Descoberta bactéria capaz de neutralizar resíduos nucleares

SandoCap / Flickr

Uma bactéria peculiar, descoberta num armazém de resíduos nucleares na Sibéria, revelou-se bastante promissora como ferramenta para a criação de uma barreira natural contra a disseminação de radionuclídeos.

Investigadores do Instituto moscovita Físico-Químico Frumkin e do Centro Federal de Pesquisas de Biotecnologia da Academia de Ciências da Rússia conseguiram isolar microrganismos que podem ser muito úteis para proteger o meio ambiente dos resíduos nucleares líquidos.

A descoberta foi feita durante análises microbiológicas às águas subterrâneas no local de enterro de resíduos nucleares na cidade russa de Seversk, na Sibéria, onde estão armazenados resíduos nucleares líquidos da Central Química Siberiana que fornece e reprocessa urânio enriquecido para combustível nuclear.

A investigação, divulgada recentemente na revista científica russa Radioaktivnye otkhody, sugere que a bactéria é capaz de converter iões radionuclídeos, inclusivamente aqueles encontrados em urânio e plutónio, em formas sedentárias, protegendo assim o meio ambiente da disseminação de radiação perigosa.

Através de experiências realizadas em laboratório, os cientistas conseguiram determinar as condições necessárias para que a bactéria, que a comunidade científica ainda não atribuiu nome, realize um trabalho muito útil neste campo.

Aliás, segundo os investigadores, este é o primeiro passo para a criação de uma barreira biogeoquímica de radionuclídeos que pode ser usada em locais de enterramento de resíduos nucleares líquidos.

A sociedade presta grande atenção, desde 1980, a investigações microbiológicas sobre territórios contaminados por radionuclídeos e locais de enterramento de resíduos nucleares.

Cientistas de todo o mundo alertam para a necessidade de levar em consideração a demora da decomposição dos compostos radioativos, que podem demorar milhões de anos a decompor-se na natureza.

PARTILHAR

RESPONDER

EUA preparam-se para deixar de reconhecer pessoas transgénero

A administração Trump está a considerar definir o género como uma condição biológica e imutável determinada pela genitália à nascença. Esta é a medida mais drástica do governo dos EUA para reverter o reconhecimento e …

Encontrado o maior meteorito da história de França

De acordo com a Sociedade Astronómica de França, o meteorito de 477 quilos encontrado em Aube, a 200km de Paris, passou a ser o maior da história do país. O meteorito foi encontrado por astrónomos franceses …

Australiana finge cancro e angaria 34 mil euros

Lucy Wieland, de 27 anos, criou uma falsa campanha de solidariedade para financiar os tratamentos médicos a um suposto cancro nos ovários. A australiana já foi detida e vai ser julgada por fraude. De acordo com …

China critica comentários “ignorantes” do secretário de Estado norte-americano

A imprensa oficial chinesa classificou esta segunda-feira de "ignorantes e mal-intencionadas" as afirmações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que pediu aos líderes da América Latina que mantenham os "olhos bem abertos" para os …

PSP quer mudar lei contra carteiristas. 4,5 milhões de euros roubados só no primeiro semestre

Agentes da PSP querem alteração à lei para travar furtos contra turistas. Só em Lisboa e só no primeiro semestre do ano, foram roubados 4,5 milhões de euros. De acordo com a TSF, nos últimos anos …

Novas revelações implicam príncipe herdeiro na morte de Khashoggi

Há novas revelações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na morte do jornalista Jamal Khashoggi. A imprensa turca publicou, esta segunda-feira, novas informações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, …

Os turistas não contribuem assim tanto para riqueza gerada na capital

Um relatório internacional indica que o peso do setor do turismo na riqueza gerada em Lisboa é, afinal, inferior à média nacional. Um relatório, apresentado esta segunda-feira pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), indica que …

Khashoggi. Líderes exigem investigação "credível", Alemanha suspende venda de armas

Num comunicado conjunto, os governos de França, Reino Unido e Alemanha frisaram a "necessidade urgente de esclarecer" a morte "inaceitável" do jornalista saudita Khashoggi. Merkel, a chanceler alemã, foi ainda mais longe, suspendendo a venda de …

"Até segunda-feira, se Deus quiser". Fernanda Câncio ataca Dina Aguiar

Uma jornalista de um canal público de televisão pode despedir-se dos telespectadores com a expressão "Até segunda-feira, se Deus quiser"? Para Fernando Câncio, é óbvio que não. A jornalista do Diário de Notícias critica a …

Fake News: de Santo Tirso para o Mundo, com passagem pelo Canadá

A divulgação de "fake news" é um dos maiores problemas da Internet dos dias de hoje. Segundo o DN, em Portugal a divulgação de imagens e notícias falsas com suposto teor informativo poderá ter origem …