Atomik. Nova vodka usa centeio e água da zona de exclusão de Chernobyl

Diana Markosian / wikimedia

Sinal de aviso de radioactividade em Pripyat, cidade próxima da Central Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que foi abandonada após o desastre em Abril de 1986

Chama-se “Atomik” (atómico) e o nome ganha sentido quando se explica a origem desta (por enquanto única) garrafa de vodca: a bebida foi produzida com grãos de centeio e água provenientes da zona de exclusão de Chernobyl.

Esta vodca artesanal resulta de um projeto de investigação conduzido por cientistas das Universidades de Portsmouth (Reino Unido) e da Ucrânia e é o primeiro produto de consumo oriundo desta área, conhecida pelas piores razões, após o acidente nuclear em 1986, noticiou o Expresso na quinta-feira.

Do ponto de vista científico, a intenção era avaliar o processo de contaminação e transferência da radioatidade nos solos de uma forma geral, para perceber se seria seguro usar para o cultivo parte das terras abandonadas.

Embora a matéria-prima possa não inspirar confiança, de acordo com o professor Jim Smith, que liderou a equipa de trabalho, “a bebida não é mais radioativa do que qualquer outra vodca”.

“Qualquer químico lhe dirá, perante uma destilação, que as impurezas permanecerão nos restos que são descartados”, explicou à BBC. A bebida já foi submetida a análise, não tendo sido encontrados sinais de radioatividade, acrescentou.

A confiança dos cientistas neste “Atomik” é tão grande que esperam transformá-lo num negócio, cujos lucros revertam para ajudar as comunidades na Ucrânia ainda afetadas pelo impacto económico do acidente nuclear.

Se tudo correr como o previsto, ainda este ano serão colocadas à venda 500 garrafas da bebida, numa primeira fase apenas em Chernobyl, a pensar no crescente número de turistas que visitam a zona de exclusão.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …