/

Vítor Baía diz que houve “interferências externas” na convocatória do Euro 2004

“Notou-se que houve interferências externas”, disse Vítor Baía em relação à sua ausência na convocatória para o Euro 2004. O jogador do FC Porto foi eleito o melhor guarda-redes da Europa nesse mesmo ano.

Decorria o ano de 2004 quando Vítor Baía venceu a Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto e foi eleito o melhor guarda-redes da Europa pela UEFA. Nesse mesmo ano, Baía ficou fora da convocatória da Seleção nacional para o Campeonato Europeu de futebol, que se realizou em Portugal.

“Continuo a não saber o motivo e a razão pela qual não fui chamado. Aquele ano foi extraordinário, vencemos tudo, fui considerado o melhor guarda-redes da Europa e nada fazia prever aquele desfecho. Só uma pessoa, que é o Sr. Scolari, sabe e pode partilhar”, começou por dizer o antigo guarda-redes em entrevista ao Porto Canal.

“Quando esteve no meu programa falou em opções e outras coisas… Notou-se que houve interferências externas. Mas não sou pessoas de guardar rancores e ódios. Só sei que eu saí prejudicado, o Scolari saiu prejudicado e a seleção saiu prejudicada”, assumiu Vítor Baía.

“Era uma opção minha. Um técnico chega a um país e muitas vezes é cercado por pessoas e não tem o conhecimento completo da cultura. Aí faz algumas escolhas”, disse, na altura, o então selecionador português.

Questionado sobre quem foi o melhor guarda-redes português de sempre, Vítor Baía deixou a humildade de lado e justificou.

“Não há dúvidas nenhumas. Para sermos simpáticos e politicamente corretos, temos de ter cuidado. Com a minha idade e experiência, não tenho dúvidas nenhumas relativamente a isso. Já cansa um pouco. Há gerações que não nos viram jogar e que não têm noção do nosso valor. Durante esta pausa têm dado muitos jogos e as pessoas começam a pensar: ‘realmente aqueles rapazes jogavam muito’. Estamos cansados de ser bons rapazes. Éramos os melhores. Não tenho dúvida alguma”, disse, citado pela Tribuna Expresso.

Ricardo, Quim e José Moreira foram os guarda-redes convocados por Scolari para o Euro 2004. Os restantes convocados foram Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Luís Figo, Deco, Maniche, Cristiano Ronaldo, Pedro Pauleta, Paulo Ferreira, Fernando Couto, Beto, Rui Jorge, Rui Costa, Tiago, Petit, Simão Sabrosa, Nuno Gomes e Hélder Postiga.

Portugal viria a perder com a Grécia na final, por 0-1, com um golo de Angelos Charisteas a deitar por terra as esperanças portuguesas de vencer a competição pela primeira vez. Esse feito veio a ser conquistado, 12 anos mais tarde, no Euro 2016.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.