Atiradora Branca de Neve foi morta a tiro

Uma atiradora do exército russo, conhecida como Branca de Neve, foi morta por um atirador do exército ucraniano, na Ucrânia Oriental.

Anastasia Slobodyanyuk, de 26 anos, era conhecida pela “excecional coragem” nas batalhas que travava na Ucrânia Oriental.

Foi depois de ter visto a morte de uma criança de cinco anos, num cerco em Slavyansk, na Rússia, em 2014, que a “Branca de Neve” se decidiu juntar ao Exército russo, avança o Correio da Manhã.

“Quando viu a fotografia da menina com lacinhos na cabeça, um vestido branco e com uma boneca no caixão, ela soube que não podia ficar em casa sem fazer nada durante mais tempo. Ela não se perdoaria. Ela costumava dizer que o inaceitável não pode ser aceite. Se não parares o mal, tornas-te nele”, conta um amigo, recordando Anastasia.

A soldado conhecida como “Branca de Neve” já tinha estado na batalha do aeroporto de Donetsk, na Ucrânia. Foi também nessa altura que foi elogiada pela sua valentia e o “ódio pela cobardia”.

Gennady Dubovoy, um colega do exército russo, confidenciou: “Eu vi como esta rapariga combateu no aeroporto de Donetsk, e eu sabia que ela conseguia tornar-se numa grande guerreira.

O namorado de Anastasia era um líder rebelde chamado Mikhail Givi Tolstykh, que foi morto em Fevereiro deste ano, por um foguete lança-chamas POR-A Shmel. Givi chegou até a estar na ‘lista negra’ da União Europeia.

A forma como um soldado ucraniano deu a notícia da morte da Branca de Neve no twitter tem também levantado críticas: “Hoje, em Donbass, no distrito de Spartak, um atirador nosso abateu a Branca de Neve, porca, assassina, sádica. Givi voltou a ter nos braços o seu amorzinho”.

Antes de morrer, a soldado terá dito que se estivesse viva amanhã, queria “ter um filho e torná-lo num homem de verdade – um soldado russo que protege os vulneráveis e que não se esconde nos arbustos como a maioria dos homens da Rússia”, terá dito a ‘Branca de Neve’ antes de morrer.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • O que será? Os Russos têm a mania que são os senhores do leste e há prai uma moda nos média estrangeiros de defender ideias Marxistas (não me estou a referir ao ZAP que só está a relatar a noticia).

      • Não percebi nada!…
        Principalmente isso das “ideias Marxistas”, que não consigo perceber onde se enquadram nesta noticia ou no conflito Rússia/Ucrânia!

        • A Russia tem um histórico comunista e está na moda os media de países como os EUA defender tudo o que é esquerda incluindo extrema esquerda como os Antifa (que são anarco-comunistas) e ideias comunistas da linha Marxista.

          • Que confusão que para ai vai…”Está na moda os média dos EUA defender tudo o que é de esquerda” Ha por ai algum exemplo dessa suposta evidência? E por outro lado, onde se podem ver ou sentir essas “ideais Marxistas” no actual governo Russo?

          • Que grande confusão para aí vai!…
            Não sei que media dos EUA (etc) são esses, mas onde é que a Rússia (Estado Russo) tem “ideias comunistas”?!
            Mas, tendo em conta que o Putin é o homem mais rico do mundo, eu diria que “ideias comunistas” é a ultima coisa que lhe vai na cabeça…

RESPONDER

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …