Vítor Baía diz que houve “interferências externas” na convocatória do Euro 2004

“Notou-se que houve interferências externas”, disse Vítor Baía em relação à sua ausência na convocatória para o Euro 2004. O jogador do FC Porto foi eleito o melhor guarda-redes da Europa nesse mesmo ano.

Decorria o ano de 2004 quando Vítor Baía venceu a Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto e foi eleito o melhor guarda-redes da Europa pela UEFA. Nesse mesmo ano, Baía ficou fora da convocatória da Seleção nacional para o Campeonato Europeu de futebol, que se realizou em Portugal.

“Continuo a não saber o motivo e a razão pela qual não fui chamado. Aquele ano foi extraordinário, vencemos tudo, fui considerado o melhor guarda-redes da Europa e nada fazia prever aquele desfecho. Só uma pessoa, que é o Sr. Scolari, sabe e pode partilhar”, começou por dizer o antigo guarda-redes em entrevista ao Porto Canal.

“Quando esteve no meu programa falou em opções e outras coisas… Notou-se que houve interferências externas. Mas não sou pessoas de guardar rancores e ódios. Só sei que eu saí prejudicado, o Scolari saiu prejudicado e a seleção saiu prejudicada”, assumiu Vítor Baía.

“Era uma opção minha. Um técnico chega a um país e muitas vezes é cercado por pessoas e não tem o conhecimento completo da cultura. Aí faz algumas escolhas”, disse, na altura, o então selecionador português.

Questionado sobre quem foi o melhor guarda-redes português de sempre, Vítor Baía deixou a humildade de lado e justificou.

“Não há dúvidas nenhumas. Para sermos simpáticos e politicamente corretos, temos de ter cuidado. Com a minha idade e experiência, não tenho dúvidas nenhumas relativamente a isso. Já cansa um pouco. Há gerações que não nos viram jogar e que não têm noção do nosso valor. Durante esta pausa têm dado muitos jogos e as pessoas começam a pensar: ‘realmente aqueles rapazes jogavam muito’. Estamos cansados de ser bons rapazes. Éramos os melhores. Não tenho dúvida alguma”, disse, citado pela Tribuna Expresso.

Ricardo, Quim e José Moreira foram os guarda-redes convocados por Scolari para o Euro 2004. Os restantes convocados foram Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Luís Figo, Deco, Maniche, Cristiano Ronaldo, Pedro Pauleta, Paulo Ferreira, Fernando Couto, Beto, Rui Jorge, Rui Costa, Tiago, Petit, Simão Sabrosa, Nuno Gomes e Hélder Postiga.

Portugal viria a perder com a Grécia na final, por 0-1, com um golo de Angelos Charisteas a deitar por terra as esperanças portuguesas de vencer a competição pela primeira vez. Esse feito veio a ser conquistado, 12 anos mais tarde, no Euro 2016.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …