Ayatollah Khamenei quer 190 mil centrifugadoras nucleares no Irão

Sajed.ir / Wikimedia

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

O guia supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei, defendeu a instalação de 190 mil centrifugadoras nucleares, número 19 vezes superior ao limite que os EUA querem impor ao abrigo de um acordo em negociação em Viena.

As negociações em Viena sobre o dossiê nuclear iraniano, que juntam à mesa, além do Irão, os membros do grupo “5+1” (Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos, mais a Alemanha), decorrem à porta fechada, pelo que o comentário do guia supremo iraniano figura como a mais aberta declaração feita até ao momento relativamente às exigências de Teerão.

“O objetivo deles [das grandes potências] é que nós aceitemos uma capacidade de 10 mil unidades independentes, o que equivale às 10 mil centrifugadoras do modelo antigo que já temos”, argumentou o ayatollah Ali Khamenei, em declarações publicadas no seu próprio site, que terão sido proferidas na noite de segunda-feira num discurso, fazendo referência às máquinas usadas no processo de enriquecimento de urânio.

Os nossos responsáveis dizem que precisamos de 190 mil. Não necessariamente hoje mas, dentro de dois a cinco anos, essa será certamente uma necessidade inegável”, afirmou Khamenei, a quem caberá a última palavra na matéria, citado no portal.

No mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, afirmou que o Irão poderia manter “várias centenas de centrifugadoras”, enquanto os iranianos exigem “centenas de milhares”.

O objetivo era fechar um acordo até 20 de julho, data em que expira um acordo interino alcançado em novembro, mas estará já em cima da mesa possibilidade de o prazo ser protelado por mais seis meses, algo que, segundo analistas, estará já a ser negociado.

O grupo “5+1” e Teerão negoceiam desde o início do ano esse histórico acordo para impedir o Irão de avançar com a construção de uma bomba atómica, em troca de um levantamento de sanções internacionais que impedem o país de lucrar milhares de milhões de dólares norte-americanos em receitas de petróleo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …