Avião da EasyJet esteve a 1,3 segundos de uma colisão no Aeroporto de Lisboa

Um avião da empresa britânica EasyJet esteve a 1,3 segundos de ter um acidente no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em setembro do ano passado, revela um relatório da Agência Britânica de Investigação de Acidentes Aéreos.

De acordo com o documento, que foi revelado este domingo pelas autoridades de aviação britânicas, um avião  Airbus A320 da EasyJet com 167 pessoas a bordo e de partida para Manchester, no Reino Unido, esteve muito perto de uma colisão.

Quando o avião descolou, conta a Sky News, tinha apenas 10 metros de pista disponíveis, tendo ficado a apenas 1,3 segundos de um embate. Em causa estiveram erros de cálculos dos pilotos.

Quando se preparavam para levantar voo, os pilotos repararam em algo estranho na descolagem: luzes brancas e vermelhas posicionadas nos últimos 900 metros da pista.

Ao calcularem o espaço que teriam disponível para a descolagem, os pilotos tinham utilizado o comprimento total da pista (1.495 metros) quando, na verdade, tinham apenas 110 metros para a manobra, por causa das interseções que existiam na via.

Ambos os pilotos foram interrompidos várias vezes durante a preparação do pré-voo, o que terá contribuído para a falha, conta a emissora britânica.

O eventual acidente, que acabou por ser evitado, “resultaria em danos significativos para a aeronave e para os seus ocupantes”, pode ler-se no relatório. Felizmente, a aeronave conseguiu realizar a manobra no escasso espaço disponível, e levantar voo.

O avião seguiu por isso rumo ao Reino Unido sem quaisquer incidentes a lamentar.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe, mas não percebi quase nada do conteúdo do artigo: O avião passou, de facto, a 10 m acima da cerca? Ou os pilotos pararam (abortaram) a descolagem? Como é que só tinham 110 m para descolar? Não tinham entrado na pista pela cabeceira?
    Gostava que a notícia fosse redigida de novo, com dados mais claros.
    Afora isso, continuem o bom trabalho.
    Cumprimentos.

    • Caro leitor,
      Não havia cerca, havia o limite da pista, que estava a 10m quando a aeronave descolou. O texto foi corrigido e clarificado. Obrigado pelo reparo.

  2. Que trapalhada de notjcia…10 metros, 110 metros, se não tivessem parado a descolagem( então não descolaram?)….alguém que corrija isto por favor!

RESPONDER

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …