Áustria vira à direita. Sebastian Kurz chanceler aos 31 anos

Florian Wieser / EPA

O novo chanceler da Áustria, Sebastian Kurz: um messias, um mini-ditador, o novo Macron

A Áustria elegeu hoje o chanceler mais jovem de sempre, o conservador Sebastian Kurz, de 31 anos, que liderará um governo de coligação com a extrema-direita, de acordo com os resultados eleitorais.

O Ministério do Interior anunciou os resultados dando vitória ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Sebastian Kurz, mostrando que o Partido do Povo, do centro-direita, obteve uma vitória confortável, com 31,6% dos votos.

Kurtz considerou-a uma “vitória histórica” sobre os rivais social-democratas, derrotados apenas pela segunda vez desde a II Guerra Mundial.

Aos 31 anos, Kurz, que lidera desde maio o partido Partido Popular Austríaco, ÖVP, é agora o mais jovem chefe de governo no mundo.

Um “messias” para os apoiantes, um “mini-ditador” paros opositores, o “novo Macron” para alguma imprensa internacional, quando Sebastian Kurz assumiu a liderança do seu partido, o ÖVP era terceiro nas sondagens atrás de socialistas e da extrema-direita.

O partido social-democrata SPÖ, do até agora chanceler Christian Kern, ficou em segundo lugar nas eleições, com 26,9% dos votos – uma subida de de 0,1 pontos percentuais em relação à eleição anterior, insuficiente para contrariar a subida de 7,6 pontos do ÖVP.

Em terceiro lugar ficou com o partido populista de extrema-direita FPÖ, que subiu 5,5 pontos percentuais e chegou aos 26% dos votos. É provável que o ÖVP e FPÖ formem agora uma coligação de governo – que não seria novidade na política austríaca. Em 2000, a presença do FPÖ no governo causou protestos nos países europeus e sanções da UE.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. infelizmente nao conheço a austria mas deve ser bom viver num pais onde a maioria da populaçao e culta educada civilizada e orgulhosa da sua nacionalidade….nao discuto os resultados eleitorais, mas da me nojo verificar o preconceito com que os jornalistas tratam um dos partidos que tiveram mais votos no pais. gostava de esclarecer que esse partido é de ideologia nacionalista e liberal, nao populista nem de extrema direita. se o fosse os austriacos nao votariam concereteza.
    causa me nojo que os midia coloquem o preconceito acima da verdade e lancem odiozinhos sobre certas organizaçoes politicas que nao lhes dao promoçoes, generosas verbas para se sustentarem nem sequer se dao ao trabalho de os considerar gente com principios!!! a europa esta totalmente dominada pelos iluminati que querem a viva forca controlar o poder atraves dos partidos socias democratas e centristas .. tentando colocar anatemas em tudo o que nao corresponde aos seus interesses.
    felizmente que cada vez ha mais paises onde alguns partidos se revoltam se contra essa ditadura dos midia e das eminencias pardas que estao a transformar a europa numa zona decadente e ocupada!

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …