Banca cobrou 8,8 milhões de euros por dia em comissões

Mário Cruz / Lusa

Entre 2007 e o primeiro semestre de 2019, os bancos cobraram um total de 40,3 mil milhões de euros em comissões, escreve o Jornal de Notícias, dando conta que este valor representa 50% do empréstimo da troika ao país.

Em média, os bancos cobraram 8,8 milhões de euros por dia, frisa o diário, que avança os números esta segunda-feira, citando dados do Banco de Portugal.

Questionada pelo matutino sobre os valores, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) afirma que estes se justificam pelo baixo custo do dinheiro (as taxas de juro são mesmo negativas neste momento), o que pressiona a chamada margem financeira — a diferença entre o que o banco paga em juros e o que ganha em juros com os clientes.

Tendo em conta que a margem financeira – que ainda representa três vezes mais dinheiro do que as comissões – caiu 23% entre 2007 e 2018 que o total das receitas dos bancos caiu de 13,8 mil milhões para 9,3 mil milhões de euros no mesmo período, “é inevitável que os bancos tenham de recorrer a fontes complementares de receita”.

“No atual contexto de taxas de juro negativas, em que a margem financeira se encontra muito pressionada, é inevitável que os bancos tenham que recorrer a fontes complementares de receita, como as comissões, absolutamente legítimas na atividade bancária, uma atividade económica e concorrencial como as outras e não um serviço público”, refere a Associação Portuguesa de Bancos (APB), em declarações ao matutino.

Por outro lado,  valor médio das comissões, caiu 8%.

O balanço do JN, recorda o jornal Observador, surge depois de o Governo ter proposto uma avaliação das comissões que os bancos cobram aos clientes.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Chulice total ! Nada mais a dizer ! Quem for inteligente deixe de trabalhar com os bancos.
    Os bancos só existem por causa do seu dinheiro !

  2. Surro e Eu, posso ser patrão meu amigo Surro e não acredito que haja um banco que tenha portas abertas
    gratuitamente para ter o dinheiro dos clientes meu amigo Eu.
    Sou do tempo que levava uma lista de notas e moedas para levantar dinheiro para pagar salários e as pessoas viviam mais felizes e não eram roubadas. agora para lá ter o dinheiro pagam a miséria dos juros e
    levam as comissões pelos levantamentos ao balcão, transferencias, etc. Resumindo : estão a pagar ao
    banco para vos guardar o dinheiro e pagam ainda por cima. Se precisarem dee ajuda eles emprestam sim a
    10 e 11% em contrapartida do 1 ou 1,5% a prazo.
    As pessoas gostam de de andar com um cartãozinho no bolso e pagar com todas as comodidades e até com o amigo fiel do telemovel qua anda sempre no bolso e dá para tudo e mais alguma coisa e no fim não serve para nada. Quando se têm dinheiro vivo controla-se mais o gasto.
    Eu falo e escrevo dando um tiro no pé porque tb uso os bancos para o dia a dia dos compromissos pois hoje em dia débitos directos fica mais barato mas no fundo da questão é perguntar aos clientes do BES e um dia destes aos do Montepio onde parou afinal a confiança e segurança nas entidades que apresentam recordes
    de roubalheira e ainda pedem dinheiro emprestado e deixam clientes na miséria. Já viram mesmo o Estado
    deixar ir abaixo algum banco ? Não ficava mais barato a nós eles fecharem que andarem a injectar
    dinheiro para a sobrevivência da elite económica que controla a vida de todos ? Pensem nisso !
    Além do dinheiro os custos judiciais que todos nós pagamos. Não vão ser os bancos a ficar de fora quando em tudo o que fazemos, tudo o que mexemos, comemos, usamos no nosso dia tem impostos e taxas e taxinhas. Digam apenas uma coisa na vossa vida que não paga taxa ou imposto desde a fase zero de existência até à venda e consumo. Uma só ! Por isso os bancos não dão nada a ninguém com uma única excapção : dão-vos uma salsicha se tiverem lá um porco inteiro.

RESPONDER

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …