Descoberta bactéria capaz de neutralizar resíduos nucleares

SandoCap / Flickr

Uma bactéria peculiar, descoberta num armazém de resíduos nucleares na Sibéria, revelou-se bastante promissora como ferramenta para a criação de uma barreira natural contra a disseminação de radionuclídeos.

Investigadores do Instituto moscovita Físico-Químico Frumkin e do Centro Federal de Pesquisas de Biotecnologia da Academia de Ciências da Rússia conseguiram isolar microrganismos que podem ser muito úteis para proteger o meio ambiente dos resíduos nucleares líquidos.

A descoberta foi feita durante análises microbiológicas às águas subterrâneas no local de enterro de resíduos nucleares na cidade russa de Seversk, na Sibéria, onde estão armazenados resíduos nucleares líquidos da Central Química Siberiana que fornece e reprocessa urânio enriquecido para combustível nuclear.

A investigação, divulgada recentemente na revista científica russa Radioaktivnye otkhody, sugere que a bactéria é capaz de converter iões radionuclídeos, inclusivamente aqueles encontrados em urânio e plutónio, em formas sedentárias, protegendo assim o meio ambiente da disseminação de radiação perigosa.

Através de experiências realizadas em laboratório, os cientistas conseguiram determinar as condições necessárias para que a bactéria, que a comunidade científica ainda não atribuiu nome, realize um trabalho muito útil neste campo.

Aliás, segundo os investigadores, este é o primeiro passo para a criação de uma barreira biogeoquímica de radionuclídeos que pode ser usada em locais de enterramento de resíduos nucleares líquidos.

A sociedade presta grande atenção, desde 1980, a investigações microbiológicas sobre territórios contaminados por radionuclídeos e locais de enterramento de resíduos nucleares.

Cientistas de todo o mundo alertam para a necessidade de levar em consideração a demora da decomposição dos compostos radioativos, que podem demorar milhões de anos a decompor-se na natureza.

PARTILHAR

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …