Alemanha indignada com “atestado de culpa” às mulheres atacadas no ano novo

Raimond Spekking / Wikimedia

Henriette Reker, presidente da Câmara de Colónia, na Alemanha

Henriette Reker, presidente da Câmara de Colónia, na Alemanha

Na sequência dos ataques a cerca de uma centena de mulheres na passagem de ano em Colónia, na Alemanha, a indignação da população vira-se agora para a autarca da cidade, que recomendou uma série de cuidados às mulheres que estão a ser vistos como um atestado de culpa para as vítimas.

Depois de uma reunião extraordinária das autoridades de Colónia com as forças policiais, esta terça-feira, a autarca Henriette Reker recomendou um “código de conduta” para que situações como aquelas não se repitam.

Entre outras ideias, a autarca sugere que mantenham a distância de um braço em relação a estranhos, mantenham-se junto do seu grupo e, em caso de emergência, peçam a transeuntes que ajudem ou sejam testemunhas em caso de assédio ou agressão.

Contudo, muitos vêem as declarações da presidente de Colónia como um atirar de culpas às vítimas. Nas redes sociais, as declarações da autarca estão a ser criticadas em publicações acompanhadas da hashtag #einarmlaenge – “à distância de um braço”.

Perto de uma centena de mulheres apresentaram queixa à polícia, indicando terem sido alvo de roubos e apalpões por grupos de homens jovens, frequentemente embriagados e que pareciam atuar de forma organizada.

Várias testemunhas relataram que grupos de 20 a 30 jovens adultos “que pareciam ser de origem árabe” cercaram e agrediram as vítimas.

O ministro da Justiça alemão, Heiko Mass, pediu esta terça-feira uma investigação minuciosa sobre as agressões, que teriam sido cometidas por um grupo de foliões, durante as celebrações da passagem de ano na principal estação ferroviária de Colónia. Entre as várias agressões, há o relato de pelo menos um caso de violação.

A alegada inação da polícia tem sido muito criticada, uma vez que a praça onde ocorreram os ataques tinha sido evacuada horas antes do ataque devido ao perigo do fogo de artifício.

Esta terça à noite, cerca de 150 pessoas manifestaram-se em frente à catedral de Colónia em protesto contra a violência sobre as mulheres.

Ao fim da manhã de hoje o ministro do interior do estado da Renânia do Norte Vestefália, Ralf Jäger, anunciou que três suspeitos foram identificados.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos continuar a defende-los, pois coitadinhos, as nossas Mulheres, Filhas esqueceram-se de assumir que agora tem de esquecer a cultura e tradição com que foram criadas e começarem a usar “BURKAS”….
    Haja quem os defenda pois a culpa é das nossa mulheres e da nossa cultura…..

  2. Esta senhora devia ter vergonha na cara! Se fosse o Trump a dizer isto, a comunicação social e as redes sociais viravam-se contra ele. Mas como não é, tentam que a noticia passe despercebida! Era o que faltava, os Europeus mudarem a sua cultura, a sua forma de estar nos seus países, por causa de muçulmanos intolerantes que os politicos traidores teimam em acolher com o dinheiro dos contribuintes!!!

  3. O muçulmano quando vê uma gaija é pior que o Tóne das anedotas do Fernando Rocha. É pior que um animal raivoso. Raus (rua) com esse lixo.

  4. Vamos ter a Europa de que os senhores políticos tanto se têm empenhado para conseguir, depois quando acontece algo de mais grave vêm com palavrinhas de “indignados” tentando fazer de conta que a culpa veio do além.

  5. Não foi esta senhora que foi esfaqueada em outubro por um individuo que é contra a politica de acolhimento dos refugiados?
    Parece que o paraiso do isis é a alemanha

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …