Áustria é o primeiro país da União Europeia a proibir o glifosato

chafermachinery / Flickr

Aplicação de pesticida glifosato num terreno agrícola

O Parlamento da Áustria aprovou a proibição do glifosato, tornando-se no primeiro país da União Europeia a decidir banir este pesticida que é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “potencialmente cancerígeno”.  

De acordo com o Observador, o Parlamento austríaco aprovou a proibição nesta terça-feira, baseando a decisão num “princípio de precaução”.

A proposta, do partido social-democrata SPÖ, pretendia afastar do mercado produtos com este composto, tendo recebido os votos favoráveis da maioria dos deputados, incluindo o partido de extrema-direita FPÖ e os liberais Neos.

“A evidência científica do efeito cancerígeno do pesticida está a aumentar. É nossa responsabilidade banir este pesticida do nosso meio ambiente”, disse a líder dos social-democratas da Áustria, Pamela Rendi-Wagner, em comunicado, citado pela DW.

Se o Conselho Federal do país não levantar objeções à medida, o que parece provável, o projeto vai passar a ser lei, assim que receber luz verde do Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, antigo líder dos verdes.

Classificado como “potencialmente cancerígeno” desde 2015 pela OMS, o herbicida tem sido utilizado por diversas marcas, depois de a licença detida pelo gigante grupo norte-americano Monsanto ter caído no domínio público no ano 2000, recorda o jornal. A Bayer, que adquiriu a Monsanto no ano passado, diz que estudos científicos concluíram que o glifosato é seguro para uso humano.

A empresa enfrente vários processos na justiça devido às eventuais potencialidade cancerígenas do produto. Em maio, a Monsanto foi condenada a pagar 2 mil milhões de dólares em indemnizações, após um júri da Califórnia, nos Estados Unidos, considerar que um produto à base de glifosato causou cancro a um casal de idosos.

A Áustria tem a maior proporção de terras agrícolas orgânicas na União Europeia – cerca de 23%, muito acima da média da UE, de 7%, segundo dados do bloco para 2017 – e as suas paisagens montanhosas são uma das suas maiores atrações turísticas.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …