Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

kremlin.ru / Wikimedia

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo islâmico.

Durante uma reunião com o cofundador dos Talibãs, Mullah Abdul Ghani Baradar, que lidera o comité político, Wang Yi descreveu o grupo como uma importante força militar e política no Afeganistão e disse esperar que este desempenhe um papel importante no “processo de paz, reconciliação e reconstrução” do país, noticiou a CNN.

Após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, os Talibãs expandiram rapidamente a sua presença no território, controlando agora grandes áreas. Todas as forças estrangeiras devem deixar o país até 31 de agosto.

A reunião de quarta-feira, que contou com a presença dos chefes dos comités religioso e publicitário dos Talibãs, é o último passo do governo chinês para fortalecer o seu relacionamento com o grupo islâmico.

Nos últimos anos, Pequim investiu fortemente na Ásia Central e o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês já havia discutido a possibilidade de estender o Corredor Económico China-Paquistão para o Afeganistão. No encontro, Wang enfatizou que o destino daquele país deveria estar “nas mãos do povo afegão”.

Wang disse que a retirada das tropas norte-americanas e da NATO marcou o “fracasso da política dos Estados Unidos no Afeganistão”, sendo uma oportunidade para o país estabilizar e desenvolver. A China “respeita a independência” e “a integridade territorial do Afeganistão e insiste na não interferência nos assuntos internos” do país, frisou.

Por sua vez, os Talibãs disseram ao South China Morning Post, no início de julho, que consideravam a China um “amigo bem-vindo”.

Wang mencionou ainda o Movimento Islâmico do Turquestão Oriental (ETIM), que classificou como uma “organização terrorista internacional”, sublinhando que os Talibãs deveriam “cortar completamente todos os laços” com o grupo, de forma a promover a estabilidade regional.

O governo chinês tem acusado regularmente o ETIM de realizar ataques terroristas em Xinjiang, acusações que tem usado para justificar a repressão na região ocidental.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Claro os bichos entendem-se bem…mas há dúvidas que esta ditadura oriental que eu recuso referir o nome é o mal encarnado? Até negócios com animais barbudos e assassinos fazem…Pois, o Trump é que era louco…

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …