Banca cobrou 8,8 milhões de euros por dia em comissões

Mário Cruz / Lusa

Entre 2007 e o primeiro semestre de 2019, os bancos cobraram um total de 40,3 mil milhões de euros em comissões, escreve o Jornal de Notícias, dando conta que este valor representa 50% do empréstimo da troika ao país.

Em média, os bancos cobraram 8,8 milhões de euros por dia, frisa o diário, que avança os números esta segunda-feira, citando dados do Banco de Portugal.

Questionada pelo matutino sobre os valores, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) afirma que estes se justificam pelo baixo custo do dinheiro (as taxas de juro são mesmo negativas neste momento), o que pressiona a chamada margem financeira — a diferença entre o que o banco paga em juros e o que ganha em juros com os clientes.

Tendo em conta que a margem financeira – que ainda representa três vezes mais dinheiro do que as comissões – caiu 23% entre 2007 e 2018 que o total das receitas dos bancos caiu de 13,8 mil milhões para 9,3 mil milhões de euros no mesmo período, “é inevitável que os bancos tenham de recorrer a fontes complementares de receita”.

“No atual contexto de taxas de juro negativas, em que a margem financeira se encontra muito pressionada, é inevitável que os bancos tenham que recorrer a fontes complementares de receita, como as comissões, absolutamente legítimas na atividade bancária, uma atividade económica e concorrencial como as outras e não um serviço público”, refere a Associação Portuguesa de Bancos (APB), em declarações ao matutino.

Por outro lado,  valor médio das comissões, caiu 8%.

O balanço do JN, recorda o jornal Observador, surge depois de o Governo ter proposto uma avaliação das comissões que os bancos cobram aos clientes.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Chulice total ! Nada mais a dizer ! Quem for inteligente deixe de trabalhar com os bancos.
    Os bancos só existem por causa do seu dinheiro !

  2. Surro e Eu, posso ser patrão meu amigo Surro e não acredito que haja um banco que tenha portas abertas
    gratuitamente para ter o dinheiro dos clientes meu amigo Eu.
    Sou do tempo que levava uma lista de notas e moedas para levantar dinheiro para pagar salários e as pessoas viviam mais felizes e não eram roubadas. agora para lá ter o dinheiro pagam a miséria dos juros e
    levam as comissões pelos levantamentos ao balcão, transferencias, etc. Resumindo : estão a pagar ao
    banco para vos guardar o dinheiro e pagam ainda por cima. Se precisarem dee ajuda eles emprestam sim a
    10 e 11% em contrapartida do 1 ou 1,5% a prazo.
    As pessoas gostam de de andar com um cartãozinho no bolso e pagar com todas as comodidades e até com o amigo fiel do telemovel qua anda sempre no bolso e dá para tudo e mais alguma coisa e no fim não serve para nada. Quando se têm dinheiro vivo controla-se mais o gasto.
    Eu falo e escrevo dando um tiro no pé porque tb uso os bancos para o dia a dia dos compromissos pois hoje em dia débitos directos fica mais barato mas no fundo da questão é perguntar aos clientes do BES e um dia destes aos do Montepio onde parou afinal a confiança e segurança nas entidades que apresentam recordes
    de roubalheira e ainda pedem dinheiro emprestado e deixam clientes na miséria. Já viram mesmo o Estado
    deixar ir abaixo algum banco ? Não ficava mais barato a nós eles fecharem que andarem a injectar
    dinheiro para a sobrevivência da elite económica que controla a vida de todos ? Pensem nisso !
    Além do dinheiro os custos judiciais que todos nós pagamos. Não vão ser os bancos a ficar de fora quando em tudo o que fazemos, tudo o que mexemos, comemos, usamos no nosso dia tem impostos e taxas e taxinhas. Digam apenas uma coisa na vossa vida que não paga taxa ou imposto desde a fase zero de existência até à venda e consumo. Uma só ! Por isso os bancos não dão nada a ninguém com uma única excapção : dão-vos uma salsicha se tiverem lá um porco inteiro.

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …