Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

Paulo Cunha / Lusa

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã.

De acordo com o matutino, que detalha que a autópsia já estará na posse da Polícia Judiciária (PJ) de Leiria, a primeira agressão infligida à menina de 9 anos foi de tal forma violenta que lhe causou o deslocamento do crânio.

Após a agressão, Valentina sofreu convulsões que depois lhe provocaram a morte.

O resultado preliminar da autópsia à criança apontava já para uma morte violenta, com lesões na cabeça e indícios de asfixia. O documento dava conta que, apesar de existirem indícios de asfixia, a criança de nove anos teria sofrido agressões em vários locais do corpo, o que lhe causou diversas lesões, incluindo na cabeça.

Segundo o CM, Valentina morreu a 6 de maio ao final da tarde, depois de ter sido agredida durante a manhã do mesmo dia pelo seu pai. Terá ficado em sofrimento durante este espaço de tempo, tendo o seu pai e madrasta abandonado a casa onde terão ocorrido as agressões. Terão voltado ao final da tarde, quando a criança estaria já sem vida.

O pai e a madrasta de Valentina encontram-se em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, que foi decretada em maio pelo juiz de instrução do Tribunal de Leiria.

O pai da menina está fortemente indiciado pelo crime de homicídio qualificado, profanação de cadáver e violência doméstica, estando a sua companheira fortemente indiciada pela coautoria de homicídio qualificado, violência doméstica, omissão e dolo.

Ambos aguardam agora pelo julgamento.

A menina, de nove anos, foi dada como desaparecida na manhã do dia 7 de maio por uma denúncia feita pelo pai no posto da GNR de Peniche. O corpo da criança foi encontrado a meio da manhã do dia 10 de maio, mas a PJ não quis confirmar se foram os suspeitos a indicar o local onde deixaram a vítima.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …