As baleias jubarte mudam de canções como se fossem DJs

Henri Robert, RBINS

Baleia jubarte

Um novo estudo revelou que as baleias jubarte não mudam as suas canções através de um processo de aprendizagem cultural. A descoberta contradiz a hipótese de transmissão amplamente aceite que sugere que as baleias aprendem canções umas com as outras.

Nem a transmissão cultural, nem a aprendizagem social contribuem significativamente para que as baleias jubarte mudem as suas canções ao longo do tempo, afirmou Eduardo Mercado, professor de Psicologia da Universidade de Buffalo, citado pelo Futurity.

Até agora, os cientistas pensavam que estas baleias eram os únicos mamíferos, além dos humanos, a mudar progressivamente as canções que cantam graças a um processo de aprendizagem cultural.

Mas o novo estudo, publicado no Journal of Comparative Psychology, contradiz esta teoria.

“Acho que os resultados são provocatórios e vão deixar outros investigadores furiosos”, disse Mercado.

A equipa analisou canções de grupos de baleias jubarte que não estavam em contacto acústico umas com as outras, mas que, ainda assim, continuavam a produzir canções acusticamente comparáveis.

“A ideia de que as baleias jubarte são uma parte distinta do reino animal por causa da sua capacidade de aprender canções culturalmente não é verdade”, constatou o investigador.

“A transmissão cultural implica que o que foi ouvido é copiado. Isso significa que não importa o que é ouvido ou o que é copiado. Contudo, o que encontramos é muito específico e preciso, sem nenhum traço de vocalização arbitrária. As músicas mudam com o tempo de uma forma muito precisa“, explicou.

DJs dos oceanos

Para explicar o processo, Eduardo Mercado comparou as baleias a DJs. “Os DJs não podem passar aleatoriamente de uma música para outra. Têm de pensar na correspondência da batida, no ritmo e no clima para manter um fluxo contínuo”, referiu, traçando um paralelo com estes animais.

É nestas transições que os cientistas encontram semelhanças entre populações sem qualquer contacto social ou ligações genéticas. Basicamente, a batida combina quando as baleias mudam de música.

Mercado diz que os resultados do atual estudo questionam o papel da imitação vocal e da transmissão cultural no canto das baleias jubarte, mas não resolvem um mistério: as canções continuam a mudar e ninguém sabe porquê.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …