Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

José Sena Goulão / Lusa

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016.

Estes dados são avançados pelo Jornal de Notícias que aponta que BCP, CGD, Santander Totta, Novo Banco, BPI e Montepio amealharam mais 90 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2017 do que no mesmo período, no ano passado.

Em 2016, estes bancos tinham arrecado 1,53 mil milhões de euros em comissões, durante os primeiros nove meses do ano, segundo os dados do JN. Em 2017, facturaram de Janeiro a Setembro 1,62 mil milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.

Estes resultados reflectem, em grande parte, as revisões efectuadas pelos Bancos nos preçários das comissões cobradas aos clientes pelos diversos serviços que prestam.

Nos últimos meses, quase todos os Bancos procederam a aumentos no preço destas comissões, alegando que têm que o fazer para conseguirem gerar lucros.

O Montepio Geral revela a maior subida nas comissões líquidas recebidas, com um aumento de 19,3%, para os 83,9 milhões de euros, refere o JN, notando que o banco explica estes resultados com “o impacto favorável da adequação do preçário à proposta de valor do grupo e da maior dinâmica de negócio”.

O Novo Banco registou um aumento de 12% nas comissões, situando-se nos 231,1 milhões de euros, e no BPI a subida foi de 9,1%, para os 216 milhões de euros.

Na Caixa Geral de Depósitos verificou-se uma subida de 1,8% para os 342 milhões de euros, mas este valor “ainda não reflecte totalmente o agravamento das comissões que entrou em vigor em Setembro”, lembra o JN.

O Santander Totta conseguiu 248,9 milhões de euros em comissões, o que constitui um aumento de 4,7%.

Já o BCP anunciou uma descida de 1,6% no valor das comissões cobradas, situando-se nos 337,7 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Olha que novidade me dão!! Com custos de manutenção de contas bastante superiores aos juros das contas, não é novidade o lucro que eles tiram! Ainda não entendi, como é que alguns ou quase todos os bancos conseguem ter prejuízos! Quer dizer, faço uma ideia! Só não percebo como conseguem ludibriar o povo, visto que eles fazem as coisas à descarada! lol

    • Exactamente – não é por falta de escolha!!
      Eu, em mais de 20 anos de contas à ordem e cartões de debito e de credito, nunca paguei comissões!!
      Será mais por falta de informação – mas isso tem que, obviamente, partir dos clientes!
      Também há milhares de pessoas com os tarifários de telemóvel/Internet errados e que pagam demais só porque não se informam!
      Se não perdessem tanto tempo a indignar-se no Facebook e/ou a ver lixo na Internet, se calhar poupavam uns trocos…

        • Completamente em desacordo!!
          O Estado não é o “pai” nem pode andar com as pessoas todas “ao colo”!
          Os bancos tem (obrigatoriamente) um preçário publico e cabe a cada um procurar os servicos/preços que melhor lhe convém.
          Se a maioria das pessoas tem tempo e acesso à Internet para “brincar” no Facebook ou para ver palermices no YouTube também devem ter consultar o valor das comissões cobradas pelos bancos!!
          É tudo uma questão de prioridades.
          .
          O Estado deveria era intervir nas burlas como o Calcitrim, astrologia, videntes, etc, mas se a maior burla de todas – a Igreja Católica – é perfeitamente legal, então cada um pode vender a fé e as tangas que lhes apetece!!

  2. E pior ainda muitos desses bancos ainda ganham mais comissões ( e estas são elevadíssimas) por conseguirem vender seguros ou produtos chamados de “prestigio”, que vão desde vinhos, artigos para a casa ou jóias aos seus clientes. Muitos são vendidos quase como obrigatório para redução de preço em contratação de crédito, e, outros por muitos contactos efectuados pelos funcionários do banco a pressionar os clientes a adquirir, chegando até a convidar os clientes várias vezes no mês a estarem presentes em demonstrações destes artigos que são expostos em balcões do banco ou até em Hotéis lembrando os convites para time sharing! E muitos desses produtos vendidos são de marcas claro de amigos ou familiares dos administradores ou até de grandes gestores destas instituições! Uma vergonha que acontece apenas em alguns bancos e ninguém controla!

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …