/

Bancos aceleram concessão de crédito antes da entrada em vigor dos novos limites do BdP

15

Desde o início do ano, a Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, já reduziu duas vezes o spread e acelerou os prazos de resposta. Já o Novo Banco reduziu o spread, igualando os valores mais baixos do mercado.

Em dezembro do ano passado, o Banco de Portugal lançou um alerta sobre a aceleração na concessão de crédito à habitação por parte dos bancos nacionais.

No Relatório de Estabilidade Financeira, o BdP assumia que “o atual contexto de baixas taxas de juro concorre com outros fatores para uma menor restritividade nos critérios de concessão de crédito, aumentando a probabilidade de financiamento de mutuários com menor capacidade de pagamento, em particular projetos cuja viabilidade poderá ser posta em causa num cenário de normalização das taxas de juro”.

Em fevereiro, o supervisor entendeu que havia mesmo razões para colocar um travão e avançou com um conjunto de recomendações, mas com entrada em vigor apenas a partir de julho.

Esta decisão fez com que alguns bancos nacionais acelerassem, nos últimos meses, a concessão de crédito às famílias antes da chegada dos novos limites recomendados pelo Banco de Portugal.

Desde o início do ano, a Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, já reduziu duas vezes a margem que cobra aos clientes para emprestar dinheiro – o spread – e acelerou os prazos de resposta. Por sua vez, o Novo Banco reduziu o spread, igualando os valores mais baixos do mercado.

Este comportamento, face à previsível subida das taxas de juro, pode levar a que as famílias não tenham capacidade de suportar os empréstimos, escreve o Público, esta terça-feira.

Carlos Costa, governados do Banco de Portugal, reconheceu há poucos dias a preocupação com a situação atual, ao admitir que, caso os bancos não cumpram as várias recomendações, o passo seguinte “é uma injunção”, passando a ter carácter obrigatório.

ZAP //

15 Comments

  1. É o total aproveitamento dos Bancos e das Mediadoras imobiliárias, Clientes com fracos recursos são 95%, mas um excelente negócio para os bancos que cobram valores de avaliação exorbitantes e pagam aos peritos avaliadores que assumem responsabilidade valores ridículos. Tem sido negócio da China vender o trabalhos dos avaliadores.

  2. Pena é trabalhar como um escravo (+ de 14h por dia) que nem na era do meu treta avó, há mais de 13 anos, sempre descontei e cumpri com os meus direitos, sou sócio-gerente de uma empresa sem qualquer divida, nunca fez um pedido de empréstimo e agora ter de ficar sem casa devido a toda gente crer ganhar dinheiro a vender casas e os alugueres estão a preços absurdos, nunca devi nada a ninguém tudo que tenho foi com o meu suor e agora ter de ir para debaixo da ponte ou voltar a casa dos pais, pois credito nao tenho (alias tenho com spread absurdos), Isto é um complô entre bancos, agências imobiliárias, etc.
    Tenho vergonha de ter neste pais de M****.
    E dói mais quando vemos muita gente a viver bem (Carros de Altas Gamas, Excelentes Palácios, Vidas Tranquilas), tudo com o dinheiro de quem trabalha e desconta todos os meses.
    PAIS ROTO
    SOCIEDADE ROTA
    Os ricos cada vez mais ricos (com o dinheiro dos outros)
    Os pobres cada vez mais enterrados (trabalha para os ricos)
    VERGONHOSO

    • Mas isso dos ricos cada vez mais ricos não era ao tempo do Estado Novo?
      Agora estamos Democracia pelo que não pode ser verdade termos ricos cada vez mais ricos.
      Estamos todos em condições de igualdade.

  3. o pior é quando um sugeito que já foi presidente de arcos de valvez, ter no tempo dele feito uma moradia para turismo e ser ele a ocupar a mesma abitação, isso é que é imprecionante, mas culpa são os moradores de lá que permita isso, povo paga para isso, mas como sempre ser o cão grande a beneficiar, por isso que os ricos istrangeiros gostam de Portugal..

    • Ena pá como é que isso anda por aí…
      Arcos de Valvez – Onde raio é que fica isso?!
      abitação – C’um filha da p)”#$
      Imprecionante – Bem, esta partiu-me a p#$%&
      istrangeiros – vai-me à horta pá… ou à escola
      “sugeito” – f”%$#&$. NUNCA TINHA VISTO!

      Isso é uma antevisão do próximo acordo ortográfico ou é mesmo falta de aulas?

      • senhor professor de baixo nivelo, vejo tanto professor a me criticar e apanho alguns erros, mas pronto senhor professor de baixo nivelo venho corrigir o meu erro, é Arcos de Valdevez, pronto senhor professor de baixo nivelo está melhor? enfim tanta porcaria por causa dos meus erros.. mas é bom no final de conta, se vê que estão atentos, sim sou estrangeiro com muito gosto, pelumenos faço os meus descontos e ajudo para que muitos estejam a mamar as minhas custas, posso ter mau Português mas não como as suas custas.. o Português tem um grande defeito se achar melhor que os outros, mas quando se vê a maneira de alguns estar se vê que afinal são pequenos, sim sou estrangeiro mas meus pais são Portugueses, satisfeito professor de baixo nivelo? desculpa para quem não tem culpa

  4. Condições de igualdade?
    Igualdade era esses senhores passarem por o que eu e muitos como eu passo e depois ai sim emitiam leis, comunicados o que lhes apetece-se, agora estar ali sentado na cadeira a ganhar num mês mais do que a maioria ganha num ano, ao menos os jogadores de futebol ganham muito dinheiro mas prontos vá lá correm atrás de uma bola, burros são os que pagam para os ver (Eu sou um deles) agora esses senhores que vão para ministros/presidentes/etc não fazem nada a não ser ir a reuniões e gerir o dinheiro e a vida do POVO…
    Ao menos que o soubessem gerir já justificava qualquer coisa mas infelizmente nem isso…
    Bota é dar € a Bancos e afins o que interessa é eles estarem ali uns tempos e roubar aos Escravos para garantirem a sua própria estabilidade.
    Se eu fosse endinheirado, com certeza que não estava a passar por isto, aliás os próprios Bancos é que me estariam a ligar a oferecer mundos e fundos só para eu colocar la o meu dinheiro.
    Por isso é que tento usar os bancos o menos possível…
    Vão roubar outros….
    Em Portugal se queres ter uma vida minimamente estável (não me refiro a luxos, apenas o básico que toda a gente precisa para viver), temos de ser vigaristas, se nao tiveres arcabouço para tal nunca serás mais que um contribuinte a trabalhar horas a fio para encher os bolsos desses malandros… VIVA PORTUGAL
    Só tenho pena de não ter sangue frio para ser igual a vocês, com certeza que nem estava a comentar aqui…
    DESABAFO DE UMA PESSOA QUE TRABALHA COMO UM ESCRAVO MESMO, E NUNCA TENHO DIREITO A NADA MESMO, OUTROS NEM TRABALHAM E TÊM TUDO ATÉ AQUILO QUE NÃO QUEREM

    • Mas olhe que o nosso PM consegue ganhar muito em pouco tempo e sem qualquer trabalho. É um grande especulador imobiliário! Dobrou o preço de um apartamento em 10 meses. Já viu? Anda o senhor, eu e outros a trabalharmos como ursos e depois vem um artista ganhar 50 mil sem qualquer esforço.

  5. Este Costa ( o do BP ) é que é um artista.
    Quando os banqueiros fizeram a sangria ao erário público, que já vai em mais de 30 MIL MILHÕES,estava calado como um rato ( a comer da gamela).
    Agora dá ar de estar preocupado que os bancos emprestem mais do que devem aos que sempre pagaram os seus empréstimos, e os que infelizmente deixaram de poder pagar os bancos confiscaram-lhes as casas para as vender outra vez,ou seja,lucrando duas vezes com o mesmo negócio.
    O Costa ( o do BP ) devia era baixar os juros dos créditos porque nesses é que os bancos enchem os bolsos.
    Não pagam nada nos depósitos e cobram mais de 18% nos empréstimos de crédito, que tem subido ultimamente.
    Só que este Costa ( o do BP ) é pau mandado do outro Costa ( o PM ) que também lucra com estes truques.
    Enquanto os cidadãos se deixarem enganar e não lutarem contra estes roubos nada mudará.

  6. A situação não é consequência dos poucos. É a manifestação do coletivo.

    Toma responsabilidade pelas circunstâncias em que te encontras e talvez consigas exercer mudança à tua condição.

    Ou em alternativa podes publicar um comentário azedo a apontar dedos e criar mais do mesmo. :F

    • Mas porquê, que em vez de virem para aqui, especular, não se juntam, e fazem uma manifestação, junto á assembleia da republica.

      • O poder centralizado existe porque fazemos questão em fazer parte dele. De tal modo que a melhor forma de exercer a mudança de um sistema é sair dele. É o expoente máximo de rebelião.

        Se a manifestação for a favor da alternativa e nela focada, então será essa a realidade manifestada. De igual modo, uma manifestação contra algo apenas trará mais do mesmo.

        Ou como dizem, se és contra a guerra, organiza uma manifestação pacifica, a favor da Paz.

  7. Mas porquê, que em vez de virem para aqui, especular, não se juntam, e fazem uma manifestação, junto á assembleia da republica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.