Ativista ambiental foi “silenciado” pelo Twitter (e acusa a rede social de censura)

No dia 12 de setembro, o ativista ambiental Nyombi Morris viu a sua conta no Twitter ser bloqueada. O jovem acredita que a suspensão do perfil tem motivos políticos por trás, mas a rede social nega.

Nas últimas décadas, o Uganda tem perdido uma das suas maiores riquezas: as florestas. Nyombi Morris, de 22 anos, compareceu num programa de televisão para abordar este tema em setembro, apresentando uma campanha de preservação da floresta Bugoma.

Partes desta floresta foram arrendadas ao fabricante de açúcar Hoima Sugar pelo Reino de Bunyoro-Kitara, em 2016. A Autoridade Florestal Nacional (NFA) processou o reino e a empresa, alegando que a Hoima Sugar não tinha o direito de destruir a floresta. No ano passado, o Tribunal Superior do Uganda decidiu contra a NFA e a Autoridade Nacional de Gestão Ambiental aprovou o uso da terra para plantações de açúcar já em 2020.

Depois de ver a sua conta no Twitter bloqueada, o jovem defende que esta suspensão por parte da rede social está relacionada com o Governo e as indústrias que apoiam a desflorestação.

“O Twitter não dirá o motivo do bloqueio da conta, mas os grupos ambientalistas estão preocupados que esta ação seja parte de uma tendência mais ampla do poderoso sistema de moderação do Twitter de silenciar os ativistas climáticos“, afirmou Nyombi Morris, citado pelo The Verge.

O jovem só recuperou a sua conta no dia 30 de setembro, já depois da publicação do artigo do The Verge. “Não somos sustentados pelos nossos meios. Só as redes sociais nos podem apoiar. Mas se mesmo nas redes sociais formos silenciados, para onde iremos?”, questionou Morris.

Ser ativista climático está a tornar-se um crime. Eles estão prontos para nos prender se sairmos para a rua”, acrescentou.

O Twitter argumentou que as contas suspensas “caíram” num filtro de spam, tendo sido restauradas mais tarde. Nesse sentido, afastaram as suspeitas de que essa ação se devia a pressões de poderosos grupos ligados à desflorestação de florestas.

O Fridays for Future, um movimento cuja cara é a jovem Greta Thunberg, publicou um tweet no final de setembro para alertar sobre o bloqueio de contas de ativistas nas redes sociais.

Isto é inaceitável. Ter uma plataforma para falar sobre a crise climática é fundamental, especialmente para as pessoas e áreas mais afetadas pelas mudanças climáticas.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …