Áustria é o primeiro país da União Europeia a proibir o glifosato

chafermachinery / Flickr

Aplicação de pesticida glifosato num terreno agrícola

O Parlamento da Áustria aprovou a proibição do glifosato, tornando-se no primeiro país da União Europeia a decidir banir este pesticida que é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “potencialmente cancerígeno”.  

De acordo com o Observador, o Parlamento austríaco aprovou a proibição nesta terça-feira, baseando a decisão num “princípio de precaução”.

A proposta, do partido social-democrata SPÖ, pretendia afastar do mercado produtos com este composto, tendo recebido os votos favoráveis da maioria dos deputados, incluindo o partido de extrema-direita FPÖ e os liberais Neos.

“A evidência científica do efeito cancerígeno do pesticida está a aumentar. É nossa responsabilidade banir este pesticida do nosso meio ambiente”, disse a líder dos social-democratas da Áustria, Pamela Rendi-Wagner, em comunicado, citado pela DW.

Se o Conselho Federal do país não levantar objeções à medida, o que parece provável, o projeto vai passar a ser lei, assim que receber luz verde do Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, antigo líder dos verdes.

Classificado como “potencialmente cancerígeno” desde 2015 pela OMS, o herbicida tem sido utilizado por diversas marcas, depois de a licença detida pelo gigante grupo norte-americano Monsanto ter caído no domínio público no ano 2000, recorda o jornal. A Bayer, que adquiriu a Monsanto no ano passado, diz que estudos científicos concluíram que o glifosato é seguro para uso humano.

A empresa enfrente vários processos na justiça devido às eventuais potencialidade cancerígenas do produto. Em maio, a Monsanto foi condenada a pagar 2 mil milhões de dólares em indemnizações, após um júri da Califórnia, nos Estados Unidos, considerar que um produto à base de glifosato causou cancro a um casal de idosos.

A Áustria tem a maior proporção de terras agrícolas orgânicas na União Europeia – cerca de 23%, muito acima da média da UE, de 7%, segundo dados do bloco para 2017 – e as suas paisagens montanhosas são uma das suas maiores atrações turísticas.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …