Autoridades investigam morte de criança com bactéria de hamster

A Autoridade de Saúde está a investigar a morte de uma criança de 7 anos, na Maia, devido a uma doença infecciosa que terá sido causada por uma bactéria de hamster. A doença é transmissível, o que está a alarmar os pais da escola que a menina frequentava.

A criança morreu na semana passada, devido a “falência dos rins” provocada por uma doença “causada por uma bactéria infecciosa transmitida por um hamster e que é transmissível”, apurou o Observador.

A menina, que teria um hamster como animal de estimação, começou por queixar-se de vómitos e diarreia e foi assistida no Hospital de Alfena, em Valongo. Com o agravar do seu estado de saúde, foi transferida para o Hospital de S. João, no Porto, onde acabou por falecer na segunda-feira da semana passada, 13 de Novembro.

A delegada de Saúde Regional do Norte, Maria Neto, confirmou à Lusa a morte da criança devido a uma doença infecciosa, de notificação obrigatória, frisando que esta se adquire, “principalmente, através da ingestão de alimentos ou água contaminados, sendo também possível a transmissão pessoa a pessoa (fecal-oral)“.

Pais preocupados

Após o falecimento da aluna do Centro Escolar da Gandra, na Maia, o director do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Manuel Ferreira, informou os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de uma série de medidas de protecção, recomendadas pelas autoridades de saúde.

Manuel Ferreira lamenta a morte da aluna e refere que não conhece a doença infecciosa em causa, notando à Lusa que pediu esclarecimentos “às entidades competentes”.

O director do agrupamento refere que acredita que “não há motivo para alarme” e que, por isso, está “tranquilo”, pois a escola está a cumprir os procedimentos recomendados.

Todavia, os encarregados de educação dos alunos do Centro Escolar estão preocupados e vão pedir esclarecimentos à direcção da escola, à Câmara da Maia e às autoridades de saúde, conforme apurou o Correio da Manhã.

“Queremos saber o que se passou e se os nossos filhos não correm perigo. Sabemos que esta criança conviveu com os colegas e já há, hoje, uma outra criança com os mesmos sintomas de vómitos e de diarreia”, refere o pai de um aluno da escola ao jornal.

Nota escolar refere medidas de prevenção

A nota informativa da escola, a que a Lusa teve acesso, refere que “as principais medidas de protecção recomendadas são cuidados habituais de higiene pessoal e alimentar, comuns a outras infecções transmitidas pelos alimentos (incluindo a água) e por via fecal-oral”.

Não consumir leite ou seus derivados não pasteurizados, não consumir carne ou peixe mal cozinhados, evitar especialmente os produtos feitos de carne picada como hambúrgueres e almôndegas, e lavar cuidadosamente a fruta e os vegetais são algumas das recomendações divulgadas pela escola junto dos encarregados de educação.

A escola aconselha, ainda, a “prevenir a contaminação cruzada, não utilizando, na preparação, os mesmos utensílios para diferentes alimentos” e procedendo à separação dos “alimentos crus dos cozinhados”.

Na nota, o director menciona também o “afastamento do local de trabalho de qualquer manipulador de alimentos que apresente sintomas da doença”, bem como de qualquer aluno, docente ou não docente que apresente também os sintomas, sem, no entanto, especificar quais são.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …