Áustria vira à direita. Sebastian Kurz chanceler aos 31 anos

Florian Wieser / EPA

O novo chanceler da Áustria, Sebastian Kurz: um messias, um mini-ditador, o novo Macron

A Áustria elegeu hoje o chanceler mais jovem de sempre, o conservador Sebastian Kurz, de 31 anos, que liderará um governo de coligação com a extrema-direita, de acordo com os resultados eleitorais.

O Ministério do Interior anunciou os resultados dando vitória ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Sebastian Kurz, mostrando que o Partido do Povo, do centro-direita, obteve uma vitória confortável, com 31,6% dos votos.

Kurtz considerou-a uma “vitória histórica” sobre os rivais social-democratas, derrotados apenas pela segunda vez desde a II Guerra Mundial.

Aos 31 anos, Kurz, que lidera desde maio o partido Partido Popular Austríaco, ÖVP, é agora o mais jovem chefe de governo no mundo.

Um “messias” para os apoiantes, um “mini-ditador” paros opositores, o “novo Macron” para alguma imprensa internacional, quando Sebastian Kurz assumiu a liderança do seu partido, o ÖVP era terceiro nas sondagens atrás de socialistas e da extrema-direita.

O partido social-democrata SPÖ, do até agora chanceler Christian Kern, ficou em segundo lugar nas eleições, com 26,9% dos votos – uma subida de de 0,1 pontos percentuais em relação à eleição anterior, insuficiente para contrariar a subida de 7,6 pontos do ÖVP.

Em terceiro lugar ficou com o partido populista de extrema-direita FPÖ, que subiu 5,5 pontos percentuais e chegou aos 26% dos votos. É provável que o ÖVP e FPÖ formem agora uma coligação de governo – que não seria novidade na política austríaca. Em 2000, a presença do FPÖ no governo causou protestos nos países europeus e sanções da UE.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. infelizmente nao conheço a austria mas deve ser bom viver num pais onde a maioria da populaçao e culta educada civilizada e orgulhosa da sua nacionalidade….nao discuto os resultados eleitorais, mas da me nojo verificar o preconceito com que os jornalistas tratam um dos partidos que tiveram mais votos no pais. gostava de esclarecer que esse partido é de ideologia nacionalista e liberal, nao populista nem de extrema direita. se o fosse os austriacos nao votariam concereteza.
    causa me nojo que os midia coloquem o preconceito acima da verdade e lancem odiozinhos sobre certas organizaçoes politicas que nao lhes dao promoçoes, generosas verbas para se sustentarem nem sequer se dao ao trabalho de os considerar gente com principios!!! a europa esta totalmente dominada pelos iluminati que querem a viva forca controlar o poder atraves dos partidos socias democratas e centristas .. tentando colocar anatemas em tudo o que nao corresponde aos seus interesses.
    felizmente que cada vez ha mais paises onde alguns partidos se revoltam se contra essa ditadura dos midia e das eminencias pardas que estao a transformar a europa numa zona decadente e ocupada!

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …