Áustria vira à direita. Sebastian Kurz chanceler aos 31 anos

Florian Wieser / EPA

O novo chanceler da Áustria, Sebastian Kurz: um messias, um mini-ditador, o novo Macron

A Áustria elegeu hoje o chanceler mais jovem de sempre, o conservador Sebastian Kurz, de 31 anos, que liderará um governo de coligação com a extrema-direita, de acordo com os resultados eleitorais.

O Ministério do Interior anunciou os resultados dando vitória ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Sebastian Kurz, mostrando que o Partido do Povo, do centro-direita, obteve uma vitória confortável, com 31,6% dos votos.

Kurtz considerou-a uma “vitória histórica” sobre os rivais social-democratas, derrotados apenas pela segunda vez desde a II Guerra Mundial.

Aos 31 anos, Kurz, que lidera desde maio o partido Partido Popular Austríaco, ÖVP, é agora o mais jovem chefe de governo no mundo.

Um “messias” para os apoiantes, um “mini-ditador” paros opositores, o “novo Macron” para alguma imprensa internacional, quando Sebastian Kurz assumiu a liderança do seu partido, o ÖVP era terceiro nas sondagens atrás de socialistas e da extrema-direita.

O partido social-democrata SPÖ, do até agora chanceler Christian Kern, ficou em segundo lugar nas eleições, com 26,9% dos votos – uma subida de de 0,1 pontos percentuais em relação à eleição anterior, insuficiente para contrariar a subida de 7,6 pontos do ÖVP.

Em terceiro lugar ficou com o partido populista de extrema-direita FPÖ, que subiu 5,5 pontos percentuais e chegou aos 26% dos votos. É provável que o ÖVP e FPÖ formem agora uma coligação de governo – que não seria novidade na política austríaca. Em 2000, a presença do FPÖ no governo causou protestos nos países europeus e sanções da UE.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. infelizmente nao conheço a austria mas deve ser bom viver num pais onde a maioria da populaçao e culta educada civilizada e orgulhosa da sua nacionalidade….nao discuto os resultados eleitorais, mas da me nojo verificar o preconceito com que os jornalistas tratam um dos partidos que tiveram mais votos no pais. gostava de esclarecer que esse partido é de ideologia nacionalista e liberal, nao populista nem de extrema direita. se o fosse os austriacos nao votariam concereteza.
    causa me nojo que os midia coloquem o preconceito acima da verdade e lancem odiozinhos sobre certas organizaçoes politicas que nao lhes dao promoçoes, generosas verbas para se sustentarem nem sequer se dao ao trabalho de os considerar gente com principios!!! a europa esta totalmente dominada pelos iluminati que querem a viva forca controlar o poder atraves dos partidos socias democratas e centristas .. tentando colocar anatemas em tudo o que nao corresponde aos seus interesses.
    felizmente que cada vez ha mais paises onde alguns partidos se revoltam se contra essa ditadura dos midia e das eminencias pardas que estao a transformar a europa numa zona decadente e ocupada!

RESPONDER

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …