A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e do passageiro, anunciou a companhia esta quarta-feira.
Com a nova funcionalidade, de acordo com a AFP, o motorista e o passageiro podem ativar a gravação da conversa entre ambos pressionando um botão na aplicação. Quando a viagem chega ao fim, é perguntado aos utilizadores se tudo ocorreu bem. Caso necessário, pode partilhar informação sobre um incidente e transmitir o arquivo de áudio à Uber.
A gravação será encriptada e armazenada no telefone do motorista ou do passageiro. No entanto, não poderá ser ouvida porque somente a Uber terá a chave para decifrá-la. Esta operação permite, segundo a companhia, fazer com que os motoristas e os passageiros sejam mais responsáveis.
A opção proposta no Brasil e no México respeita a legislação desses países, disse ainda a companhia. Em alguns locais, como o Chile, o projeto-piloto já está em andamento. Recentes, casos de roubos e sequestros de motoristas e passageiros em várias cidades do Brasil têm pressionado as empresas do setor a reduzirem os riscos relacionados ao serviço.
“A habilidade de gravar áudio é uma das coisas mais importantes anunciadas. A gravação pode ajudar-nos a dar mais clareza sobre o que aconteceu de errado durante uma viagem”, disse Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber.
A Uber também pretende recolher comentários dos utilizadores sobre este projeto piloto para eventualmente modificar a opção antes de oferecê-la noutros países. Este projeto piloto pode eventualmente estender-se a outros países, embora a Uber enfatize que ainda não pode fornecer um cronograma detalhado.