Jovens com mais de 27 anos já podem, a partir desta segunda-feira, pedir o agendamento da vacinação contra a covid-19.
Arrancou este domingo a vacinação contra a covid-19 para jovens entre os 18 e os 29 anos. Para já, o auto-agendamento da vacina ainda só está disponível para maiores de 27 anos, fazendo-se por ordem decrescente de idades, como tem sido hábito.
Só em determinados locais é que os mais jovens já começaram a ser convocados localmente, através dos centros de saúde ou através do agendamento central, explica uma fonte da task force citada pelo Público. Foi o auto-agendamento online para os jovens a partir dos 27 anos que arrancou esta segunda-feira.
A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.
Agora, os jovens entre os 18 e os 26 anos devem aguardar até serem contactados ou esperar pela nova abertura do processo de auto-agendamento.
A task force prevê que a inoculação vá prosseguir “em saltos de três em três anos”, passando “para os 25 e depois para os 23 anos”.
Ninguém pode escolher a marca da vacina que vai receber e cada um é inoculado com a que estiver disponível no centro de vacinação, salienta o Público.
No entanto, as jovens entre os 18 e os 29 anos apenas devem receber, de acordo com as atuais recomendações da DGS, as vacinas da Pfizer e da Moderna, enquanto os jovens nesta faixa etária podem receber ou uma destas duas ou a da Janssen.