Audi vai enviar um rover para a Lua em 2017

Mission to the Moon / Audi

O rover Audi Lunar Quattro

A Audi e a equipa de engenheiros aeroespaciais Part-Time Scientists desenvolveram o Audi Lunar Quattro, um veículo que deverá pisar a superfície lunar no final de 2017 e transmitir vídeos e imagens de alta definição para a Terra.

O projeto surgiu no âmbito do Google Lunar XPRIZE, uma competição para engenheiros e empresários que premeia novos projetos que visam a exploração espacial robotizada.

“A ideia de uma missão financiada para ir à Lua de forma privada é fascinante”, afirmou Luca de Meo, responsável pela divisão de Vendas e Marketing da Audi.

Os especialistas começaram a trabalhar no Audi Lunar Quattro em 2015, e conseguiram reduzir o peso do veículo para apenas 30 kg, menos oito quilos do que a versão inicial, graças à utilização de materiais leves, criados com a ajuda de uma impressora 3D.

Também foram realizados testes sofisticados para simular as condições extremas que serão encontradas na superfície lunar e examinar a adequação dos componentes do rover.

Segundo os engenheiros, os atributos mais importantes do veículo para viajar sobre a superfície irregular da Lua são as suas características off-road e sua capacidade de navegar de forma confiável.

O Audi Lunar Quattro, feito em alumínio, conta com baterias de iões de lítio alimentadas por painéis solares e quatro motores elétricos que lhe permitem atingir os 3,6 km/h.

A Audi pretende enviar para a Lua dois exemplares do Audi Lunar Quattro, cada um equipado com quatro câmaras.

Os rovers estarão acoplados ao módulo ALINA, criado pela Part-Time Scientists, que vai ser transportado pelo foguetão Falcon 9 criado pela Spaceflight Inc e deverá aterrar perto do local da aterragem da Apollo 17, em 1972.

“A colaboração com a ‘Part-Time Scientists’ é bastante enriquecedora para nós. Estamos a derrubar novas barreiras tecnológicas e podemos aprender muito sobre o comportamento dos componentes automóveis em condições extremas”, afirmou Michael Schoffmann, coordenador do projeto.

A agência espacial NASA, a agência espacial europeia (ESA) e a Wikipedia são alguns dos parceiros do projeto, devido ao seu interesse científico na missão.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …