Audi vai enviar um rover para a Lua em 2017

Mission to the Moon / Audi

O rover Audi Lunar Quattro

A Audi e a equipa de engenheiros aeroespaciais Part-Time Scientists desenvolveram o Audi Lunar Quattro, um veículo que deverá pisar a superfície lunar no final de 2017 e transmitir vídeos e imagens de alta definição para a Terra.

O projeto surgiu no âmbito do Google Lunar XPRIZE, uma competição para engenheiros e empresários que premeia novos projetos que visam a exploração espacial robotizada.

“A ideia de uma missão financiada para ir à Lua de forma privada é fascinante”, afirmou Luca de Meo, responsável pela divisão de Vendas e Marketing da Audi.

Os especialistas começaram a trabalhar no Audi Lunar Quattro em 2015, e conseguiram reduzir o peso do veículo para apenas 30 kg, menos oito quilos do que a versão inicial, graças à utilização de materiais leves, criados com a ajuda de uma impressora 3D.

Também foram realizados testes sofisticados para simular as condições extremas que serão encontradas na superfície lunar e examinar a adequação dos componentes do rover.

Segundo os engenheiros, os atributos mais importantes do veículo para viajar sobre a superfície irregular da Lua são as suas características off-road e sua capacidade de navegar de forma confiável.

O Audi Lunar Quattro, feito em alumínio, conta com baterias de iões de lítio alimentadas por painéis solares e quatro motores elétricos que lhe permitem atingir os 3,6 km/h.

A Audi pretende enviar para a Lua dois exemplares do Audi Lunar Quattro, cada um equipado com quatro câmaras.

Os rovers estarão acoplados ao módulo ALINA, criado pela Part-Time Scientists, que vai ser transportado pelo foguetão Falcon 9 criado pela Spaceflight Inc e deverá aterrar perto do local da aterragem da Apollo 17, em 1972.

“A colaboração com a ‘Part-Time Scientists’ é bastante enriquecedora para nós. Estamos a derrubar novas barreiras tecnológicas e podemos aprender muito sobre o comportamento dos componentes automóveis em condições extremas”, afirmou Michael Schoffmann, coordenador do projeto.

A agência espacial NASA, a agência espacial europeia (ESA) e a Wikipedia são alguns dos parceiros do projeto, devido ao seu interesse científico na missão.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …