Autarca de Roma revela que máfia italiana planeou um ataque contra si e a sua família

A presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, revelou que grupos do crime organizado planearam matá-la e a sua família porque ela os estava a atacar em partes da capital italiana que dominam.

Aos 37 anos, a advogada Virginia Raggi tornou-se a primeira presidente da Câmara mulher de Roma quando foi eleita em 2016, numa inovação para o seu partido, o Movimento Cinco Estrelas, que agora governa nacionalmente.

Em entrevista ao Canale 5, citada pelo jornal britânico The Guardian, Raggi contou que a família Casamonica, famosa pela sua atividade criminosa, a perseguiu depois de ela ter demolido algumas das suas casas construídas ilegalmente em 2018, forçando-a a viver com escolta policial.

“Fomos informados de que planeavam um ataque contra mim e minha família”, disse Raggi, sem dar mais detalhes.

A autarca de Roma, que agora tem 42 anos, disse, na mesma entrevista, que também estava a lutar contra outros clãs mafiosos poderosos, como a família Spada no bairro costeiro de Ostia, e a família Marando em San Basilio, na periferia leste de Roma.

“Há partes de Roma onde as pessoas se aproximam de mim para me dizer para continuar a lutar, mas depois mudam-se porque têm medo de serem vistas pelos clãs”, disse Raggi.

Esta terça-feira, Raggi escreveu no Twitter que a polícia italiana prendeu seis pessoas do clã Casamonica, acusados de extorsão agravada. “Em Roma não há espaço para o crime”, escreveu.

Raggi passou por momentos difíceis como presidente da Câmara de Roma. Os seus primeiros anos no cargo foram marcados por dificuldades legais e inúmeras deserções do Governo da sua cidade.

Em 2018, Raggi foi declarada inocente das acusações de ter mentido sobre a nomeação do chefe de turismo da cidade, trabalho que coube ao irmão de um dos seus assessores mais próximos. Os procuradores apelaram da absolvição e um novo veredicto é esperado nos próximos meses.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …