Autoridades investigam morte de criança com bactéria de hamster

A Autoridade de Saúde está a investigar a morte de uma criança de 7 anos, na Maia, devido a uma doença infecciosa que terá sido causada por uma bactéria de hamster. A doença é transmissível, o que está a alarmar os pais da escola que a menina frequentava.

A criança morreu na semana passada, devido a “falência dos rins” provocada por uma doença “causada por uma bactéria infecciosa transmitida por um hamster e que é transmissível”, apurou o Observador.

A menina, que teria um hamster como animal de estimação, começou por queixar-se de vómitos e diarreia e foi assistida no Hospital de Alfena, em Valongo. Com o agravar do seu estado de saúde, foi transferida para o Hospital de S. João, no Porto, onde acabou por falecer na segunda-feira da semana passada, 13 de Novembro.

A delegada de Saúde Regional do Norte, Maria Neto, confirmou à Lusa a morte da criança devido a uma doença infecciosa, de notificação obrigatória, frisando que esta se adquire, “principalmente, através da ingestão de alimentos ou água contaminados, sendo também possível a transmissão pessoa a pessoa (fecal-oral)“.

Pais preocupados

Após o falecimento da aluna do Centro Escolar da Gandra, na Maia, o director do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Manuel Ferreira, informou os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de uma série de medidas de protecção, recomendadas pelas autoridades de saúde.

Manuel Ferreira lamenta a morte da aluna e refere que não conhece a doença infecciosa em causa, notando à Lusa que pediu esclarecimentos “às entidades competentes”.

O director do agrupamento refere que acredita que “não há motivo para alarme” e que, por isso, está “tranquilo”, pois a escola está a cumprir os procedimentos recomendados.

Todavia, os encarregados de educação dos alunos do Centro Escolar estão preocupados e vão pedir esclarecimentos à direcção da escola, à Câmara da Maia e às autoridades de saúde, conforme apurou o Correio da Manhã.

“Queremos saber o que se passou e se os nossos filhos não correm perigo. Sabemos que esta criança conviveu com os colegas e já há, hoje, uma outra criança com os mesmos sintomas de vómitos e de diarreia”, refere o pai de um aluno da escola ao jornal.

Nota escolar refere medidas de prevenção

A nota informativa da escola, a que a Lusa teve acesso, refere que “as principais medidas de protecção recomendadas são cuidados habituais de higiene pessoal e alimentar, comuns a outras infecções transmitidas pelos alimentos (incluindo a água) e por via fecal-oral”.

Não consumir leite ou seus derivados não pasteurizados, não consumir carne ou peixe mal cozinhados, evitar especialmente os produtos feitos de carne picada como hambúrgueres e almôndegas, e lavar cuidadosamente a fruta e os vegetais são algumas das recomendações divulgadas pela escola junto dos encarregados de educação.

A escola aconselha, ainda, a “prevenir a contaminação cruzada, não utilizando, na preparação, os mesmos utensílios para diferentes alimentos” e procedendo à separação dos “alimentos crus dos cozinhados”.

Na nota, o director menciona também o “afastamento do local de trabalho de qualquer manipulador de alimentos que apresente sintomas da doença”, bem como de qualquer aluno, docente ou não docente que apresente também os sintomas, sem, no entanto, especificar quais são.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Canceladas consultas de ginecologia e obstetrícia na clínica que não detetou malformações de bebé

As consultas de ginecologia e obstetrícia estão esta sexta-feira canceladas na Eco Sado, onde foi acompanhada a mulher que deu à luz o bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A notícia foi confirmada pelo …

“Witness to Disaster”. National Geographic apresenta documentário sobre Pedrógão Grande

A National Geographic apresenta em novembro a série documental “Witness to Disaster” e o primeiro episódio é dedicado a Pedrógão Grande. “A história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma …

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …