Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão.

Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em conta, principalmente se disserem respeito à visão.

Segundo o Science Daily, um estudo, divulgado recentemente pela Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, garante que encontrou provas concretas que evidenciam que a atividade física atrasa a perda de visão, podendo até mesmo preveni-la.

O artigo científico, publicado na IOVS, explica que a investigação se debruçou na degeneração macular, uma doença que ocorre numa parte da retina chamada mácula e que leva à perda progressiva da visão central, muitas vezes associada à idade.

Os cientistas envolvidos no estudo concluíram que o exercício físico reduziu o crescimento de vasos sanguíneos prejudiciais nos olhos de ratos de laboratório em até 45%. Estes vasos sanguíneos são muitas vezes responsáveis pela degenerescência macular.

Esta terá sido a primeira vez, em laboratório, que esta condição foi contrariada. Os cientistas levantam a hipótese de que o aumento do fluxo sanguíneo para os olhos, durante o exercício, pode ser um dos muitos fatores que ajudam a impedir o crescimento excessivo de vasos sanguíneos.

“Há muito tempo se questiona se a manutenção de um estilo de vida saudável pode atrasar ou impedir o desenvolvimento de degeneração macular. O modo como essa pergunta foi historicamente respondida foi fazendo pesquisas com pessoas, perguntando o que comiam e quanto se exercitavam”, disse o cientista Bradley Gelfand.

“O problema é que as pessoas são más a reportar-se”, o que pode levar a conclusões baseadas em más informações. Desta vez, “este estudo oferece evidências concretas de laboratório”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.