//

Áustria fecha sete mesquitas e expulsa imãs

10

Florian Wieser / EPA

Esta sexta-feira, o chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou que as autoridades do país vão expulsar imãs financiados a partir do estrangeiro e fechar sete mesquitas para lutar contra “o islão político”.

O chanceler conservador austríaco, Sebastian Kurz, anunciou esta sexta-feira que as autoridades do país vão expulsar imãs financiados a partir do estrangeiro e fechar sete mesquitas para lutar contra “o islão político”.

As mesquitas foram encerradas em diferente lugares do país: quatro em Viena, duas na região da Alta Áustria e uma em Carintia.

Esta decisão prende-se com a controversa reconstituição, por crianças vestidas como soldados, de uma batalha emblemática da história otomana, numa das principais mesquitas de Viena, próxima da comunidade turca. As fotografias da reconstituição da batalha de Gallipoli foram publicadas pelo semanário de centro esquerda Falter e abalaram a classe política austríaca.

O local de culto onde decorreu a reconstituição é gerido pela União Islâmica Turca da Áustria, ligada à Direção dos Assuntos Religiosos turca (Diyanet), que qualificou a encenação de “altamente lamentável” e disse ter intervindo e pedido a demissão do responsável antes da controvérsia nos media.

Além do encerramento das mesquitas, o Governo austríaco vai também expulsar imãs que recebem financiamento exterior – supostamente da Turquia – para difundir ideias extremistas e doutrinal menores de idade.

Numa conferência de imprensa em Viena, no chanceler afirmou que “as sociedades paralelas, o islão político e o extremismo não tem cabimento na Áustria“.

Segundo o Jornal de Notícias, Kurz dissolveu também um grupo chamado Comunidade Religiosa Árabe que administra seis mesquitas.

Estas ações baseiam-se numa lei de 2015 que impede que comunidades religiosas obtenham financiamento do exterior. Herbert Kickl, ministro do Interior, afirmou que as autorizações de residência de dezenas de imãs empregados pela entidade que supervisiona as mesquitas turcas na Áustria estão a ser revistas.

60 imãs ligados à Turquia e as suas famílias podem ainda vir a ser expulsos, podendo chegar a um total de 150 pessoas.

Já no que diz respeito às mesquitas encerradas pesa a acusação de difusão de ideias ultranacionalistas turcas, ligadas a uma leitura mais conservadora dos princípios islâmicos.

O vice-chanceler e ultranacionalista Heinz-Christian Strache assegura que existe “liberdade religiosa” na Áustria, mas que “é importante que esse princípio não seja utilizado para o doutrinamento político“.

Na Áustria vivem cerca de meio milhão de muçulmanos, representando 6% da população de um país de maioria católica. A maior parte dos muçulmanos são de origem turca e bósnia.

ZAP // Lusa

10 Comments

  1. Nunca é tarde para se corrigir erros,embora entenda que é sempre minha preocupação a situação dos migrantes.Nesta Europa vai sendo altura de “pôr os pontos nos iiis” em relação a algumas decisões de Bruxelas para que os europeus num futuro próximo não tenham que ser ainda mais inflexíveis.Estou de acordo que,definitivamente,não seja autorizado qualquer assento(construção) de mesquitas e outras igrejas em solo europeu,mais que não seja para evitar males maiores.Em terra de muçulmanos não é permitida a construção de igrejas católicas,logo,é compreensível que por cá se hostilize o mesmo do lado da religião maometana,e PONTO FINAL!!!

    • Concordo. A Áustria está literalmente a fazer uma real cagada. Força Áustria! Espreme-te bem para sair um cagalhão espectacular!

  2. Enquanto isso este teatral beijoqueiro que nos preside, que é um manhoso do pior foi dar a medalha da liberdade ao imã de Lisboa o tal que deu uma sova na mulher de todo o tamanho!

    Quando é que este povo se levanta?!

    • Quando for preciso ir buscar a bejeca e os tremoços!
      Tirando isso não vale a pena. A esmagadora maioria não quer ter trabalho, nem fazer sacrifícios para deixar um País em condições às gerações vindouras. Nem nesta nem noutra situação!

    • “Quando é que este povo se levanta?!”

      Só se for para arrear forte e feito em ti para ver se ganhas juízo nessa tua cabeça oca.

      • Tu é que tens o 2 cérebro a funcionar invés do 1 – O islão é uma ideologia de guerra e eles só se portam bem quando estão em minoria e incapazes de nos atacar. A Áustria está a fazer tardiamente o que toda a Europa devia fazer, correr com eles não por racismo, não sou racista! Mas por intolerância religiosa e por em nome da liberdade da religião deles que é uma forma de ditadura em que a malta pensa como os lideres mandam ou estão lixados, eles querem impor-nos a religião e as leis deles. Vai lá para a terra deles tentar fazer o mesmo que já deixas de chatear!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.