Austrália nega visto a Chris Brown por “histórico de violência doméstica”

O cantor norte-americano Chris Brown teve o visto temporariamente negado para atuar na Austrália por causa do seu “histórico de violência doméstica”.

Os bilhetes para a atuação do artista em dezembro iam começar a ser vendidos já esta segunda-feira.

Em 2009, Chris Brown declarou-se culpado de agredir a cantora Rihanna, com quem namorava na altura. Desde então, já esteve na Austrália duas vezes, mas desta vez o governo do país estava a sofrer pressão para impedir a sua entrada.

O ministro da Imigração do país, Peter Dutton, afirmou que o departamento de imigração da Austrália emitiu um “aviso de intenção de considerar a recusa” do visto, o que na prática constitui uma recusa à concessão do documento.

O cantor tem 29 dias para apresentar a sua defesa e justificar as razões para receber o visto, sendo a decisão tomada posteriormente , informou o governo australiano.

A ministra para as Mulheres da Austrália, Michaelia Cash –  que até recentemente atuava como ministra-assistente para a Imigração -, foi uma das que pediu a Dutton para tomar uma posição sobre o assunto.

“As pessoas precisam compreender que, ao cometerem violência doméstica, ao viajar pelo mundo haverá países que lhes vão dizer: ‘Você não é bem-vindo porque não é o tipo de pessoa que queremos na Austrália'”, afirmou a ministra.

A decisão sobre a concessão do visto a Chris Brown ocorre na sequência de outra deliberação do governo, no início do ano, de recusar emitir o documento ao campeão de boxe Floyd Mayweather por motivos semelhantes.

Na altura, Mayweather tinha sido contratado para participar de jantares e de eventos em casas noturnas nas cidades de Sydney e Melbourne.

A vizinha Nova Zelândia também já anunciou que Chris Brown não é bem-vindo no país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …