Austrália processa Facebook por partilha de dados pessoais de 300 mil utilizadores

A Austrália está a processar o Facebook por violar a privacidade de mais de 300 mil australianos, alegando que a tecnológica cometeu interferências graves e repetidas violando a lei de privacidade australiana.

Segundo avançou o Diário de Notícias, em causa está o facto de os dados do Facebook terem sido partilhados pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica com a aplicação “This is Your Digital Life” com o intuito de criar perfis políticos, embora essa nunca tenha sido a intenção original da recolha de dados.

Entre as informações estão, entre outros, os nomes das pessoas, as datas de nascimento, os endereços eletrónicos, a localização e as mensagens. “As configurações padrão do Facebook facilitaram a divulgação de informações pessoais, incluindo informações confidenciais, em detrimento da privacidade”, disse a a comissária australiana de informações, Angelene Falk, citada pelo Guardian.

O Facebook já havia confirmado que 311.127 australianos tinham tido os seus dados partilhados com a aplicação. Contudo, os documentos do tribunal revelam que apenas 53 pessoas na Austrália instalaram o aplicativo.

Em 2018, Guardian e o Observer revelaram que a Cambridge Analytica trabalhou com a equipa eleitoral de Donald Trump e com a campanha “Leave” no referendo do Brexit, utilizando os dados ​​para criar um programa para influenciar os eleitores. O Facebook descobriu que as informações foram usadas por terceiros no final de 2015, mas não informou as pessoas atingidas.

Cada violação de privacidade leva a uma multa que vai até aos 1,7 milhões de dólares. Agora, a Austrália exige que o Facebook “pague multas civis pecuniárias” tendo em conta a Lei de Privacidade australiana.

Documentos do tribunal indicam que a Cambridge Analytica confirmou por escrito, em janeiro de 2016, que todas as informações pessoais dos utilizadores da plataforma obtidas através da aplicação foram excluídas, mas não tomou medidas independentes para garantir que os dados fossem excluídos ou destruídos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.