/

Atividade vulcânica ajudou a desencadear alterações climáticas no Triássico

Cientistas descobriram que as erupções vulcânicas tiveram um papel importante no desencadeamento das alterações climáticas extremas no final do Triássico.

De acordo com o jornal The Guardian, cientistas dizem ter descoberto bolhas de dióxido de carbono presas em rochas vulcânicas que datam do final do Triássico, o que apoia a teoria de que esta atividade contribuiu para o clima de estufa que se acredita estar por detrás da extinção em massa.

O novo estudo, publicado na revista científica Nature Communications, mostra que o dióxido de carbono libertado diretamente pela atividade vulcânica teria tido uma grande contribuição para as devastadoras alterações climáticas deste período.

A equipa conseguiu calcular a concentração de dióxido de carbono que estaria presente no magma das erupções vulcânicas, revelando que teriam sido libertados até 100 mil gigatoneladas de dióxido de carbono.

Os investigadores dizem ainda que a quantidade de emissões de carbono libertadas num único pulso de erupções — o que resultaria em cerca de 100 mil km3 de lava a ser lançada ao longo de 500 anos — está em pé de igualdade com o total que se espera vir a ser produzido pela atividade humana ao longo do século XXI.

Segundo a equipa responsável pela investigação, este é um aviso preocupante. “Isto sugere que as alterações climáticas e ambientais no fim do Triássico, impulsionadas pelas emissões de CO2, podem ter sido semelhantes às previstas para o futuro próximo“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.