Autoeuropa vai produzir novo modelo VW e criar 500 empregos

Dave Pinter / Flickr

-

O investimento na nova plataforma tecnológica que a Volkswagen Autoeuropa pretende realizar em Portugal vai permitir à fábrica de Palmela produzir um novo modelo, o qual ainda não está definido, disse hoje o diretor-geral.

A Volkswagen Autoeuropa assinou hoje uma candidatura de incentivos com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que inclui um investimento de 670 milhões de euros e a criação de 500 empregos entre 2014 e 2019.

Em conferência de imprensa, após a assinatura do contrato de intenções com a AICEP, quando questionado sobre se haverá um novo modelo para a Autoeuropa, o diretor-geral, António Melo Pires comentou: “Se estivéssemos a investir numa nova plataforma para não fazer um carro seria estranho”.

Ou seja, “pressupõe-se que a nova plataforma vai derivar num novo carro ou novos carros, o que não está definido ainda é a data de entrada da produção e qual o carro que vai ser construído em cima dessa plataforma”, explicou.

“A mais-valia deste investimento é de poder adaptar a fábrica para uma nova tecnologia de plataformas onde poderão vir a ser construídos modelos de uma nova geração, não só um, vários modelos podem ser adaptados. Nesta fase não temos ainda decidido o modelo que vai ser construído”, acrescentou.

Questionado sobre quando espera que as negociações para a assinatura do contrato final de investimento estejam concluídas, António Melo Pires disse ter a expectativa de que “a decisão final seja tomada até final deste semestre”.

Quanto à contratação dos 500 postos de trabalho diretos, “depende da data de introdução do novo modelo”, disse, adiantando que tal acontecerá “pouco antes do início da produção”.

Em relação ao montante máximo de incentivos que Portugal pretende atribuir ao projeto de intenções de investimento da Volkswagen Autoeuropa, o presidente da AICEP, Pedro Reis, adiantou que as negociações são confidenciais e que a entidade será célere no processo tanto “quanto for possível”.

“Iremos negociar [os máximos incentivos] com os limites definidos” pela União Europeia e pelo Estado português, acrescentou Pedro Reis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa, admitindo "apertar mais um bocadinho" as medidas. O primeiro-ministro …