Descoberta bactéria capaz de neutralizar resíduos nucleares

SandoCap / Flickr

Uma bactéria peculiar, descoberta num armazém de resíduos nucleares na Sibéria, revelou-se bastante promissora como ferramenta para a criação de uma barreira natural contra a disseminação de radionuclídeos.

Investigadores do Instituto moscovita Físico-Químico Frumkin e do Centro Federal de Pesquisas de Biotecnologia da Academia de Ciências da Rússia conseguiram isolar microrganismos que podem ser muito úteis para proteger o meio ambiente dos resíduos nucleares líquidos.

A descoberta foi feita durante análises microbiológicas às águas subterrâneas no local de enterro de resíduos nucleares na cidade russa de Seversk, na Sibéria, onde estão armazenados resíduos nucleares líquidos da Central Química Siberiana que fornece e reprocessa urânio enriquecido para combustível nuclear.

A investigação, divulgada recentemente na revista científica russa Radioaktivnye otkhody, sugere que a bactéria é capaz de converter iões radionuclídeos, inclusivamente aqueles encontrados em urânio e plutónio, em formas sedentárias, protegendo assim o meio ambiente da disseminação de radiação perigosa.

Através de experiências realizadas em laboratório, os cientistas conseguiram determinar as condições necessárias para que a bactéria, que a comunidade científica ainda não atribuiu nome, realize um trabalho muito útil neste campo.

Aliás, segundo os investigadores, este é o primeiro passo para a criação de uma barreira biogeoquímica de radionuclídeos que pode ser usada em locais de enterramento de resíduos nucleares líquidos.

A sociedade presta grande atenção, desde 1980, a investigações microbiológicas sobre territórios contaminados por radionuclídeos e locais de enterramento de resíduos nucleares.

Cientistas de todo o mundo alertam para a necessidade de levar em consideração a demora da decomposição dos compostos radioativos, que podem demorar milhões de anos a decompor-se na natureza.

PARTILHAR

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …