/

Banco de Portugal aponta falhas ao BCP no controlo ao branqueamento de capitais

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Millenium BCP, Nuno Amado

O Banco de Portugal abriu um processo contra o Banco Comercial Português por falhas no controlo ao branqueamento de capitais. Para o Banco de Portugal, o BCP falhou, em 2012, na implementação de medidas de combate.

O Banco de Portugal acusou, a meio do ano passado, o Banco Comercial Português (BCP) de ter cometido falhas no cumprimento das medidas que visam o combate ao branqueamento de capitais no ano de 2012.

O documento refere que o BCP é acusado de uma “alegada violação de alguns procedimentos de combate a branqueamento de capitais, relativamente a medidas adicionais de ‘due dilligence’ aos clientes e monotorização e acompanhamento de operações”, lê-se num prospeto do BCP, com data de novembro do ano passado.

De acordo com o Jornal de Negócios, estão em causa dois clientes do banco e um outro “a eles associado”, que não estão identificados. Os pormenores sobre a acusação não são divulgados no documento, contudo o BCP garante que a sua estratégia de combate ao branqueamento de capitais é “adequada”.

O BCP já se defendeu e decorre a fase de instrução deste processo. A decisão final de condenação ou arquivamento por parte do regulador deverá ser divulgada ainda este semestre. Ao Negócios, a instituição financeira liderada por Nuno Amado preferiu não fazer comentários sobre esta situação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.