Austrália nega visto a Chris Brown por “histórico de violência doméstica”

O cantor norte-americano Chris Brown teve o visto temporariamente negado para atuar na Austrália por causa do seu “histórico de violência doméstica”.

Os bilhetes para a atuação do artista em dezembro iam começar a ser vendidos já esta segunda-feira.

Em 2009, Chris Brown declarou-se culpado de agredir a cantora Rihanna, com quem namorava na altura. Desde então, já esteve na Austrália duas vezes, mas desta vez o governo do país estava a sofrer pressão para impedir a sua entrada.

O ministro da Imigração do país, Peter Dutton, afirmou que o departamento de imigração da Austrália emitiu um “aviso de intenção de considerar a recusa” do visto, o que na prática constitui uma recusa à concessão do documento.

O cantor tem 29 dias para apresentar a sua defesa e justificar as razões para receber o visto, sendo a decisão tomada posteriormente , informou o governo australiano.

A ministra para as Mulheres da Austrália, Michaelia Cash –  que até recentemente atuava como ministra-assistente para a Imigração -, foi uma das que pediu a Dutton para tomar uma posição sobre o assunto.

“As pessoas precisam compreender que, ao cometerem violência doméstica, ao viajar pelo mundo haverá países que lhes vão dizer: ‘Você não é bem-vindo porque não é o tipo de pessoa que queremos na Austrália'”, afirmou a ministra.

A decisão sobre a concessão do visto a Chris Brown ocorre na sequência de outra deliberação do governo, no início do ano, de recusar emitir o documento ao campeão de boxe Floyd Mayweather por motivos semelhantes.

Na altura, Mayweather tinha sido contratado para participar de jantares e de eventos em casas noturnas nas cidades de Sydney e Melbourne.

A vizinha Nova Zelândia também já anunciou que Chris Brown não é bem-vindo no país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …