladores forçaram o SVB a fechar as suas portas na semana passada, marcando ao segundo maior colapso bancário da história norte-americana e o maior desde a crise financeira de 2008.

Em menos de 48 horas, o reinado de 40 anos do banco chegou ao fim em resultado de um pânico desencadeado pela comunidade de capital em risco que o SVB tinha fomentado e servido.

O fracasso de três grandes bancos em três dias criou um caos na indústria bancária dos Estados Unidos (EUA). O Silvergate Capital, com sede na Califórnia, foi o primeiro a sofrer, anunciando que tinha entrado em liquidação voluntária após ter incorrido em perdas de mil milhões de dólares no trimestre anterior.

Menos de 24 horas depois, o SVB, o 18.º maior banco do país, entrou em processo de liquidação judicial. Foi a maior falência bancária da história dos EUA e a pior desde a Grande Recessão.

A terceira falência veio do Signature Bank, sediado em Nova Iorque.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.