Azevedo Pereira substitui Teixeira dos Santos na liderança do EuroBic

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos

O ex-diretor-geral da Autoridade Tributária deverá substituir o antigo ministro das Finanças na presidência do EuroBic.

De acordo com o jornal online ECO, que falou com duas fontes que conhecem o processo, José Azevedo Pereira deverá ser o próximo presidente executivo do EuroBic, substituindo Fernando Teixeira dos Santos.

O nome do ex-diretor-geral da Autoridade Tributária, que chegou ao banco há pouco mais de um ano para ficar com o pelouro do risco, já terá sido aprovado pelo Banco de Portugal e, por isso, deverá confirmar-se na assembleia-geral de 14 de setembro.

O jornal online adianta ainda que, além do antigo ministro das Finanças, deverão sair do conselho de administração Fernando Teles, Rui Pedras, Pedro Almeida e Silva e Bernardo Espírito Santo.

Manuel da Luz vai continuar como administrador financeiro; Duarte Pitta Ferraz deverá presidirá à comissão de auditoria; Susana Ferreira, até agora presidente, passará a administradora executiva e Pedro Maia sobe de administrador não-executivo a chairman.

O EuroBic está em processo de venda que, segundo o ECO, tem conhecido desenvolvimentos nas últimas semanas, depois de ter falhado o negócio com os galegos do Abanca. Há vários interessados, entre os quais o banco de investimento Haitong.

Estas mudanças foram desencadeadas pelo caso Luanda Leaks, cuja polémica colocou pressão sobre a empresária Isabel dos Santos, que detém 42,5% do banco. Desde que o caso veio a público, a filha do ex-Presidente de Angola está a desfazer-se das posições que detém em empresas portuguesas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.