Um balde de madeira pode ter levado a uma guerra na Itália medieval

Como o próprio nome sugere, “A Guerra do Balde” terá sido despoletada após um balde ter sido roubada por Modena à cidade de Bolonha.

Guerra della secchia rapita. O nome parece mais épico do que realmente é. Trata-se do nome em italiano para o conflito bélico que ficou conhecido como “A Guerra do Balde”. A guerra foi travada em 1325 entre as cidades rivais de Bolonha e Modena, na região de Emilia-Romagna, em Itália.

A guerra foi um episódio na luta de mais de 300 anos entre guelfos e gibelinos, duas fações que apoiavam o Papa e o Sacro Imperador Romano, respetivamente.

Reza a lenda que a guerra teve início após um balde de madeira roubado em Bolonha. Certo dia, um grupo de habitantes de Modena decidiu provar que era melhor que Bolonha. Para tal, infiltraram-se na cidade rival e roubaram um balde como uma espécie de troféu.

Bolonha exigiu a devolução do balde — não porque fosse importante, mas por uma questão de princípio. Modena recusou. Bolonha não viu outra alternativa que não declarar guerra. Depois de recrutar um exército de 32 mil soldados, os bolonheses decidiram marchar rumo a Modena, defendida por 7 mil soldados.

Foi então que se travou a chamada Batalha de Zappolino, a única da guerra, que resultou em 2 mil mortes. Apesar de estar em clara inferioridade, Modena conseguiu derrotar os rivais de Bolonha. De acordo com alguns relatos, um soldado de Modena roubou outro balde de madeira, consumando uma derrota humilhante para Bolonha.

Esta guerra foi tão bizarra que o escritor Alessandro Tassoni escreveu um poema satírico pseudo-épico, La secchia rapita, sobre esta guerra.

Hoje, cerca de 700 anos depois, a Torre Ghirlandina, numa catedral em Modena, ainda tem um balde que simboliza a vitória sobre Bolonha.

Marzia58 / Wikimedia

O balde na Torre Ghirlandina, em Modena.

Apesar dos fascínio por esta versão dos factos, há quem defenda que a razão da guerra não foi o balde. A realidade é que o clima entre as duas cidades já era de tensão.

Alguns relatos sugerem que o balde apenas foi levado como troféu depois da guerra e que, na realidade, o que desencadeou o conflito foi o facto de Modena ter capturado o castelo de Motenveglio, em Bolonha.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.