Atomik. Nova vodka usa centeio e água da zona de exclusão de Chernobyl

Diana Markosian / wikimedia

Sinal de aviso de radioactividade em Pripyat, cidade próxima da Central Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que foi abandonada após o desastre em Abril de 1986

Chama-se “Atomik” (atómico) e o nome ganha sentido quando se explica a origem desta (por enquanto única) garrafa de vodca: a bebida foi produzida com grãos de centeio e água provenientes da zona de exclusão de Chernobyl.

Esta vodca artesanal resulta de um projeto de investigação conduzido por cientistas das Universidades de Portsmouth (Reino Unido) e da Ucrânia e é o primeiro produto de consumo oriundo desta área, conhecida pelas piores razões, após o acidente nuclear em 1986, noticiou o Expresso na quinta-feira.

Do ponto de vista científico, a intenção era avaliar o processo de contaminação e transferência da radioatidade nos solos de uma forma geral, para perceber se seria seguro usar para o cultivo parte das terras abandonadas.

Embora a matéria-prima possa não inspirar confiança, de acordo com o professor Jim Smith, que liderou a equipa de trabalho, “a bebida não é mais radioativa do que qualquer outra vodca”.

“Qualquer químico lhe dirá, perante uma destilação, que as impurezas permanecerão nos restos que são descartados”, explicou à BBC. A bebida já foi submetida a análise, não tendo sido encontrados sinais de radioatividade, acrescentou.

A confiança dos cientistas neste “Atomik” é tão grande que esperam transformá-lo num negócio, cujos lucros revertam para ajudar as comunidades na Ucrânia ainda afetadas pelo impacto económico do acidente nuclear.

Se tudo correr como o previsto, ainda este ano serão colocadas à venda 500 garrafas da bebida, numa primeira fase apenas em Chernobyl, a pensar no crescente número de turistas que visitam a zona de exclusão.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …