Autoridades investigam morte de criança com bactéria de hamster

A Autoridade de Saúde está a investigar a morte de uma criança de 7 anos, na Maia, devido a uma doença infecciosa que terá sido causada por uma bactéria de hamster. A doença é transmissível, o que está a alarmar os pais da escola que a menina frequentava.

A criança morreu na semana passada, devido a “falência dos rins” provocada por uma doença “causada por uma bactéria infecciosa transmitida por um hamster e que é transmissível”, apurou o Observador.

A menina, que teria um hamster como animal de estimação, começou por queixar-se de vómitos e diarreia e foi assistida no Hospital de Alfena, em Valongo. Com o agravar do seu estado de saúde, foi transferida para o Hospital de S. João, no Porto, onde acabou por falecer na segunda-feira da semana passada, 13 de Novembro.

A delegada de Saúde Regional do Norte, Maria Neto, confirmou à Lusa a morte da criança devido a uma doença infecciosa, de notificação obrigatória, frisando que esta se adquire, “principalmente, através da ingestão de alimentos ou água contaminados, sendo também possível a transmissão pessoa a pessoa (fecal-oral)“.

Pais preocupados

Após o falecimento da aluna do Centro Escolar da Gandra, na Maia, o director do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Manuel Ferreira, informou os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de uma série de medidas de protecção, recomendadas pelas autoridades de saúde.

Manuel Ferreira lamenta a morte da aluna e refere que não conhece a doença infecciosa em causa, notando à Lusa que pediu esclarecimentos “às entidades competentes”.

O director do agrupamento refere que acredita que “não há motivo para alarme” e que, por isso, está “tranquilo”, pois a escola está a cumprir os procedimentos recomendados.

Todavia, os encarregados de educação dos alunos do Centro Escolar estão preocupados e vão pedir esclarecimentos à direcção da escola, à Câmara da Maia e às autoridades de saúde, conforme apurou o Correio da Manhã.

“Queremos saber o que se passou e se os nossos filhos não correm perigo. Sabemos que esta criança conviveu com os colegas e já há, hoje, uma outra criança com os mesmos sintomas de vómitos e de diarreia”, refere o pai de um aluno da escola ao jornal.

Nota escolar refere medidas de prevenção

A nota informativa da escola, a que a Lusa teve acesso, refere que “as principais medidas de protecção recomendadas são cuidados habituais de higiene pessoal e alimentar, comuns a outras infecções transmitidas pelos alimentos (incluindo a água) e por via fecal-oral”.

Não consumir leite ou seus derivados não pasteurizados, não consumir carne ou peixe mal cozinhados, evitar especialmente os produtos feitos de carne picada como hambúrgueres e almôndegas, e lavar cuidadosamente a fruta e os vegetais são algumas das recomendações divulgadas pela escola junto dos encarregados de educação.

A escola aconselha, ainda, a “prevenir a contaminação cruzada, não utilizando, na preparação, os mesmos utensílios para diferentes alimentos” e procedendo à separação dos “alimentos crus dos cozinhados”.

Na nota, o director menciona também o “afastamento do local de trabalho de qualquer manipulador de alimentos que apresente sintomas da doença”, bem como de qualquer aluno, docente ou não docente que apresente também os sintomas, sem, no entanto, especificar quais são.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …