Ativista ambiental foi “silenciado” pelo Twitter (e acusa a rede social de censura)

No dia 12 de setembro, o ativista ambiental Nyombi Morris viu a sua conta no Twitter ser bloqueada. O jovem acredita que a suspensão do perfil tem motivos políticos por trás, mas a rede social nega.

Nas últimas décadas, o Uganda tem perdido uma das suas maiores riquezas: as florestas. Nyombi Morris, de 22 anos, compareceu num programa de televisão para abordar este tema em setembro, apresentando uma campanha de preservação da floresta Bugoma.

Partes desta floresta foram arrendadas ao fabricante de açúcar Hoima Sugar pelo Reino de Bunyoro-Kitara, em 2016. A Autoridade Florestal Nacional (NFA) processou o reino e a empresa, alegando que a Hoima Sugar não tinha o direito de destruir a floresta. No ano passado, o Tribunal Superior do Uganda decidiu contra a NFA e a Autoridade Nacional de Gestão Ambiental aprovou o uso da terra para plantações de açúcar já em 2020.

Depois de ver a sua conta no Twitter bloqueada, o jovem defende que esta suspensão por parte da rede social está relacionada com o Governo e as indústrias que apoiam a desflorestação.

“O Twitter não dirá o motivo do bloqueio da conta, mas os grupos ambientalistas estão preocupados que esta ação seja parte de uma tendência mais ampla do poderoso sistema de moderação do Twitter de silenciar os ativistas climáticos“, afirmou Nyombi Morris, citado pelo The Verge.

O jovem só recuperou a sua conta no dia 30 de setembro, já depois da publicação do artigo do The Verge. “Não somos sustentados pelos nossos meios. Só as redes sociais nos podem apoiar. Mas se mesmo nas redes sociais formos silenciados, para onde iremos?”, questionou Morris.

Ser ativista climático está a tornar-se um crime. Eles estão prontos para nos prender se sairmos para a rua”, acrescentou.

O Twitter argumentou que as contas suspensas “caíram” num filtro de spam, tendo sido restauradas mais tarde. Nesse sentido, afastaram as suspeitas de que essa ação se devia a pressões de poderosos grupos ligados à desflorestação de florestas.

O Fridays for Future, um movimento cuja cara é a jovem Greta Thunberg, publicou um tweet no final de setembro para alertar sobre o bloqueio de contas de ativistas nas redes sociais.

Isto é inaceitável. Ter uma plataforma para falar sobre a crise climática é fundamental, especialmente para as pessoas e áreas mais afetadas pelas mudanças climáticas.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …