Autarca de Roma revela que máfia italiana planeou um ataque contra si e a sua família

A presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, revelou que grupos do crime organizado planearam matá-la e a sua família porque ela os estava a atacar em partes da capital italiana que dominam.

Aos 37 anos, a advogada Virginia Raggi tornou-se a primeira presidente da Câmara mulher de Roma quando foi eleita em 2016, numa inovação para o seu partido, o Movimento Cinco Estrelas, que agora governa nacionalmente.

Em entrevista ao Canale 5, citada pelo jornal britânico The Guardian, Raggi contou que a família Casamonica, famosa pela sua atividade criminosa, a perseguiu depois de ela ter demolido algumas das suas casas construídas ilegalmente em 2018, forçando-a a viver com escolta policial.

“Fomos informados de que planeavam um ataque contra mim e minha família”, disse Raggi, sem dar mais detalhes.

A autarca de Roma, que agora tem 42 anos, disse, na mesma entrevista, que também estava a lutar contra outros clãs mafiosos poderosos, como a família Spada no bairro costeiro de Ostia, e a família Marando em San Basilio, na periferia leste de Roma.

“Há partes de Roma onde as pessoas se aproximam de mim para me dizer para continuar a lutar, mas depois mudam-se porque têm medo de serem vistas pelos clãs”, disse Raggi.

Esta terça-feira, Raggi escreveu no Twitter que a polícia italiana prendeu seis pessoas do clã Casamonica, acusados de extorsão agravada. “Em Roma não há espaço para o crime”, escreveu.

Raggi passou por momentos difíceis como presidente da Câmara de Roma. Os seus primeiros anos no cargo foram marcados por dificuldades legais e inúmeras deserções do Governo da sua cidade.

Em 2018, Raggi foi declarada inocente das acusações de ter mentido sobre a nomeação do chefe de turismo da cidade, trabalho que coube ao irmão de um dos seus assessores mais próximos. Os procuradores apelaram da absolvição e um novo veredicto é esperado nos próximos meses.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …