Áustria vira à direita. Sebastian Kurz chanceler aos 31 anos

Florian Wieser / EPA

O novo chanceler da Áustria, Sebastian Kurz: um messias, um mini-ditador, o novo Macron

A Áustria elegeu hoje o chanceler mais jovem de sempre, o conservador Sebastian Kurz, de 31 anos, que liderará um governo de coligação com a extrema-direita, de acordo com os resultados eleitorais.

O Ministério do Interior anunciou os resultados dando vitória ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Sebastian Kurz, mostrando que o Partido do Povo, do centro-direita, obteve uma vitória confortável, com 31,6% dos votos.

Kurtz considerou-a uma “vitória histórica” sobre os rivais social-democratas, derrotados apenas pela segunda vez desde a II Guerra Mundial.

Aos 31 anos, Kurz, que lidera desde maio o partido Partido Popular Austríaco, ÖVP, é agora o mais jovem chefe de governo no mundo.

Um “messias” para os apoiantes, um “mini-ditador” paros opositores, o “novo Macron” para alguma imprensa internacional, quando Sebastian Kurz assumiu a liderança do seu partido, o ÖVP era terceiro nas sondagens atrás de socialistas e da extrema-direita.

O partido social-democrata SPÖ, do até agora chanceler Christian Kern, ficou em segundo lugar nas eleições, com 26,9% dos votos – uma subida de de 0,1 pontos percentuais em relação à eleição anterior, insuficiente para contrariar a subida de 7,6 pontos do ÖVP.

Em terceiro lugar ficou com o partido populista de extrema-direita FPÖ, que subiu 5,5 pontos percentuais e chegou aos 26% dos votos. É provável que o ÖVP e FPÖ formem agora uma coligação de governo – que não seria novidade na política austríaca. Em 2000, a presença do FPÖ no governo causou protestos nos países europeus e sanções da UE.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. infelizmente nao conheço a austria mas deve ser bom viver num pais onde a maioria da populaçao e culta educada civilizada e orgulhosa da sua nacionalidade….nao discuto os resultados eleitorais, mas da me nojo verificar o preconceito com que os jornalistas tratam um dos partidos que tiveram mais votos no pais. gostava de esclarecer que esse partido é de ideologia nacionalista e liberal, nao populista nem de extrema direita. se o fosse os austriacos nao votariam concereteza.
    causa me nojo que os midia coloquem o preconceito acima da verdade e lancem odiozinhos sobre certas organizaçoes politicas que nao lhes dao promoçoes, generosas verbas para se sustentarem nem sequer se dao ao trabalho de os considerar gente com principios!!! a europa esta totalmente dominada pelos iluminati que querem a viva forca controlar o poder atraves dos partidos socias democratas e centristas .. tentando colocar anatemas em tudo o que nao corresponde aos seus interesses.
    felizmente que cada vez ha mais paises onde alguns partidos se revoltam se contra essa ditadura dos midia e das eminencias pardas que estao a transformar a europa numa zona decadente e ocupada!

RESPONDER

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …