Há baleias-jubarte separadas por 14 mil quilómetros a entoar a mesma canção

As baleias da costa do Equador foram ouvidas a entoar a mesma melodia que as baleias da costa australiana. Os cientistas acreditam que é possível que uma canção se espalhe aos poucos pelas populações globais de jubartes.

Há 14 mil quilómetros a separá-las, mas há uma música que as une. Um novo estudo publicado na Royal Society Open Science revelou que não importa se estão na costa leste da Austrália, na Polinésia Francesa ou perto do Equador — as baleias-jubarte entoam todas as mesmas canções.

Se ter dotes para música é uma estratégia de engate entre os humanos, as baleias-jubarte macho também recorrem a este método na hora da sedução. Cada população tem vocalizações diferentes que são combinadas de forma específica e repetidas ao longo das canções, relata o The New York Times.

Mas, misteriosamente, de vez em quando estas baleias decidem trocar o disco e os temas cantados pelos machos são substituídos por melodias novas. No início do século, as jubarte da costa oeste da Austrália estavam a partilhar os seus êxitos com as amigas da costa leste.

Anos mais tarde, as populações da Polinésia Francesa, a 6000 quilómetros de distância, já trauteavam as mesmas músicas. Agora, os investigadores apanharam baleias na América do Sul a entoar as canções ouvidas pela primeira vez na Austrália.

Ainda não se sabe se as canções podem atravessar o Oceano Índico e dar uma volta completa ao planeta, mas os resultados preliminares sugerem que isso é possível. No entanto, tal como quem ouve um conto acrescenta um ponto, as baleias vão aos poucos mudando as melodias entoadas, tanto que quando esta volta ao mundo for completa, a música já foi tão alterada que será irreconhecível.

Por enquanto, a transmissão das melodias entre os diferentes grupos também continua a ser um mistério. Os cientistas têm uma hipótese — não se sabe onde as jubarte da Polnésia Francesa passam o Verão, mas se procurarem comida no mesmo lugar que as populações do Equador, pode ser aí que lhes ensinam as canções.

Também há indícios de que as baleias-jubarte não cantam apenas durante a época de acasalamento no Inverno e que praticam os seus dotes vocais durante o Verão. Pode ser precisamente nestas alturas que outras populações são expostas às melodias.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.