Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

José Sena Goulão / Lusa

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016.

Estes dados são avançados pelo Jornal de Notícias que aponta que BCP, CGD, Santander Totta, Novo Banco, BPI e Montepio amealharam mais 90 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2017 do que no mesmo período, no ano passado.

Em 2016, estes bancos tinham arrecado 1,53 mil milhões de euros em comissões, durante os primeiros nove meses do ano, segundo os dados do JN. Em 2017, facturaram de Janeiro a Setembro 1,62 mil milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.

Estes resultados reflectem, em grande parte, as revisões efectuadas pelos Bancos nos preçários das comissões cobradas aos clientes pelos diversos serviços que prestam.

Nos últimos meses, quase todos os Bancos procederam a aumentos no preço destas comissões, alegando que têm que o fazer para conseguirem gerar lucros.

O Montepio Geral revela a maior subida nas comissões líquidas recebidas, com um aumento de 19,3%, para os 83,9 milhões de euros, refere o JN, notando que o banco explica estes resultados com “o impacto favorável da adequação do preçário à proposta de valor do grupo e da maior dinâmica de negócio”.

O Novo Banco registou um aumento de 12% nas comissões, situando-se nos 231,1 milhões de euros, e no BPI a subida foi de 9,1%, para os 216 milhões de euros.

Na Caixa Geral de Depósitos verificou-se uma subida de 1,8% para os 342 milhões de euros, mas este valor “ainda não reflecte totalmente o agravamento das comissões que entrou em vigor em Setembro”, lembra o JN.

O Santander Totta conseguiu 248,9 milhões de euros em comissões, o que constitui um aumento de 4,7%.

Já o BCP anunciou uma descida de 1,6% no valor das comissões cobradas, situando-se nos 337,7 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Olha que novidade me dão!! Com custos de manutenção de contas bastante superiores aos juros das contas, não é novidade o lucro que eles tiram! Ainda não entendi, como é que alguns ou quase todos os bancos conseguem ter prejuízos! Quer dizer, faço uma ideia! Só não percebo como conseguem ludibriar o povo, visto que eles fazem as coisas à descarada! lol

    • Exactamente – não é por falta de escolha!!
      Eu, em mais de 20 anos de contas à ordem e cartões de debito e de credito, nunca paguei comissões!!
      Será mais por falta de informação – mas isso tem que, obviamente, partir dos clientes!
      Também há milhares de pessoas com os tarifários de telemóvel/Internet errados e que pagam demais só porque não se informam!
      Se não perdessem tanto tempo a indignar-se no Facebook e/ou a ver lixo na Internet, se calhar poupavam uns trocos…

        • Completamente em desacordo!!
          O Estado não é o “pai” nem pode andar com as pessoas todas “ao colo”!
          Os bancos tem (obrigatoriamente) um preçário publico e cabe a cada um procurar os servicos/preços que melhor lhe convém.
          Se a maioria das pessoas tem tempo e acesso à Internet para “brincar” no Facebook ou para ver palermices no YouTube também devem ter consultar o valor das comissões cobradas pelos bancos!!
          É tudo uma questão de prioridades.
          .
          O Estado deveria era intervir nas burlas como o Calcitrim, astrologia, videntes, etc, mas se a maior burla de todas – a Igreja Católica – é perfeitamente legal, então cada um pode vender a fé e as tangas que lhes apetece!!

  2. E pior ainda muitos desses bancos ainda ganham mais comissões ( e estas são elevadíssimas) por conseguirem vender seguros ou produtos chamados de “prestigio”, que vão desde vinhos, artigos para a casa ou jóias aos seus clientes. Muitos são vendidos quase como obrigatório para redução de preço em contratação de crédito, e, outros por muitos contactos efectuados pelos funcionários do banco a pressionar os clientes a adquirir, chegando até a convidar os clientes várias vezes no mês a estarem presentes em demonstrações destes artigos que são expostos em balcões do banco ou até em Hotéis lembrando os convites para time sharing! E muitos desses produtos vendidos são de marcas claro de amigos ou familiares dos administradores ou até de grandes gestores destas instituições! Uma vergonha que acontece apenas em alguns bancos e ninguém controla!

RESPONDER

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …