Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema “bolha” violado

Rodrigo Antunes / Lusa

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o sistema “bolha”. 

Em declarações ao Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quarta-feira, os presidentes de associações de diretores escolares Manuel Pereira (ANDE) e Filinto Lima (ANDAEP) explicam que como há poucos alunos a escolher esta disciplina opcional e como o Ministério da Educação só atribui professores a turmas com pelo menos dez alunos inscritos, as escolas estão a juntar alunos de várias turmas para as aulas em questão.

Apesar de contrariar as indicações do Ministério da Educação, que recomendou a criação de turmas isoladas, as chamadas “turmas bolha”, os responsáveis dizem que os encarregados de educação não se queixaram porque “confiam nas escolas”.

Filinto Lima diz ainda que as escolas se tem esforçado para fazer com que esta disciplina seja lecionada em salas maiores, garantindo um maior distanciamento entre os alunos.

Ao Jornal de Notícias, fonte oficial do Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues justificou: “A dimensão das turmas que resultam da junção é, na generalidade dos casos, menor do que nas restantes turmas (….) Além disso, também tem havido o cuidado de dar a aula no início ou no final do dia, para evitar “furos”.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Em algumas disciplinas de língua estrangeira isso também acontece, pois juntam alunos de várias turmas. Quanto à famosa bolha ela desaparece nos espaços sociais da escola durante os intervalos e à entrada e saída das escolas. Mais um simulacro, mais uma ficção que se pretende que passe por realidade.

  2. Educação Moral e Religiosa deve ser dada pelas respectivas igrejas – chamemos-lhe assim – dos muitos credos que andam por aí. Que se amanhem! Agora, o Estado Português que, na sua Constituição, diz ser laico, pagar a professores, muitas vezes de idoneidade duvidosa, para darem aulas de religião… francamente… é de imbecis. Ponham as mãos na consciência e lembrem-se de que há portugueses que nada têm e precisam de ajuda… e são centenas de milhar. Não brinquem com o dinheiro dos nossos impostos!

    • De acordo a 100% – em Portugal já existem 832 confissões religiosas legalizadas (0 que considero um absurdo), por conseguinte, eles que se ocupem da religião! Infelizmente tem existido verbas para pagar aos professores de religião e moral, no entanto para a Educação para a CIDADANIA, tem sido uma lástima! A Educação/Formação para a Cidadania tem que ser obrigatória e não opcional (…) infelizmente o obscurantismo/ignorância interessa a muita gente!

  3. De acordo a 100% – em Portugal já existem 832 confissões religiosas legalizadas (0 que considero um absurdo), por conseguinte, eles que se ocupem da religião! Infelizmente tem existido verbas para pagar aos professores de religião e moral, no entanto para a Educação para a CIDADANIA, tem sido uma lástima! A Educação/Formação para a Cidadania tem que ser obrigatória e não opcional (…) infelizmente o obscurantismo/ignorância interessa a muita gente!

  4. O burros… Todas as escolas devem ter cidadania e moral e educacao…. senao estao formar homens e mulheres sem valores e sem moral… nao sabem e nao querem ver ETICA, respeito pelo proximo, respeito por si proprio…so veem ambicao, dinheiro, carreira, seu bem estar… resto ‘e lixo….

    ‘e isso que querem… querem olhar ainda mais para seu umbigo….

RESPONDER

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …