/

Avião da EasyJet esteve a 1,3 segundos de uma colisão no Aeroporto de Lisboa

5

Um avião da empresa britânica EasyJet esteve a 1,3 segundos de ter um acidente no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em setembro do ano passado, revela um relatório da Agência Britânica de Investigação de Acidentes Aéreos.

De acordo com o documento, que foi revelado este domingo pelas autoridades de aviação britânicas, um avião  Airbus A320 da EasyJet com 167 pessoas a bordo e de partida para Manchester, no Reino Unido, esteve muito perto de uma colisão.

Quando o avião descolou, conta a Sky News, tinha apenas 10 metros de pista disponíveis, tendo ficado a apenas 1,3 segundos de um embate. Em causa estiveram erros de cálculos dos pilotos.

Quando se preparavam para levantar voo, os pilotos repararam em algo estranho na descolagem: luzes brancas e vermelhas posicionadas nos últimos 900 metros da pista.

Ao calcularem o espaço que teriam disponível para a descolagem, os pilotos tinham utilizado o comprimento total da pista (1.495 metros) quando, na verdade, tinham apenas 110 metros para a manobra, por causa das interseções que existiam na via.

Ambos os pilotos foram interrompidos várias vezes durante a preparação do pré-voo, o que terá contribuído para a falha, conta a emissora britânica.

O eventual acidente, que acabou por ser evitado, “resultaria em danos significativos para a aeronave e para os seus ocupantes”, pode ler-se no relatório. Felizmente, a aeronave conseguiu realizar a manobra no escasso espaço disponível, e levantar voo.

O avião seguiu por isso rumo ao Reino Unido sem quaisquer incidentes a lamentar.

ZAP //

5 Comments

  1. Desculpe, mas não percebi quase nada do conteúdo do artigo: O avião passou, de facto, a 10 m acima da cerca? Ou os pilotos pararam (abortaram) a descolagem? Como é que só tinham 110 m para descolar? Não tinham entrado na pista pela cabeceira?
    Gostava que a notícia fosse redigida de novo, com dados mais claros.
    Afora isso, continuem o bom trabalho.
    Cumprimentos.

    • Caro leitor,
      Não havia cerca, havia o limite da pista, que estava a 10m quando a aeronave descolou. O texto foi corrigido e clarificado. Obrigado pelo reparo.

  2. Que trapalhada de notjcia…10 metros, 110 metros, se não tivessem parado a descolagem( então não descolaram?)….alguém que corrija isto por favor!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.