Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar este processo pela primeira vez.

Mais de dez milhões de toneladas de microplásticos são levadas para os oceanos todos os anos e os cientistas pensam que cerca de 99% destes resíduos são armazenados no fundo do mar, onde se acumulam nas gargantas submarinas.

Até agora, os cientistas não sabia como é que a poluição plástica chegava aos oceanos. Uma nova investigação acaba de revelar que os microplásticos podem ser movidos por fluxos de sedimentos acionados pela gravidade, capazes de percorrer milhares de quilómetros no fundo do mar.

Para simular estes fluxos, os cientistas misturaram areia de quartzo com fragmentos e fibras de microplásticos e libertaram os sedimentos num tanque. Ian Kane, da Universidade de Manchester, disse que as concentrações de fragmentos microplásticos foram concentradas nas partes inferiores do fluxo, enquanto que as fibras microplásticas foram distribuídas ao longo do fluxo e assentadas mais lentamente.

De acordo com o artigo científico, publicado na Environmental Science and Technology, os investigadores pensam que as fibras microplásticas ficam concentradas nas camadas de areia na base do fluxo porque estas ficam mais facilmente press pelas partículas de areia.

Esta descoberta “contrasta com o que observamos nos rios, onde as inundações libertam microplásticos. A alta carga de sedimentos nessas correntes oceânicas profundas faz com que as fibras fiquem presas no fundo do mar, à medida que os sedimentos se separam dos fluxos”, explicou o investigador, citado pelo LiveScience.

Esta investigação é muito importante uma vez que o tamanho e o tipo de partícula plástica determinam de que forma as toxinas acumulam e a probabilidade de o plástico entrar no intestino de qualquer animal que o ingira.

A grande conclusão desta investigação assenta no facto de os fluxos de sedimentos terem o potencial de transportar grandes quantidades de poluição plástica dos ambientes costeiros para o fundo do mar, onde podem impactar os ecossistemas locais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …