Autoridades suíças “desbloqueiam” processo BES. Acusação sai esta semana (e tem mais de 3500 páginas)

José Sena Goulão / Lusa

A justiça enviou ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no início deste ano dados sobre a investigação ao BES, o que permitirá a dedução da acusação do processo, avança o Correio da Manhã.

Depois de meses de resistência, as autoridades suíças enviaram para Portugal as informações pedidas, o que deverá permitir que a acusação do processo chegue ao fim.

A acusação deverá ser deduzida esta semana, escreve o matutino, detalhando que muitos arguidos, entre os quais o antigo banqueiro Ricardo Salgado, já foram confrontados com as novas informações que reconfiguraram muitos crimes e que levaram à extração de certidões para a continuação da investigação em processos autónomos.

A acusação, com mais de 3.500 páginas sem incluir os anexos probatórios, revelará a forma como Ricardo Salgado criou dentro do BES uma “barriga de aluguer” que financiava autonomamente as empresas do Universo Grupo Espírito Santo (GES), sem colocar comprometer o balanço contabilístico do banco.

O Correio da Manhã escreve ainda na sua edição desta segunda-feira  que a acusação mostra a promiscuidade entre o ex-banqueiro e o Governo de José Sócrates.

Neste sábado, o jornal Público avançou que o Ministério Público se prepara para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto liderou o GES.

Em causa estará uma estrutura fraudulenta criado pelo antigo banqueiro, uma organização montada sem conhecimento da maioria da equipa de gestão e das entidades de fiscalização do banco, nomeadamente, do Banco de Portugal.

Segundo novos factos, Ricardo Salgado terá sido o cérebro e o líder de uma rede criminosa, por si estruturada dentro GES e do BES, com a finalidade de cometer delitos de forma organizada, detalha o jornal, que também dá conta que a acusação dos procuradores do MP deve ser deduzia esta semana, até dia 15, quinta-feira.

Pretendia através desta estrutura fazer pagamentos ocultos, cometer fraude no comércio internacional e de desviar fundos de centenas de milhões de euros para corrupção, tendo desnatado o BES em mais de mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …