/

Audi vai enviar um rover para a Lua em 2017

Mission to the Moon / Audi

O rover Audi Lunar Quattro

A Audi e a equipa de engenheiros aeroespaciais Part-Time Scientists desenvolveram o Audi Lunar Quattro, um veículo que deverá pisar a superfície lunar no final de 2017 e transmitir vídeos e imagens de alta definição para a Terra.

O projeto surgiu no âmbito do Google Lunar XPRIZE, uma competição para engenheiros e empresários que premeia novos projetos que visam a exploração espacial robotizada.

“A ideia de uma missão financiada para ir à Lua de forma privada é fascinante”, afirmou Luca de Meo, responsável pela divisão de Vendas e Marketing da Audi.

Os especialistas começaram a trabalhar no Audi Lunar Quattro em 2015, e conseguiram reduzir o peso do veículo para apenas 30 kg, menos oito quilos do que a versão inicial, graças à utilização de materiais leves, criados com a ajuda de uma impressora 3D.

Também foram realizados testes sofisticados para simular as condições extremas que serão encontradas na superfície lunar e examinar a adequação dos componentes do rover.

Segundo os engenheiros, os atributos mais importantes do veículo para viajar sobre a superfície irregular da Lua são as suas características off-road e sua capacidade de navegar de forma confiável.

O Audi Lunar Quattro, feito em alumínio, conta com baterias de iões de lítio alimentadas por painéis solares e quatro motores elétricos que lhe permitem atingir os 3,6 km/h.

A Audi pretende enviar para a Lua dois exemplares do Audi Lunar Quattro, cada um equipado com quatro câmaras.

Os rovers estarão acoplados ao módulo ALINA, criado pela Part-Time Scientists, que vai ser transportado pelo foguetão Falcon 9 criado pela Spaceflight Inc e deverá aterrar perto do local da aterragem da Apollo 17, em 1972.

“A colaboração com a ‘Part-Time Scientists’ é bastante enriquecedora para nós. Estamos a derrubar novas barreiras tecnológicas e podemos aprender muito sobre o comportamento dos componentes automóveis em condições extremas”, afirmou Michael Schoffmann, coordenador do projeto.

A agência espacial NASA, a agência espacial europeia (ESA) e a Wikipedia são alguns dos parceiros do projeto, devido ao seu interesse científico na missão.

BZR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.