/

Áustria defende exclusão da Grécia do espaço Schengen

2

joshzakary / Flickr

-

Refugiados sírios numa estação de comboio de Viena, Áustria, a caminho da Alemanha

A Grécia deve sair temporariamente do Espaço Schengen se não melhorar o controlo das fronteiras externas da Europa, defendeu a ministra do Interior da Áustria em entrevista ao jornal alemão Die Welt.

“Se o Governo de Atenas não fizer mais para assegurar as fronteiras externas da União Europeia, então tem que se discutir abertamente a exclusão temporária da Grécia do Espaço Schengen», disse a ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner.

“Quando um Estado do Espaço Schengen não cumpre de forma duradoura as suas obrigações e só aceita ajuda a contragosto, então não é proibido pensar em extremos destes”, completou a ministra, em declarações ao jornal alemão “Die Welt”.

Segundo Mikl-Leitner, “é um mito a ideia de que a fronteira Grécia-Turquia não pode ser controlada”.

A paciência de muitos europeus chegou ao limite. Falamos muito, agora temos que agir. Trata-se de proteger a estabilidade, a ordem e a segurança na Europa”, insistiu.

Estas declarações surgem no fim de uma semana marcada pela reacção à divulgação de um relatório que sugeria que a medida poderia incentivar as autoridades gregas a proteger mais eficazmente as suas fronteiras.

Os países europeus acusam a Grécia, que passa por uma profunda crise económica, de não fazer o suficiente para proteger as suas fronteiras, principal porta de entrada de migrantes na UE.

Em dezembro, no entanto, a União Europeia descartou a hipótese de afastar a Grécia provisoriamente do espaço Schengen de livre circulação, uma possibilidade especulada por alguns meios de comunicação.

ZAP

2 Comments

    • Sem dúvida… Devia ser a Alemanha a ser excluída do espaço Schengen.
      Angela Merkel foi extremamente irresponsável e agora a situação está progressivamente a ficar fora de controlo.

      Este apelo de uma rapariga alemã de 16 anos sobre a questão dos migrantes foi censurado pelo Facebook mas merece que se torne viral: https://youtu.be/uGfP8CyJAhg

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.