/

Independente Virginia Raggi é a primeira mulher presidente da câmara de Roma

2

Virginia Raggi / Facebook

Virginia Raggi, a nova presidente da Câmara de Roma

Virginia Raggi, a nova presidente da Câmara de Roma

A candidata populista do Movimento 5 Estrelas M5S, Virginia Raggi, venceu este domingo as eleições para a câmara municipal de Roma, segundo sondagem à saída das urnas, sendo assim a primeira mulher eleita para o cargo.

A carismática advogada de 37 anos Virginia Raggi obteve mais de 60% dos votos, uma ‘confortável’ vantagem face a Roberto Giachetti, candidato do Partido Democrático (PD, centro-esquerda), do primeiro-ministro Matteo Renzi.

A vitória de Raggi é considerada um duro golpe para o primeiro-ministro. A candidata do M5S centrou a sua campanha na ideia de “ruptura do sistema”, sem adiantar grandes detalhes sobre o seu programa ou a equipa que o vai concretizar.

Desconhecida antes destas eleições, Raggi é a primeira mulher a tornar-se alcaide de Roma, a maior cidade italiana e capital do país, e também a mais jovem de sempre.

As eleições são apenas parciais, mas incluem as duas principais cidades do país, e as sondagens indicam um resultado muito renhido em Milão e Turim, onde há fortes probabilidades de vitória também do M5S.

Este resultado constitui também uma importante vitória para o M5S, partido populista do cómico italiano Beppe Grillo, fundado em 2009, e que até agora apenas geria pequenas cidades como Parma.

O M5S é segunda força do país, com 25% dos votos, desde as eleições legislativas de 2013.

Com um discurso centrado na corrupção e desonestidade da classe política, com posições anti-sistema e anti-globalização, o partido afirma-se sem ideologia.

Muitas posições de Beppe Grillo são marcadamente de direita, mas a maioria dos activistas e candidatos do partido são na realidade de esquerda.

ZAP / Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.