Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa “proeza sem igual”

António Cotrim / Lusa

O antigo primeiro-ministro, presidente do PSD e fundador lider do Aliança, Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois “grandes partidos”, o PS e o PSD, e deixando alguns recados.

“Espero que saibam ler o significado destes resultados todos aqueles que acharam que era impossível eu ganhar”, apontou Santana Lopes no discurso onde se assumiu como novo presidente da Câmara da Figueira da Foz, num recado que será destinado a autoridades locais.

Vinte e quatro anos depois de ter saído da autarquia da Figueira, Santana Lopes salientou o facto de o movimento independente com que ganhou ter vencido contra dois “grandes partidos” que tiveram “bons resultados em vários locais do país”, referindo-se ao PS e ao PSD.

Mas o ex-político do PSD lamentou não ter vencido com maioria absoluta, salientando o facto de não ter sido a força mais votada na Assembleia Municipal.

“Tentaremos fazer os esforços no sentido de conseguir todos os entendimentos que sejam possíveis”, vincou.

Santana Lopes salientou ainda que “sabe o significado de ter sido eleito presidente da Câmara”. “O tempo vai ser de muito trabalho”, concluiu.

Os resultados finais da Figueira da Foz ainda não foram revelados, mas Santana Lopes deve ganhar com entre 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos, segundo as projecções.

“Uma proeza sem igual”

Numa primeira reação aos resultados eleitorais, à entrada da sua sede de campanha, Santana Lopes começou por caracterizar o resultado como uma “vitória extraordinária“, sobretudo por acontecer sobre um autarca em exercício de funções.

“Agradeço sobretudo aos figueirenses, o resto é a vida. Cair e levantar.” O que poderá ser um dos grandes vencedores da noite falou ainda numa “sensação muito especial” por “24 anos depois voltar a ter a confiança das pessoas”.

“Estava à espera de poder ganhar, mas nestas circunstâncias é uma proeza sem igual. Contra todas as tropelias, todas as impugnações e contra todos os partidos — grandes, médios e pequenos. Sou a favor dos partidos, mas concorri com um movimento independente recém-formado que ganhou”, vincou ainda Santana.

Desde que a candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara da Figueira da Foz foi anunciada e formalizada, o antigo primeiro-ministro, líder do PSD e fundador do Aliança beneficiou sempre de uma larga vantagem nas sondagens, colocando-se mesmo em cima da mesa a possibilidade de alcançar uma maioria absoluta.

O principal prejudicado com a candidatura do também antigo autarca da Figueira da Foz é o PSD, que partia para esta corrida autárquica com o objetivo de reconquistar a esta Câmara ao PS.

Numa fase inicial, um acordo entre Santana Lopes e Rui Rio, antigos adversários na corrida pela liderança do PSD, foi tentado, mas sem sucesso, com o Rio, segundo os relatos, a ser apanhado de surpresa pelo avanço de Santana. A concelhia tentou, por diversas vezes, impugnar a candidatura do independente, mas sem sucesso.

  ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …